4 maneiras de usar plantas na decoração do apartamento

04 fevereiro 2022

Mulher regando suas plantas

As plantas na decoração do apartamento trazem um clima agradável e dão vida a qualquer ambiente, não é mesmo? Mas engana-se quem pensa que elas podem viver bem apenas em lugares abertos ou quintais grandes. Existem espécies que se adaptam a espaços fechados e que são práticas de cuidar.

Se você quer deixar seu lar mais verde, continue a leitura deste texto. Vamos apresentar as espécies mais indicadas e dicas incríveis para colocar plantas em vários lugares da casa. Aproveite!

Melhores espécies para cultivar dentro do apartamento

As plantas, de modo geral, são sensíveis e exigem cuidados especiais para que vivam com saúde e alegrem os ambientes.

Por isso, é preciso prestar atenção nas espécies que serão escolhidas para decorar seu apartamento. Uma dica é priorizar aquelas que não precisam de sol direto ou que podem ficar completamente sem ele.

Antúrios, begônias, bromélias, lírios, suculentas, palmeira Areca, minicactos, gérberas e marantas são exemplos de plantas que se acomodam muito bem dentro de casa.

É preciso apenas caprichar na pesquisa sobre a espécie que pretende cultivar para saber dos cuidados específicos, como necessidade diária de água e exposição ao sol.

Não podemos esquecer, também, das especiarias e temperos usados na cozinha, certo? Além de dar aquele sabor fresco aos seus pratos, eles também enfeitam a casa.

Lembre-se de deixá-los na sacada ou próximos de janelas para que recebam luz indireta. Evite mantê-los perto do fogão, pois o calor excessivo pode murchar as folhas.

4 dicas para usar plantas na decoração de diferentes cômodos

Arranjos com flores e folhagens podem ser aproveitados em vários ambientes residenciais. Vale ressaltar que, além de tornar qualquer ambiente mais harmonioso, elegante e aconchegante, as plantas representam uma pausa no nosso cotidiano.

Assim, priorize colocá-las em locais em que você possa ter momentos de relaxamento, como a sala de estar, uma varanda gourmet ou até mesmo no cantinho do café.

Confira as sugestões que preparamos para você se inspirar:

1. Sala: plantas sobre móveis ou cachepôs dão charme

A sala é o lugar onde a família se reúne para ver um filme e também costuma ser utilizada para receber visitas. Por isso, a decoração desse cômodo é muito importante. Colocar um vaso com lírios ou antúrios ao lado do rack, por exemplo, faz uma diferença incrível e garante elegância ao local.

Agora, se for um cômodo mais compacto, existe a opção de manter violetas ou suculentas sobre a mesa de canto ou até penduradas em pequenos cachepôs na parede, fazendo uma composição com quadros.

A Pacová também é uma excelente opção por ser uma folha resistente, brilhante e mais grossa. Costuma resistir bem ao ar-condicionado e não precisa de muita água.

Com um formato único, a costela-de-adão vai muito bem com todos os tipos de decoração. Seu nome é pelo formato de folhas recortadas que lembram uma costela em conjunto com um coração.

Se adapta muito bem aos ambientes internos e é simples de cuidar. Sem contar que combina bastante com vasos charmosos e decorações com uma pegada mais rústica.

Escolha bem os locais

O ideal é que as plantas em um apartamento façam parte da decoração de maneira harmoniosa e não se destaquem além do necessário.

Por isso, preparar o ambiente se torna indispensável. Faça um planejamento pelos cômodos e pense, conforme a proposta da decoração, os locais vazios que se encaixam com um vaso de planta.

É essencial que os arranjos não atrapalhem a funcionalidade da casa de maneira geral. Então, ao escolher, por exemplo, uma samambaia, verifique se as pessoas ao circularem não esbarram nela.

Com bom-gosto e cuidado, se torna mais simples também fazer substituições decorativas para que a composição dos ambientes fiquem mais harmoniosas com a presença das plantas.

2. Quarto: plantas delicadas trazem aconchego

Os dormitórios também podem e devem receber sua dose de vida! Plantas pequenas como minicactos e suculentas são perfeitas para decorar prateleiras, terrários e mesas de cabeceira, deixando os quartos com o clima de conforto que merecem.

No entanto, como o ambiente pede relaxamento, se torna muito importante tomar cuidado com plantas que tenham muito cheiro e possam incomodar o ambiente quando fechado.

Além disso, quem tem rinite ou qualquer tipo de sensibilidade pode ter dificuldades de pegar no sono caso a espécie escolhida para o quarto não seja adequada.

Uma boa sugestão, nesse caso, é o Lírio-da-Paz. A planta funciona como uma espécie purificadora do ar que é excelente para um ambiente como o quarto.

Saiba que ela pode aumentar a umidade do ar em até 5%, além de ser muito bonita na composição harmoniosa da decoração.

3. Varanda: espécies que gostam de sol são as mais indicadas

Aqueles temperos que você sempre quis plantar em casa têm espaço garantido na varanda, afinal, o local recebe luz suficiente para que as mudas cresçam e se desenvolvam.

Plantas como a palmeira Areca e aloe vera também são ideais para esse ambiente, já que precisam de luz solar para viver. Se você não tem espaço para colocar um vaso no piso da varanda, pode optar pelos jardins verticais e pendurar várias espécies na superfície do teto ou da parede.

Agora vale observar também quanto de sol bate em sua varanda. Esse tipo de informação faz muita diferença na hora de escolher qual será a composição de plantas no ambiente para que elas tenham mais durabilidade.

Os cactos que estão super em alta são ótimas escolhas para ficar na varanda, pois adoram a luminosidade. Se a proposta girar em torno de montar uma rede e ter uma decoração bem aconchegante, você pode escolher diferentes tipos de cactos e montar uma composição que evidencie os contrapontos entre eles. Fica incrível!

4. Banheiro: mudas pequenas cabem em qualquer canto

Esse espaço pede ar de limpeza, não é mesmo? As plantas ajudam a trazer frescor para essa parte da casa e ficam ótimas nos banheiros sociais.

Algumas variedades de suculentas e minicactos são indicadas porque se encaixam em qualquer cantinho. Também é importante priorizar espécies que gostem de água, visto que banheiros e lavabos tendem a ser mais úmidos que outros ambientes.

A babosa que tem um gel muito hidratante é uma outra sugestão de planta que se adapta muito bem ao banheiro.

Ela não precisa de muita água e convive fácil e locais sem muita luminosidade. Em uma situação como essa, o vapor da água do banho não será preciso ter muito trabalho para cuidar e seu formato traz um ar moderno ao banheiro.

Planta na entrada

Como a parte da entrada do apartamento não costuma receber muita luminosidade, você precisa ter atenção redobrada na escolha.

Além de identificar uma planta que combina com a decoração e traz um aspecto de boas-vindas no ambiente, vale ter cuidado ainda com o tamanho para que ela não atrapalhe a passagem.

Imagine só chegar do supermercado com várias compras e esbarrar em um vaso que vai espalhar terra para todos os lados.

Uma bagunça e tanto, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça, sempre calcule a quantidade de espaço disponível e pesquise com antecedência o tanto que as espécies vão crescer durante sua evolução.

Uma das principais sugestões é a Zamiaoculca que tem folhas que crescem na vertical e são muito bonitas. As cores opacas e imponentes ganham ainda mais destaque quando a planta é colocada em um vaso alto bem estruturado.

A espada-de-são-jorge é outro exemplo para a entrada do apartamento. Com a mesma proposta da Zamiaoculca, ela também cresce na vertical e traz várias tonalidades de verde.

Monte um jardim vertical em seu apartamento

Se você é um apaixonado por plantas na decoração e conhece todos os benefícios que ter um espaço verde em sua casa pode trazer, uma ideia interessante é montar um jardim vertical.

Calcule bem o espaço antes de colocar a mão na massa e procure pelas espécies que melhor se adaptam a esse tipo de cultivo.

Para agilizar seu projeto e conectá-lo com a proposta do apartamento de modo geral, coloque as ideias no papel antes de começar.

Isso ajuda a se antecipar aos possíveis imprevistos e evita desperdício de espaço. As etapas de criação costumam ser muito simples. Você pode aproveitar caixotes de madeira, paletas rústicas ou qualquer outra coisa que tenha de madeira e não estiver em uso.

Tenha ferramentas adequadas

Além do palete, também é preciso reunir tinta, pincel, manta de jardinagem, lixadeira e outras ferramentas semelhantes.

Escolher as plantas costuma ser uma das etapas mais cuidadosas na montagem do jardim personalizado. Afinal de contas, elas precisam se adaptar ao local escolhido e o plano de cuidados em longo prazo deve ser feito ainda nesta etapa.

Samambaias, capins, begônias, cactos, trepadeiras, rosa de pedra e lança-de-são-jorge são muito bonitas visualmente, fiquem harmoniosas não importa o tamanho do espaço e são práticas de cultivar.

No entanto, vale ter cuidado com situações que interferem no formato de crescimento das espécies, como o excesso de sol, de chuva, quantidade de poluição e se crianças brincam no ambiente, por exemplo.

As podas no tempo adequado são muito importantes para que os arranjos desse tipo de jardim floresçam saudáveis.

Então, monte um cronograma específico com poda de limpeza, de rejuvenescimento e contra a infestação de insetos. Assim, o cuidado com o jardim vertical pode se transformar em uma boa forma de passar tempo em família e se divertir.

Pronto! Agora você já sabe como usar as plantas na decoração do apartamento. Elas são muito bem-vindas e fazem toda a diferença na casa.

Cada cômodo pode ter sua espécie ideal e formar um conjunto lindo e cheio de vida para seu lar. O mais importante, no entanto, é ter cuidado com a escolha para manter o conforto e tornar esse hábito saudável uma forma de relaxar os pensamentos em diferentes momentos.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos na decoração da casa com plantas!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório