5 dicas para comprar seu imóvel sem precisar de muito sacrifício

23 abril 2018

Está pensando em construir o seu próprio patrimônio, mas sempre conclui que isso não cabe no seu bolso? Comprar um imóvel é um desejo de quase todos os brasileiros. E a realização desse sonho pode estar mais próxima do que você imagina. As linhas de financiamento disponíveis e os programas como o Minha Casa, Minha Vida podem ser uma ótima opção para quem quer sair do aluguel.

Por isso, reunimos no post de hoje 5 dicas para você adquirir o seu imóvel sem grandes sacrifícios. Vamos ver?

1. Analise a sua situação financeira

Comprar um imóvel exige planejamento e alguns cuidados básicos. O primeiro passo é saber qual é a sua real situação econômica. Tente fazer um diagnóstico sincero da sua saúde financeira.

Procure responder a perguntas como: quanto você consegue guardar do seu salário? Tem muitas dívidas? Há espaços para cortar coisas supérfluas do orçamento familiar, como aquela assinatura de revista que você não lê, por exemplo?

2. Escolha um imóvel que se adeque ao seu bolso

Esse passo exige bastante cuidado e pé no chão. Escolher um imóvel que caiba no seu bolso é fundamental para não sacrificar a vida financeira da sua família. É importante, por exemplo, considerar não apenas o preço do imóvel, mas também a sua localização, acessibilidade e custo de vida local.

Nesse momento, é importante também ser paciente e não fechar o negócio de forma impulsiva. Por isso, pesquise bastante e não deixe de tentar uma negociação de preços.

3. Imóvel na planta, novo ou usado?

Essa é uma decisão importante, uma vez que reflete diretamente no valor do imóvel. Um imóvel na planta, por exemplo, pode ter um custo menor. Mas você deve considerar se o tempo de entrega se ajusta às suas necessidades. As condições de financiamento para essa modalidade, no entanto, são mais flexíveis.

Imóveis novos podem representar custos adicionais para a sua finalização. Há, geralmente, gastos com armários, pisos e outros ajustes. Já imóveis usados podem necessitar de pequenas reformas em um curto espaço de tempo.

4. Vai financiar? Escolha a melhor linha de crédito para você

As taxas de juros de um financiamento de imóvel variam. Elas dependem, por exemplo, de fatores como o valor do imóvel e o perfil e a renda do comprador. Muitos bancos oferecem linhas de financiamento específicas para cada orçamento familiar.

Além disso, você também pode fazer o parcelamento da entrada diretamente com a construtora. Dessa forma, a conquista da casa própria fica ainda mais próxima.

5. Conheça o programa Minha Casa, Minha Vida

O MCMV é um programa do Governo Federal que, há alguns anos, vem permitindo a muitos brasileiros conquistar a casa própria. O programa é um facilitador de crédito para famílias com renda mais baixa.

Além disso, o Minha Casa, Minha Vida se destaca por oferecer financiamento com juros mais baixos, pelo maior tempo para o pagamento e pelos subsídios do Governo Federal. Os subsídios são incentivos financeiros oferecidos para que as pessoas comprem seus imóveis.

Como podemos ver, comprar um imóvel não é um negócio apenas para pessoas ricas. Com planejamento, pesquisa e alguns cuidados básicos, você pode adquirir uma casa ou um apartamento que se adeque ao seu orçamento. E o melhor, sem grandes sacrifícios!

E então, gostou das nossas dicas? Deixe suas dúvidas e contribuições nos comentários!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório