5 estilos de decoração que você pode usar no seu apartamento

06 maio 2022

Sala de estar de um apartamento MRV decorada

Cada vez mais encontramos imóveis menores no mercado. No entanto, o pouco espaço não impede que a decoração seja usada de forma equilibrada na hora de compor sua casa.

Com alguma pesquisa e uma boa dose de bom senso, é possível encontrar estilos de decoração que se encaixam muito bem em ambientes pequenos, de forma que fiquem charmosos e elegantes, cheios de harmonia e bom gosto.

Mas é preciso ficar atento: o excesso de móveis e objetos decorativos, bem como a mistura de estilos, podem tornar o ambiente poluído visualmente.

Que tal conferir 5 estilos de decoração e decidir você mesmo qual ficará perfeito em seu lar? Acompanhe o nosso post e descubra como eles podem dar um up no ambiente!

Quais os principais estilos de decoração que podem ser usados no apartamento?

1. Moderna

O estilo moderno conta com linhas fortes e retas, sem ornamentos e com poucos objetos decorativos. O que se percebe nesse estilo são peças de qualidade, que ganham destaque na decoração por sua funcionalidade. As cores características são, além do branco e preto, cinza e azul-escuro.

Entre os materiais mais requisitados aqui estão o aço inoxidável cromado, bem como o vidro, o couro e a madeira laqueada. A iluminação também ganha destaque no estilo moderno, que tem nas janelas e luminárias suas grandes aliadas.

2. Minimalista

A decoração minimalista se baseia na simplicidade. Aqui, "o menos é mais", inclusive nos móveis, com elementos decorativos praticamente ausentes.

O excesso não faz parte desse estilo, tendo em vista que cada móvel ou objeto tem uma função específica no ambiente.

Quanto às cores, destacam-se no estilo minimalista cores neutras, como o preto, o branco, o azul, o bege e suas variações. O branco é ideal para apartamentos pequenos, pois amplia o ambiente.

Os móveis são escolhidos tendo em vista seu objetivo maior, que é manter os espaços livres para facilitar as tarefas do dia a dia, tornando tudo mais simples e prático.

Como os espaços são mobiliados apenas com o essencial, tudo é adquirido de acordo com sua função.

Sala residencial MRV com sofá bege, almofadas coloridas, rack e TV, ao fundo sala de jantar com mesa e cadeiras

3. Casual

A decoração chic casual é um dos estilos de decoração que privilegia cores neutras, sofás pequenos, mas confortáveis, e muitas almofadas.

Móveis de madeira em tons claros também estão muito presentes nesse estilo, trazendo harmonia e leveza à decoração.

Aqui, não há limites quanto à quantidade dos objetos decorativos: a regra é usar o que quiser. Abuse das molduras e fotos de que você mais gosta e deixe o ambiente com a sua cara.

No entanto, especialmente em pequenos espaços, o bom senso é sempre a regra, então cuide para não exagerar!

4. Vintage

O estilo vintage nos remete a épocas passadas marcadas pela moda, música e, é claro, pela decoração. Para os amantes das décadas de 40 e 50, nada melhor do que trazer para sua casa alguns detalhes dele nos itens de decoração. A decoração vintage pode dar à sua casa um delicioso ar nostálgico e suave.

Para ambientes com pouco espaço, esse é o estilo ideal, pois conta com móveis mais delicados e menores. Uma boa ideia para adotar esse tipo de decoração na sua casa é colocar uma mesa antiga na sala de estar ou de jantar, acrescentando objetos decorativos e vintage, como pôsteres antigos. Mas lembre-se: sempre tenha cuidado com os excessos!

5.Clássica

Esse estilo destaca a elegância na decoração de uma casa. Alguns materiais nobres fazem parte dele, como cristais, porcelanas, bronze, entre outros.

Geralmente, os móveis são fabricados de madeira e as mais utilizadas são o carvalho, a cerejeira e a faia.

Devido ao tamanho e à suntuosidade de seus móveis, a decoração clássica é indicada para ambientes amplos ou com o pé direito alto.

Por isso, se a sua casa tem pouco espaço, reveja a ideia. Como exemplo de decoração clássica, temos sofás, poltronas e mesas com pés esculpidos e espelhos, além de candelabros com toques de dourado.

Sala de jantar com mesa de mármore, armários cinza, sala ao fundo com imagem da sacada

Como aproveitar melhor os espaços?

Para que o estilo de decoração escolhido permaneça harmonioso e cheio de personalidade sem deixar o conforto de lado, torna-se necessário aproveitar bem todos os espaços.

Cada parte do imóvel deve ser pensada de maneira inteligente para evitar sobrecargas visuais e criar uma dinâmica que tenha tudo a ver com seu estilo de vida.

Então, enquanto realiza o planejamento de decoração, faça uma avaliação de todos os pontos do imóvel para definir qual será a proposta de uso e como a decoração se encaixa como um adicional de conforto.

Leve em consideração, por exemplo, a necessidade de fazer um cantinho do café, uma área externa para refeições, um cantinho do home office, entre outros.

A seguir, confira outras dicas para aproveitar bem os espaços.

Use móveis versáteis

Os móveis versáteis são uma das principais tendências do mercado, e não é por acaso. Afinal de contas, além da possibilidade de personalização, eles ainda entregam soluções originais em diferentes ambientes, principalmente nos mais compactos. 

Na prática, essas peças são pensadas para atender a diferentes tipos de necessidades e serem transportadas facilmente de um cômodo para outro da casa. 

Além disso, na maioria das vezes, não precisam ser fixadas em paredes e, por isso, oferecem mais autonomia no momento de definir a decoração ou até mesmo reorganizar os móveis nos ambientes. 

Em alguns casos, eles também são dobráveis para facilitar o uso em ambientes compactos, como as bancadas de cozinha, que proporcionam espaço suficiente para fazer as refeições e podem ser fechadas ao final. 

Os bancos personalizados também funcionam de maneira muito interessante, inclusive nas decorações minimalistas. 

Eles podem ficar tanto no centro dos ambientes quanto ter gavetas e outros compartimentos para guardar objetos. Além disso, oferecem uma assistência aos cantos do sofá. 

Outros exemplos de móveis versáteis

Os nichos e as prateleiras são excelentes aliados por formar estantes capazes de se encaixar em diferentes tipos de ambientes.

Assim, fica mais simples não só organizar objetos, como também demarcar linhas na estratégia de decoração. Outro ponto importante é que podem ser customizados e criar uma proposta completamente exclusiva no ambiente.

As ideias vão bem desde a organização no quarto dos pequenos até a arrumação na sala de estar, com uma proposta minimalista, mas com toques de modernidade.

Agora, para quem deseja fugir do comum, uma boa sugestão é o Nicho Triangular. Você já ouviu falar dele? Trata-se de uma excelente opção para decorar com beleza e eficiência em combinações de metal e madeira maciça.

A peça tem um visual em triângulo, que pode ser pendurado de cabeça para baixo e criar um estilo único. Fica muito diferenciado também como opção para pendurar vasos de plantas, trazendo um efeito que casa muito bem com as definições do chic casual.

Esse tipo de nicho, com uma aparência mais industrial, também dá um charme a mais ao espaço do home office.

Banco Famille

O banco famille é uma aposta interessante para quem precisa criar um espaço de refeições mais despojado e cheio de lugares.

É um banco mais amplo, confeccionado em madeira pinus que acompanha toda a extensão da mesa, semelhante aos usados em refeitórios de colégios.

Costuma ser um móvel com bastante estabilidade e acabamento em cera, que traz toda uma modernidade visual.

Além de permitir que mais pessoas possam se sentar durante as refeições e ser muito útil na hora de receber convidados, ele ainda funciona como um decorativo funcional e diferente para outros pontos da casa.

Entre os principais exemplos estão colocá-lo nos pés da cama e usá-lo como apoio de bolsas, cobertas e carregadores de celular.

Além disso, essa opção se encaixa também na varanda, na entrada e nos corredores. No cantinho do café, também pode servir como bancada para a cafeteira e os potinhos decorativos que a acompanham.

Aproveite os espaços verticais

Os espaços verticais são bons aliados na hora de decorar e organizar. Além dos nichos, um gaveteiro vertical é um diferencial e ao mesmo tempo muito funcional.

Esse tipo de móvel costuma ser muito prático e ter vários estilos, que facilitam encaixá-lo na proposta escolhida na hora de decorar.

Aproveite também as paredes livres ou a lateral de algum móvel para incluir cestos que possam guardar objetos. Na cozinha, por exemplo, ele são muito úteis na armazenagem de temperos, talheres e até canecas.

Priorize espaços mais aconchegantes

De nada adianta caprichar em cada detalhe da decoração se o ambiente de cada cômodo não ficar com aquela cara de casa confortável, não é mesmo?

Além de estilo, qualidade e beleza, o aconchego também é determinante, e você deve ter atenção redobrada a esse ponto.

Investir em iluminação natural deve ser uma das prioridades para que isso aconteça. A regra é que, quanto mais iluminado e em tons claros for um cômodo, maior e mais confortável ele será.

Essa percepção pode ser potencializada ao escolher cortinas claras e ter espelhos espalhados pela casa.

Assim, além de ter ambientes mais frescos, ainda é possível criar um clima casual chic combinado com ares de modernidade, principalmente se existirem ambientes integrados na composição geral do imóvel.

Plantas

A decoração com plantas, além de ser muito elegante, aumenta a sensação de bem-estar nos ambientes. Com elas, é possível misturar diferentes texturas e trazer um clima mais rústico ao resultado.

Sem contar que o contato com a natureza dentro de casa torna cada detalhe mais aconchegante e nos proporciona uma sensação de paz.

Além de avaliar quais espécies mais combinam com seu tipo de decoração, pesquise a melhor forma de cuidar delas para que você não tenha dificuldades de incluir essa tarefa na rotina.

Outro ponto importante é verificar a iluminação adequada, quais plantas ficam bem na sala de estar, por exemplo, e a frequência com que devem ser regadas.

Agora ficou claro quais são os 5 estilos de decoração mais usados e como eles se encaixam em diferentes propostas.

Para buscar inspirações, uma boa sugestão é o MRV Decora, que te mostra uma série de referências de como aproveitar cada cantinho em espaços com diferentes características e ter uma casa aconchegante, original e cheia de estilo.

Gostou das nossas dicas sobre estilos de decoração? Qual deles você pretende utilizar na sua casa? Que tal aproveitar as condições especiais com descontos que o Mundo da Casa MRV pode oferecer para você, cliente MRV. Para saber mais, acesse nossa plataforma digital e comece a decorar agora o seu apartamento MRV!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório