7 dicas de como se preparar para receber amigos em casa

09 outubro 2019

Amigos reunidos na sala de um apê MRV para comemorarem com os amigos

Receber amigos em casa é um dos programas preferidos de muitos brasileiros. Isso porque é possível reunir as pessoas que fazem parte da sua história, passaram por diversos momentos com você (desde os bons e engraçados até aqueles mais desafiadores) e, em muitos casos, também estão presentes no seu trabalho. Tudo isso para celebrar, se divertir e, é claro, aproveitar a vida da forma como você merece.

Por essa razão, listamos algumas dicas que vão ajudá-lo se tornar um expert no assunto, garantindo que a sua casa fique cada vez mais agradável, bonita e bastante convidativa para receber seus amigos e familiares. Confira!

1. Capriche na limpeza

Para começar, é fundamental que você capriche na limpeza da sua casa. Isso porque não tem como um local sujo e desarrumado ser confortável, principalmente o banheiro, não é mesmo? Em muitos casos, inclusive, isso faz com que os cômodos se tornem abafados, apertados e mal iluminados — resumindo: tudo o que você não precisa no grande dia!

Portanto, faça uma faxina um dia antes para retirar o pó e organizar móveis, acessórios ou objetos decorativos. Tenha esse cuidado principalmente na sala, na cozinha, na varanda e no banheiro.

Também é interessante fazer uma vistoria para identificar itens (papéis, revistas, souvenires, caixas etc.) que estão guardados ou dispostos em armários, estantes, aparadores e afins, mas não têm serventia. Assim, você se livra deles e evita que os ambientes fiquem visualmente poluídos com tanta informação.

2. Reforce as áreas de circulação ao receber amigos em casa

Fora o cuidado com a limpeza, é interessante reforçar que as áreas de circulação, como corredores e passagens de cômodos conjugados (sala e varanda ou sala e cozinha, por exemplo), precisam estar livres e espaçosos para facilitar a passagem das pessoas.

Para tanto, opte por móveis na sua mobília que sejam multifunção (como mesas de canto que se convertem em apartadores ou pufes que podem ser embutidos em racks). Certifique-se também de não deixar nenhum item decorativo frágil nesses cantos (vasos de vidro, espelhos, revisteiros, telas, cestos artesanais, adornos de parede etc.).

Alguém pode esbarrar neles sem querer e causar acidentes que deixem uma ou mais pessoas machucadas — o que acabará com o clima da reunião. Com esses cantos desocupados, dá até para espalhar almofadas e futons pelo chão para deixar a reunião mais informal e intimista. O que acha da ideia?

3. Transforme o ambiente com uma linda decoração

Se você quer mostrar que manda bem quando o assunto é receber convidados, já sabe: transforme o seu lar com uma decoração personalizada. Tenha em mente que o ser humano é muito visual. Portanto, causar uma boa impressão na primeira vista é essencial para fazê-lo se sentir bem acolhido.

A boa notícia é que não é preciso muito para isso, viu? Você pode utilizar alguns vasos com plantas ornamentais e/ou aromáticas (lavanda, jasmim, lírio etc.), por exemplo, que trazem vida a qualquer ambiente e ainda o perfumam.

Quadros e esculturas também são bem-vindos, pois dão um toque mais pessoal e original ao imóvel. Além disso, dá para trocar a capa das almofadas, colocar uma manta aconchegante no sofá e mudar as cortinas das janelas. Já para espaços com azulejos e pastilhas, que tal usar adesivos para renová-los e mudar a paleta de cores?

4. Aposte em uma iluminação mais atraente

A iluminação também faz toda a diferença na hora de deixar a decoração mais personalizada e, em especial, tornar os ambientes aconchegantes para as pessoas. O segredo para não errar a mão é apostar na luz amarelada, que é justamente a tonalidade que promove a sensação de hospitalidade e calor humano.

Adote também luminárias que diversifiquem a origem da luz e a emitam de forma difusa (isto é: com intensidade sutil), para não incomodar os olhos. Os pendentes, os plafons e as luminárias de chão são algumas opções.

5. Monte um cardápio prático

Nossa quinta dica é montar um cardápio que seja prático. Isso porque comidas muito elaboradas demoram mais tempo até ficarem prontas. Por isso é importante investir em receitinhas simples e práticas, assim você poderá aproveitar mais o tempo e curtir a presença de seus amigos.

Portanto, faça uma lista de pratos que agradem a todos os paladares, os quais seus convidados possam se servir por si só, sem a ajuda de terceiros. Alguns bons exemplos são:

  • empadão de frango;
  • vinagrete;
  • arroz de pato;
  • estrogonofe;
  • pizza;
  • macarrão de forno.

Para completar, coloque bebidas (suco, sangria, refrigerante, água aromatizada etc.) em jarras e suqueiras.

6. Não se esqueça da música ambiente

Outra dica que não pode faltar nesta lista diz respeito à música ambiente, pois é ela que embala as conversas, gera aquele clima amigável e ainda estimula a interação social.

Caso você tenha dúvida sobre quais faixas escolher, não se preocupe! Dá para recorrer a playlists prontas em aplicativos como o Spotify. Basta pesquisar por gênero, cantor/banda, paradas ou lançamentos e apertar o play.

7. Pense em atividades para fazer com os amigos

Sem dúvidas, você e seus amigos terão muitos assuntos para colocar em dia. Além disso, também vão comer e beber — duas coisas que não podem faltar em uma boa confraternização. Porém, ainda assim é importante pensar e programar algumas atividades para fazer com eles.

Isso ajuda a descontrair, entreter, promover a interação de quem ainda não se conhece no grupo e, de quebra, estimular aqueles que estão mais quietos a participarem ativamente da reunião. Você pode, por exemplo, propor uma noite de jogos, uma sessão de cinema em casa, um clube da leitura ou uma noite do pijama. Que tal?

Como vimos, não faltam dicas para receber amigos em casa com o máximo de conforto e acolhimento. Por isso, vale a pena segui-las para tornar esse momento não só agradável, mas também mostrar que você sabe ser um excelente anfitrião! Porém, não deixe de pensar em estratégias para evitar o incômodo de seus vizinhos devido a barulho alto, por exemplo (independentemente de morar em casa ou condomínio).

Curtiu o post? Então, curta já a nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos sobre como adaptar o seu lar em momentos especiais com a família e os amigos!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório