Receber amigos em casa é um dos programas preferidos de muitos brasileiros, que fazem jus à fama de povo festeiro, alegre e acolhedor. Seja para celebrar, se divertir e, é claro, aproveitar a vida da forma como você merece, a reunião em casa está sempre presente e pode ficar ainda melhor com essas dicas que você confere a seguir.

receber amigos em casa 1

1. Capriche na limpeza

Para começar, é fundamental que você capriche na limpeza da sua casa. Isso porque não tem como um local sujo e desarrumado ser confortável, principalmente o banheiro, não é mesmo? Em muitos casos, inclusive, isso faz com que os cômodos se tornem abafados, apertados e mal iluminados, resumindo: tudo o que você não precisa no grande dia!

Também é interessante fazer uma vistoria para repor itens, como papéis higiênicos, sabonetes e toalhas de mãos nos banheiros.

Avalie também a existência de pequenas coisas fora do lugar e revistas, souvenires e caixas que estão dispostos em armários, estantes, aparadores e afins, mas não têm serventia. Assim, você se livra deles e evita que os ambientes fiquem visualmente poluídos com tanta informação.

2. Reforce as áreas de circulação ao receber amigos em casa

Fora o cuidado com a limpeza, é interessante reforçar que as áreas de circulação, como corredores e passagens de cômodos conjugados (sala e varanda ou sala e cozinha, por exemplo), precisam estar livres para facilitar a passagem das pessoas.

Para tanto, opte por móveis na sua mobília que sejam multifuncionais, o famoso dois em um, como mesas de canto que se convertem em aparadores ou pufes que podem ser embutidos em racks suspensos.

Certifique-se também de não deixar nenhum item decorativo frágil ou de valor afetivo em locais de risco, como as áreas de circulação, para evitar de alguém esbarrar neles sem querer e causar acidentes que deixem uma ou mais pessoas machucadas, o que acabará com o clima da reunião. Tapetes soltos, por exemplo, devem ser evitados pelo mesmo motivo.

3. Transforme o ambiente com uma linda decoração

Se você quer mostrar que manda bem quando o assunto é receber convidados, já sabe: transforme o seu lar com uma decoração personalizada. Tenha em mente que o ser humano é muito visual. Portanto, causar uma boa impressão à primeira vista é essencial para fazê-lo se sentir bem acolhido.

A boa notícia é que não é preciso muito para isso, viu? Você pode preparar uma linda mesa posta e recorrer a vasos com plantas ou flores ornamentais e/ou aromáticas (lavanda, jasmim, lírio etc.), que trazem vida a qualquer ambiente e ainda o perfumam.

A aromaterapia também pode ajudar a criar um clima especial! Já imaginou usar velas aromáticas em locais estratégicos? Só tome cuidado para fazer as escolhas certas de acordo com o clima da época e de sua cidade, afinal, o que pode deixar a casa mais aconchegante no inverno é em diferente do que você vai fazer para deixar a sua casa a cara do verão.

4. Aposte em uma iluminação mais atraente

A iluminação também faz toda a diferença na hora de deixar a decoração mais personalizada e, em especial, tornar os ambientes aconchegantes para as pessoas. O segredo para não errar a mão é apostar na luz quente, amarelada, que é justamente a tonalidade que promove a sensação de hospitalidade e calor humano.

Adote também luminárias que diversifiquem a origem da luz e a emitam de forma difusa (isto é: com intensidade sutil), para não incomodar os olhos. Os pendentes, os plafons e as luminárias de chão são algumas opções.

5. Monte um cardápio prático

Comidas muito elaboradas demoram mais tempo até ficarem prontas e dão trabalho. Por isso, é importante investir em receitinhas simples e práticas, assim você poderá aproveitar mais o tempo para curtir a presença de seus amigos.

Portanto, faça uma lista de pratos que agradem a todos os paladares, os quais seus convidados possam se servir por si só, sem a ajuda de terceiros, como petiscos e receitas rápidas de micro-ondas. Para completar, coloque bebidas (suco, sangria, refrigerante, água aromatizada etc.) em jarras e suqueiras.

6. Não se esqueça da música ambiente

Outra dica que não pode faltar nesta lista diz respeito à música ambiente, pois é ela que embala as conversas, gera aquele clima amigável e ainda estimula a interação social.

Caso você tenha dúvida sobre quais faixas escolher, não se preocupe! Dá para recorrer a playlists prontas em aplicativos como o Spotify. Basta pesquisar por gênero, cantor/banda, paradas ou lançamentos e apertar o play.

7. Pense em atividades para fazer com os amigos

Sem dúvidas, você e seus amigos terão muitos assuntos para colocar em dia. Além disso, também vão comer e beber, duas coisas que não podem faltar em uma boa confraternização. Porém, ainda assim é importante pensar e programar algumas atividades.

Isso ajuda a descontrair, entreter, promover a interação de quem ainda não se conhece no grupo e, de quebra, estimular aqueles que estão mais quietos a participarem ativamente da reunião. Você pode, por exemplo, propor uma noite de jogos, uma sessão de cinema em casa, um clube da leitura ou uma noite do pijama. Que tal?

Como vimos, não faltam dicas para receber amigos em casa com o máximo de conforto e acolhimento. Porém, não deixe de pensar em estratégias para evitar o incômodo de seus vizinhos devido a barulho alto, por exemplo. Aí é só curtir o melhor da sua casa, nas melhores companhias.

Tags