7 otimas alternativas para economizar e reduzir as despesas da casa

18 outubro 2019

Abajur aceso no quarto durante o dia

Manter as finanças em dia é fundamental para ter mais tranquilidade. Porém, com todos os custos de um apartamento, que incluem condomínio, IPTU e serviços regulares, nem sempre essa tarefa é fácil. Muitas vezes, surgem situações que tornam essencial reduzir as despesas da casa e economizar.

O ideal é administrar o lar como se fosse uma empresa, considerando o que é essencial ou supérfluo para o seu bem-estar ao definir os custos necessários. Com base nisso, você pode adotar algumas medidas para diminuir os custos mensais.

Quer aprender como fazer isso de forma eficiente? Continue a leitura e veja 7 dicas para reduzir as despesas da casa!

1. Organize os custos fixos e variáveis

O ponto de partida para quem deseja economizar é fazer uma análise detalhada dos custos mensais. Primeiramente, anote quais são as despesas fixas, que têm valores determinados ou com pouca variação, mas devem ser pagas todos os meses. Alguns exemplos são as prestações de financiamento, o condomínio, o IPTU, os seguros e a energia elétrica.

Depois, veja quais são os custos variáveis, com valor determinado de acordo com o consumo ou a frequência de uso e que nem sempre ocorrem todos os meses, como alimentação, opções de lazer e transporte. Para ajudar a organizar essas informações, você pode usar planilhas ou aplicativos de finanças.

O próximo passo é verificar a renda que a família ganha por mês, incluindo todas as fontes, para fazer um comparativo e ver quanto do orçamento está comprometido. Ao avaliar os resultados, ficará mais fácil determinar as melhores formas de economizar.

2. Fique atento às bandeiras de energia

O valor da conta de energia oscila de acordo com o uso e a bandeira aplicável. Portanto, fique atento às mudanças na tarifa para saber em quais meses o custo será maior e preparar o orçamento. Também é importante adotar certas práticas para reduzir o consumo. Veja algumas dicas:

  • tire os aparelhos da tomada quando for desligá-los;
  • invista na iluminação natural;
  • reduza a temperatura do chuveiro elétrico;
  • use lâmpadas LED;
  • dê preferência para o ventilador (em vez do ar-condicionado);
  • desligue as luzes quando sair dos ambientes.

Os eletrodomésticos que não podem ser retirados da tomada, como geladeiras e freezers, exigem atenção ao escolher o modo de uso. Muitos aparelhos contam com opções de economia de energia ou modo férias, que reduzem o consumo em situações específicas.

3. Reveja os planos de assinatura

Existem diversos serviços que são contratados por assinatura: internet, telefone, TV a cabo etc. Vale a pena observar o que está incluso em cada pacote e comparar com as demais alternativas disponíveis.

É bastante comum que as pessoas contratem as opções mais completas, por oferecerem um bom custo-benefício em comparação às outras. Porém, se você não utilizar realmente todos os serviços, o gasto é desnecessário. Então, avalie com atenção se é possível optar por pacotes mais simples e renegocie os contratos com as empresas.

Em alguns casos, é possível cancelar serviços completos. Se vocês assinam TV a cabo, mas não têm muito tempo para assistir à televisão, contratar uma plataforma de streaming pode ser uma saída mais vantajosa.

4. Reduza o consumo de água

O desperdício de água aumenta as despesas da casa e prejudica o meio ambiente, portanto é importante seguir algumas dicas para diminuir o consumo. A primeira é verificar periodicamente se existem torneiras ou canos com vazamentos, que são as principais causas dos aumentos repentinos nas contas.

Outra sugestão muito adotada é investir na reutilização da água da máquina de lavar para tarefas de limpeza nas áreas externas, como sacadas, quintal ou garagem. Quando isso não for possível, o uso de baldes no lugar de mangueiras também ajuda a economizar.

Sempre que for usar torneiras ou o chuveiro, atente para não que não fiquem abertos desnecessariamente. Ao lavar a louça, mantenha a água desligada enquanto ensaboa os utensílios. Faça o mesmo ao escovar os dentes e evite realizar essa tarefa durante o banho, já que o chuveiro tem um consumo maior.

5. Monte listas de compras

Um cuidado fundamental para reduzir as despesas da casa é ter mais controle em relação às compras. Um erro comum é não se planejar antes de tarefas simples como ir ao supermercado. Isso pode fazer com que você gaste mais do que aquilo necessário.

A melhor forma de evitar tal situação e garantir a economia é ter listas preparadas sempre que for às compras. Fazendo isso, você mantém o foco nos itens que são realmente necessários, com menos riscos de escolher produtos supérfluos ou dispensáveis.

Para ajudar, formule um orçamento de quanto poderá ser gasto. Normalmente, isso faz com que as pessoas fiquem mais atentas ao valor de cada item no momento de escolher as marcas dos produtos.

6. Aproveite os descontos

Quando for preciso comprar algum produto específico, fique de olho nas promoções e oportunidades de desconto. Faça comparativos entre as ofertas e, sempre que possível, negocie — pagar à vista, por exemplo, costuma aumentar a margem de negociação do vendedor.

Também vale a pena se planejar antecipadamente para as compras. Muitos itens têm preços que variam de acordo com a época do ano, entrando em promoção nos meses de menor procura.

As roupas de inverno costumam ser ofertadas ao término da estação, para que as lojas reduzam o estoque e recuperem o investimento. Comprar fora de época antecipa o gasto que você teria no futuro, mas garante preços bem melhores.

7. Evite usar cartões de crédito

Um dos grandes vilões do controle financeiro é o cartão de crédito. A possibilidade de pagar apenas no mês seguinte ou de forma parcelada costuma encorajar compras desnecessárias, o que pode resultar no endividamento futuro.

Por outro lado, ao comprar em dinheiro vivo, é comum que os consumidores reflitam mais sobre a aquisição. Assim, deixar de usar o cartão é uma ótima prática para prevenir compras por impulso, além de facilitar o controle financeiro.

Pronto! Seguindo nossas dicas para reduzir as despesas da casa, temos certeza de que você conseguirá melhorar seu planejamento financeiro e economizar para realizar seus planos.

E então, gostou do post? Conhece outras dicas para quem deseja economizar? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório