9 dicas de decoração e organização para apartamentos compactos

21 outubro 2019

Dona de casa organizando as vasilhas no armário da cozinha

A conquista de um novo imóvel é sempre a realização de um sonho, ainda que não se trate do primeiro ou que seja um apartamento pequeno. Mesmo com um tamanho menor, é possível organizar e pensar em decorações incríveis, capazes de aproveitar absolutamente todos os espaços e torná-los muito mais funcionais.

Com organização e uma decoração bem planejada, muito importantes para o bom uso da área útil do lugar, um apartamento com pouco espaço pode ficar grande e aconchegante o suficiente para atender a todas as suas necessidades — se for bem aproveitado. É uma missão muito mais fácil e agradável do que se imagina.

Trata-se de um delicioso desafio, que pode ser superado com muita facilidade se você seguir algumas dicas simples, mas bem significativas. Grande parte delas você verá nos tópicos a seguir. Então, continue lendo para descobrir como decorar e organizar um apartamento pequeno de modo eficiente e muito funcional!

1. Livre-se dos excessos

Mesmo que você não tivesse optado por um apartamento pequeno, os excessos não são benéficos na maioria das vezes. Pode acreditar: viver com poucos itens funcionais é muito mais fácil do que com muitos que não servem para nada.

Por isso, para transformar um ambiente em um espaço organizado e bem decorado, comece dando uma nova utilidade a itens que, atualmente, só ocupam espaço, por exemplo, fazendo doações, ou mesmo, uma renda extra com a venda deles. Lembre-se sempre de que menos é mais, inclusive, mais qualidade de vida no seu dia a dia.

2. Opte por móveis planejados

Os móveis planejados levam em conta cada uma das medidas do seu apartamento pequeno e, por isso, tornam possível aproveitar cada cantinho de modo mais prático e funcional. As peças sob medida têm o tamanho exato para caber no espaço que você tem e, ainda, contar com recursos bem específicos — como as portas de correr nos guarda-roupas, indicadas para os ambientes menores.

Com esse tipo de marcenaria, é possível criar móveis que atendam exatamente à sua necessidade e tenham mais de uma função. As camas baú e mesas dobráveis ou embutidas, entre outras soluções, são bons exemplos. Elas sempre terão o tamanho ideal, como você jamais encontraria em alguma loja.

Além do planejamento para aproveitar melhor o espaço, tais móveis trazem a vantagem de serem totalmente personalizados. Desse modo, podem ter seu estilo inconfundível.

3. Crie ambientes multifuncionais

Não são apenas os móveis e objetos que adquirem várias funções. Os ambientes também podem ser pensados para servir a mais de um propósito, como:

  • as cozinhas americanas, que são usadas em conjunto com a sala de estar para servir também como sala de jantar;
  • os quartos reversíveis, que podem ser utilizados como escritório ou um cantinho para estudos;
  • as atuais varandas gourmet.

4. Defina um lugar para cada coisa

Com organização, é viável encontrar espaço para tudo. Para tanto, o primeiro passo é ter um lugar reservado a cada objeto. Afinal, planejando onde guardar seus itens, você conseguirá antever o espaço a ser ocupado e os acomodará de modo que nenhum centímetro do seu apartamento seja desperdiçado.

Nesse ponto, como já mencionamos, os móveis planejados são de grande ajuda, pois já se pode pensar neles como os lugares próprios para cada objeto. Inclusive, a dica é investir nas gavetas e nos organizadores internos, sempre muito úteis.

5. Pense na vertical

Os nichos e prateleiras são excelentes opções para aproveitar os espaços livres nas paredes. Tais acessórios podem servir para a colocação de itens de decoração ou mesmo na hora de guardar objetos úteis no dia a dia, livros e caixas organizadoras para miudezas. Sendo assim, pensar na vertical é uma ótima solução para apartamentos pequenos.

6. Escolha as cores certas

As cores claras são indispensáveis para dar a sensação de amplitude ao espaço, o que não significa que não possam ser utilizados tons mais vibrantes em alguns detalhes da decoração. Isso serve para alegrar o ambiente e criar contrastes interessantes. Lembre-se, porém, que não pode haver exageros.

7. Use espelhos

Os espelhos instalados em lugares estratégicos fazem com que o ambiente pareça maior, por meio das imagens refletidas. Além disso, refletem a luz, clareando ainda mais o espaço. Portanto, é interessante que sejam colocados em locais próximos a pontos de iluminação, como ao lado da mesa de jantar (que normalmente tem um lustre sobre ela) ou na cabeceira da cama, onde são usados abajures ou luminárias.

8. Aproveite a luz natural

Muito se fala em aproveitar a luz natural dos ambientes por uma questão de economia e sustentabilidade, embora já existam novas fontes de energia limpa, como a solar.

No caso do apartamento pequeno, tirar proveito da luz do sol vai além, pois esse fator ajuda a tornar o ambiente muito mais claro. Como resultado, há uma maior sensação de amplidão, principalmente quando refletida pelas cores claras da decoração.

9. Evite exageros e abuse da simplicidade

Embora isso pareça óbvio, nem sempre é observado na hora de decorar um apartamento pequeno. Se você estiver em dúvida, pense sempre na função de cada objeto e evite aqueles que só servem como itens de decoração.

As formas geométricas básicas são muito mais simples e passam uma impressão minimalista. Por isso, reduzem a poluição visual — capaz de dar a um ambiente pequeno a sensação de que ele é ainda menor. Uma decoração mais simples dá uma sensação de casa mais limpa e um ambiente até mais espaçoso.

Além tudo isso disso que acabou de ler, optar por um apartamento pequeno, faz com que você ganhe em praticidade na manutenção.

Como vimos, não há mais motivos para adiar a realização do sonho de um imóvel próprio. Ainda que você comece com um apartamento pequeno, é preciso dar o primeiro passo rumo à conquista de muitos outros sonhos a partir do seu novo apê.

E então, gostou de aprender como aproveitar todos os espaços do seu novo imóvel, mesmo quando ele for pequeno? Aproveite e conheça também nosso guia prático para decorar o primeiro apartamento.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório