Aprenda a utilizar móveis coloridos na decoração da sua casa

14 outubro 2016

Quer dar um destaque especial à decoração da sua casa, mas ainda não sabe como? Investir em um mobiliário colorido, que tem o poder de transformar o ambiente de maneira delicada, elegante e descontraída, pode ser uma ótima forma de começar a mudança.

Mas atenção: apesar dos móveis coloridos na decoração serem uma grande tendência, é preciso tomar cuidado para não errar na escolha e na combinação de cores. Como usar móveis coloridos na decoração? Confira nossas dicas!

Cor na medida certa

Cuidado com os exageros. Misturar muitas cores em um mesmo ambiente pode dar um ar "pesado" à decoração. Por isso evite combinar mais de três cores no mesmo cômodo e utilize móveis de madeira, na cor branca, para harmonizar e contrastar com o restante da mobília colorida.

No momento de escolher as cores que irão compor a decoração, opte por aquelas que são mais fáceis de combinar. Por exemplo, tons de rosa e laranja harmonizam-se muito bem, assim como o amarelo e o vermelho.

Invista em móveis rústicos e antigos

Sabe aqueles móveis de estilo provençal? Então, eles combinam muito com cores fortes! Você pode pesquisar esse tipo de mobiliário em brechós, ou até mesmo repaginar alguma peça antiga que você tenha em casa (cômoda, penteadeira, cristaleira etc) aplicando tinta colorida e conferindo um maior destaque a ela. Use a criatividade e invista em móveis rústicos e de aspecto retrô!

Harmonia e destaque

Você pode optar por paredes coloridas ou não, mas tenha em mente que as paredes brancas ou em tons neutros ajudam a destacar os móveis coloridos na decoração. Se a intenção for usar uma peça colorida para realçar determinado ponto do ambiente, é melhor criar um contraste entre a mobília e o restante do cômodo.

Por exemplo, se você escolher uma poltrona de cor laranja para a sala de estar, os outros elementos que compõem o espaço podem ser em tons mais neutros.

Quanto à opção das paredes coloridas, procure combinar o tom delas com o dos móveis. Se você não gostar do resultado ou enjoar, com o passar do tempo, basta mudar a cor ou trocar as peças de lugar. Você perceberá como pequenas mudanças fazem uma grande diferença na decoração.

Diferentes cores para ambientes diferentes

Escolha os tons que serão usados em cada ambiente de acordo as características do espaço. Cômodos em que há grande circulação de pessoas pedem cores mais vibrantes; já nos cômodos em que não há muita movimentação, como o escritório, o ideal é optar por apenas um móvel colorido em destaque, para que o lugar não perca o ar de tranquilidade.

Na sala, por exemplo, o rosa, o amarelo e o laranja alegram o ambiente e dão sensação de conforto. Já na cozinha, podem ser combinados tons de vermelho e azul-turquesa nos armários e nas banquetas. No quarto, a mistura de roxo e amarelo é excelente para dar vida e ajudar a manter o foco.

Você pode fazer infinitas combinações, basta ficar atento para não exagerar e sobrecarregar o visual da casa. Quando bem escolhidos, móveis coloridos na decoração modificam totalmente os ambientes externos e internos.

E você, conhece alguém que também precisa dar um tapa na decoração da casa? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e mostre aos amigos como você está por dentro das tendências!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório