Aprenda agora como montar um cantinho de estudo e trabalho em casa!

06 setembro 2019

Menina estudando em um quarto transformado em escritório e espaço de estudos

Ter um cantinho de estudo dentro de casa é muito importante, principalmente para aquelas pessoas que lidam com a rotina escolar ou precisam fazer home office. Muita gente acha que tal investimento é um desperdício de dinheiro, mas ter um local planejado para esse objetivo estimula bastante o foco, o aumento da concentração e, consequentemente, a melhora dos resultados.

Assim, transformar um cantinho de estudo pode ser uma ótima solução para quem usa a mesa da sala de jantar com esse propósito. Pense em como seria mais fácil se, ao finalizar seu estudo, todos os materiais usados já estivessem em um lugar certo. Você nem precisaria se preocupar em levar os livros para cima e para baixo, não é?

Continue a leitura para aprender como criar um cantinho de estudo e trabalho em casa!

Escolha móveis confortáveis

Sem sombra de dúvidas, a seleção de móveis faz toda a diferença em um cantinho de estudos. Um dos elementos principais é a escrivaninha, mesa ou bancada. Todas as opções são possíveis, podendo ser conquistadas conforme o gosto da pessoa e a decoração local.

Há quem goste de estudar na cama ou no sofá, porém isso pode comprometer não só a concentração, mas também a coluna. Portanto, é necessário destacar que a saúde também precisar ser levada em consideração no momento de construir o espaço.

Para conseguir otimizar o ambiente de que você possui, uma boa dica é investir em móveis planejados. Dessa maneira, é possível deixar o cômodo mais funcional, preenchendo-o de maneira inteligente e aproveitando cada cantinho do melhor modo possível. Outro aspecto positivo dessa opção é que os móveis são criados para a altura de quem vai utilizá-los, o que os deixa mais confortáveis e adaptados da forma correta.

Nessa situação, se o cantinho de estudo foi pensado para uma criança, não planeje móveis muito baixos, já que ela cresce rapidamente e você pode perder todo o trabalho realizado. Os móveis com regulagem são os mais indicados para aproveitar por mais tempo.

Invista na iluminação

Para estimular sua produtividade, avalie a luminosidade do ambiente que você selecionou para ser seu cantinho de estudo. O recomendado é que exista luz natural, capaz de deixar o local mais convidativo para realizar as atividades propostas, mas sem forçar a visão.

Para tanto, prefira um espaço que tenha janela e, é claro, posicione seu móvel de estudo próximo a ela. Caso sua residência não tenha essa luz natural direta, é preciso pensar em outras opções, como a iluminação artificial mais adequada ao local.

Vale a pena apostar em lâmpadas brancas que estimulam a concentração, lembre-se de que as amarelas promovem o relaxamento. Além do mais, é indicado inserir uma luminária com luz focal sobre a mesa. Só não deixe que ela incida diretamente em seus olhos, sendo que isso ocasiona o cansaço da vista rapidamente.

É necessário evitar que a posição do objeto ou de qualquer outra lâmpada do cômodo provoque sombras. Para tanto, a combinação da luz usada no teto com a da mesa é fundamental. Caso você posicione a luminária no sentido contrário da mão que escreve, por exemplo, a sombra no caderno não ocorre. Dessa forma, é preciso ficar atento.

Mantenha o local sempre organizado

Não adianta ter o espaço certo, os melhores móveis e a iluminação adequada se o seu cantinho de estudo estiver sempre muito bagunçado. Logo, cuide para que isso não interfira no rendimento dos estudos.

Todos os papéis podem ser armazenados em gavetas ou móveis auxiliares com repartições. Os outros itens devem ser separados em caixas organizadoras, especialmente quando você não os estiver utilizando. Depois de guardar a bagunça, nada vai tirar sua atenção.

Nesse contexto, para conseguir deixar o local ainda mais organizado, conte com o auxílio de estantes e prateleiras. Trata-se das melhores parceiras no momento de manter os livros, cadernos e apostilas em ordem. Além disso, tais estruturas ajudam a transformar o espaço em um ambiente ainda mais decorado, já que você pode deixar os objetos decorando de acordo com o seu gosto.

Adquira uma boa cadeira

É impossível falar de cantinho de estudo sem mencionar a cadeira. Este é um dos itens mais importantes do espaço, uma vez que você vai passar mais tempo sentado. Então, invista em uma peça de ótima qualidade, com conforto na medida correta.

Para cuidar bem da coluna, tanto as costas quanto os pés precisam estar bem apoiados, portanto a cadeira deve ter a altura certa. Recomenda-se que os braços façam um ângulo de 90º quando você digita ou escreve, ao passo que o pescoço jamais pode ficar muito abaixado ou levantado.

Assim sendo, por mais que a cadeira seja perfeita, você precisa se alongar de hora em hora, para que os músculos não doam e a circulação não fique prejudicada. O lugar de estudo e trabalho deve ter a dimensão ideal para que a pessoa consiga se alongar e movimentar sem contratempos.

Opte por um lugar tranquilo

Seu lugar de estudo pode ser onde você desejar: no canto da sala, no quarto, na cozinha, na sala, no escritório. Mas é essencial levar em consideração o fato de que o ambiente precisa ajudá-lo a se concentrar nos afazeres, então é necessário que seja próximo, acessível e tranquilo.

Sendo assim, prefira o lugar com o máximo de silêncio em sua casa, onde poucas pessoas entrem, pois isso aumentará o foco nas tarefas. A seleção do local vai interferir diretamente em seu rendimento. Além disso, é preciso se sentir confortável para realizar suas ações, daí a necessidade de um lugar tranquilo e acolhedor.

Seguindo todas as dicas mencionadas, seu cantinho de estudo será montado com perfeição e você não vai querer sair dele jamais. Mas, como vimos, é necessário fazer pausas para elevar o rendimento.

Logo, é possível perceber que o local que você escolhe para estudar ou trabalhar afeta sua produtividade, pois é possível se distrair com coisas desnecessárias. Em vista disso, busque por um ambiente que proporcione paz, conforto e resultados satisfatórios.

Gostou de saber mais sobre como montar um cantinho de estudos e trabalho em seu apê? Se você quiser receber mais dicas sobre imóveis, assine nossa newsletter e receba outros artigos como este diretamente em seu e-mail!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório