Quando o chuveiro queima, ninguém merece tomar banho de água gelada, não acha? Por isso é tão importante saber como trocar um chuveiro. Vale destacar que não é preciso gastar dinheiro com os profissionais da área nessa situação: você mesmo pode solucionar o problema.

Não pense que trocar o chuveiro seja uma tarefa muito trabalhosa. Conhecendo o passo a passo do processo, você economiza com mão de obra e pode realizar a troca no momento que desejar.

Mas é fundamental ter atenção, já que a tarefa exige alguns cuidados para não correr o risco de choque elétrico. Continue a leitura e entenda!

Como trocar chuveiro em 10 passos

trocar chuveiro

O mais importante é que você tome todos os cuidados necessários para que a troca seja realizada com sucesso. Antes de iniciar o processo, pesquise quais são as condições do prédio de maneira geral. Em locais com estrutura mais antiga, por exemplo, o disjuntor do banheiro costuma ficar na área externa. Faça o teste para saber qual é o do banheiro e se planeje de maneira adequada.

Já em imóveis mais novos, existe uma chave dentro do banheiro que funciona diretamente na eletricidade do chuveiro. Não se esqueça também da necessidade de avaliar se as torneiras do chuveiro estão fechadas corretamente.

Tome cuidado para não forçar demais e tenha certeza de que estão viradas até o final. Caso você se esqueça, o jato de água pode molhar todo o banheiro. Inclusive, o mais indicado é que o registro geral seja fechado antes do processo começar. Acompanhe, a seguir, 10 passos para trocar o chuveiro de sua casa!

1. Confira o modelo a ser trocado

A primeira coisa a se fazer é ter certeza sobre a voltagem de sua casa. Em seguida, escolha o modelo de chuveiro que mais se adapta à dimensão de seu box e às suas necessidades. O momento do banho é um dos mais agradáveis do dia e merece atenção especial.

Sendo assim, não leve em consideração apenas o preço dos chuveiros, mas sim a vazão de água, a qualidade do material, a pressão e o consumo de energia. Muitas vezes, vale a pena investir um pouquinho a mais para ter um bom conforto no banho.

Outro ponto que merece atenção é a escolha das ferramentas adequadas para trocar um chuveiro de forma segura. Usar o material indicado se mostra fundamental na hora de evitar danos ao novo produto e também ter total consciência de como fazer um reparo caso seja necessário no futuro ou até mesmo na fase de testes.

Além disso, o manuseio inadequado pode fazer com que o consumidor acabe perdendo a garantia do chuveiro. Veja a lista com as ferramentas necessárias:

  • fita isolante.
  • chave teste;
  • chave Philips;
  • chave de fenda;
  • escada;
  • fita veda rosca;
  • conector elétrico;
  • alicate;
  • furadeira.

2. Desligue o quadro de energia

trocar chuveiro

Antes de retirar o chuveiro antigo, desligue a energia elétrica e alterne o disjuntor do banheiro. Em instalações mais modernas, é possível achar uma pequena tomada ao lado do chuveiro. Nessa situação, é ela que precisa ser desligada, pois há risco de choques se existir energia passando pelos fios enquanto a troca do aparelho é realizada.

3. Feche o registro

trocar chuveiro

Além de desligar a corrente elétrica, é primordial fechar o registro de água do banheiro. Se esse cuidado não for tomado, assim que o equipamento antigo for desinstalado, vai jorrar água em cima de você. Ficar molhado no momento de aprender como trocar o chuveiro não é legal, concorda?

Nunca é recomendado manusear qualquer componente da rede elétrica com o corpo molhado, já que a água funciona como um bom condutor. Dessa forma, sempre use tênis ou sandália de borracha, já que o material funciona como um excelente isolante, evitando que a energia passe pelo seu corpo.

Além disso, nunca utilize instrumentos com cabo desencapado. O revestimento de borracha serve justamente para que não aconteçam descargas elétricas.

4. Separe os materiais necessários

trocar chuveiro

Com a finalidade de prevenir adversidades no momento da troca do chuveiro, é preciso que você separe todo o material a ser utilizado. Essa ação evita o desespero no momento da tarefa e tudo fica mais prático.

Deixe as ferramentas que listamos acima próximas, para realizar um trabalho eficiente.

5. Remova o chuveiro antigo

Para remover o chuveiro antigo, é necessário retirar todas as fitas isolantes do aparelho. Depois, com a chave de fenda, remova as ligações elétricas dos cabos e fios. São três fios: dois para a rede elétrica e um fio terra que apresenta a cor verde, obrigatoriamente.

Depois disso, desenrosque o chuveiro que queimou da parede com delicadeza, usando as duas mãos, para evitar que o cano se quebre ou o equipamento caia no chão.

6. Vede o cano

trocar chuveiro

Nesse momento, é preciso utilizar a fita veda rosca para isolar o cano que sai da parede. Por segurança, passe oito voltas da fita no sentido horário. Essa estratégia é necessária para que não ocorram vazamentos e a nova instalação não fique prejudicada.

7. Instale o novo chuveiro

Com a chave de fenda, parafuse os novos fios no conector e confira se todos estão bem inseridos. Caso contrário, o fio vai esquentar com a resistência, derreter e desligar o disjuntor.

Ou seja: você pode tomar banho e a energia de toda a casa cairá de repente. Por isso, é preciso ficar atento aos métodos que está adotando durante a troca, para que não ocorram falhas e a utilização do aparelho não seja afetada posteriormente.

8. Passe a fita isolante

É necessário vedar todas as conexões com fita isolante. Isso evitará possíveis contratempos no momento de fazer a instalação do novo aparelho e a troca conseguirá alcançar seu objetivo.

9. Instale a mangueirinha

O último procedimento realizado durante a instalação do chuveiro é a mangueirinha, que precisará ser colocada no local de acordo com o manual de instrução da marca do chuveiro. Desse modo, não se esqueça de ler as instruções do aparelho comprado, visto que isso vai ajudar durante a troca e evitar que você realize algo errado com o equipamento.

10. Certifique-se de que está tudo certo

Vale lembrar que, antes de ligar a chave geral, deve-se abrir o registro e deixar a água correr por alguns instantes. Esse método reduz a chance de queimar a nova resistência e aumenta a probabilidade de encontrar possíveis vazamentos por conta da má vedação. Se tudo estiver correndo bem, desligue o aparelho e religue a chave da energia elétrica.

Cuidados com o chuveiro

Após concluir a instalação do chuveiro é preciso tomar alguns cuidados para garantir o bom uso em sua residência e também manter a segurança em dia. O fio de aterramento é um dos pontos que mais precisa de cuidados por parte do responsável pela instalação. Então, na hora de colocá-lo, redobre a concentração para evitar choques elétricos.

Durante o uso no dia a dia, é indispensável usar o termostato com sabedoria. Oriente as pessoas em sua casa para que nunca troquem a temperatura conforme a climatização com o chuveiro ligado. Outro ponto importante é ficar de olho na necessidade de manutenções. Qualquer sinal de leve formigamento ao tocar a pele indica a passagem de corrente elétrica e é preciso fazer ajustes.

Para manter a vida útil do chuveiro, preste atenção na pressão da água. Dependendo da regulação, ela pode se tornar um problema ou uma aliada na vida útil do chuveiro. Cada modelo disponível no mercado tem uma capacidade específica para a pressão da água e é preciso avaliar antes de escolher o chuveiro certo.

Ao realizar a compra, pesquise qual a pressão do apartamento e o modelo mais indicado conforme as preferências de sua família. Assim, com esse tipo de cuidado, a resistência do chuveiro vai durar por muito mais tempo sem correr risco de passar por aquelas situações em que a água esfria justo nos dias mais frios.

Portanto, agora que você já sabe como trocar um chuveiro, não há razão para ficar com receio do seu aparelho parar de funcionar no inverno. Sendo assim, essas dicas podem ajudar durante a tarefa, mas preste atenção nos processos e siga-os da maneira correta, para que não ocorra nenhum problema com você e a rede elétrica da sua residência.

Se estiver com medo ou grandes dificuldades, chame um especialista e peça orientações para conseguir realizar a troca nas próximas vezes.

Gostou do nosso post? Então, confira mais detalhes sobre como fazer pequenos reparos em casa!