Área Privativa complementa a decoração dos apartamentos

23 julho 2020

18 comentários
Área privativa de um apartamento da MRV projetada para ser um espaço gourmet

Atualmente, os apartamentos com área privativa estão entre os mais desejados e valorizados dos condomínios. A possibilidade de transformar esta área, o conforto e a privacidade são alguns atributos que tornam esses espaços cada vez mais cobiçados por quem vai alugar ou comprar apartamentos.

Não há nada como ter um espaço exclusivo e com a possibilidade de decorá-lo e de personalizá-lo de acordo com o seu estilo.

Tendo isso em vista, vamos apresentar as maiores vantagens em fazer investimentos em apartamentos com área privativa. Considerando que a transformação começa em casa, saiba como explorar esses espaços e assegurar maior bem-estar e qualidade de vida para a sua família. Boa leitura!

Entenda as diferenças entre área privativa, área comum e área total

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre área privativa, área comum e área total de um imóvel. Saber conceituar bem esses espaços é importante na hora de avaliar um projeto, já que esses detalhes influenciam consideravelmente no valor do empreendimento. A área total, por exemplo, não pode ser confundida com a útil, já que essa última se refere a todo espaço utilizável.

De forma resumida, essas áreas podem ser assim definidas:

  • área privativa — é todo espaço extra dos apartamentos térreos e que é utilizado somente pelo proprietário do imóvel, presente nos apartamentos do térreo de um prédio; 
  • área comum — corresponde ao espaço utilizável por todas as pessoas que residem no condomínio;
  • área total — é calculada pela soma de todos os espaços que constituem o prédio, sejam eles de uso comum ou não. 

Confira as vantagens de optar por um apartamento com área privativa

Listamos alguns benefícios de investir em imóveis com área privativa. Veja quais são!

Valorização do apartamento

Ao contrário de como era há algumas décadas, hoje, os apartamentos do andar térreo são considerados os mais valorizados, além de serem bastante cobiçados por quem vai alugar ou comprar seu imóvel. Tanto que, na maioria das construtoras, esses imóveis são vendidos primeiro, pois, quando se comparam os apartamentos localizados no térreo com os andares altos, as vantagens desses imóveis são bem perceptíveis em relação aos demais andares. 

Ainda que os apartamentos na cobertura continuem mais caros, os do térreo estão bem valorizados também. Esse aumento de valor resulta de diversos fatores, como a nova metodologia de construção, que prioriza mais segurança quanto à estrutura dos prédios modernos. Também houve uma significativa redução de problemas estruturais, como infiltrações e complicações na rede hidráulica. Além disso, os novos prédios são projetados de modo que a construção fique “protegida” do barulho da rua.

Maior espaço 

Esse espaço pode ser aproveitado de diferentes maneiras: desde cozinha externa, churrasqueira, piscina, até para realizar atividades com crianças na quarentena. Há quem prefira um cantinho para tomar sol ou colocar mesa de pintura e transformar a área privativa em um belo ateliê. 

Logo, há múltiplas formas de explorar a área externa de um apartamento térreo. As áreas privativas oferecem uma versatilidade muito maior, sobretudo para quem valoriza privacidade e gosta de ter momentos de tranquilidade. Esses espaços são ideais também para pessoas de mais idade, que gostariam de um espaço sossegado para tomar um chá da tarde, relaxar a mente e descansar.

Academia em casa

A área externa pode ser transformada em uma academia, pois, enquanto durar a quarentena, é necessário manter atividade física em casa. Nesse momento de luta contra a pandemia de coronavírus, ter um espaço em casa para colocar aparelhos de ginástica, alguns colchonetes e poder exercitar-se com tranquilidade é um privilégio.

Múltiplas possibilidades de decoração

O espaço, além de ampliar a área do imóvel, complementa o paisagismo e a decoração do lar. Você pode explorar sua área privativa conforme a sua criatividade. Para tanto, explore cores diferentes, texturas e mosaicos na parede. Combine móveis e utensílios com plantas e lembre-se: o importante é personalizar o seu cantinho do seu jeito e da forma como você sempre sonhou.

Como você pôde perceber, hoje, após algumas adequações das construtoras, os apartamentos térreos ganharam destaque e valorização, principalmente por causa das vantagens de ter uma área privativa. Portanto, na hora de comprar seu imóvel, conheça os diferenciais dos empreendimentos da MRV, construtora sempre focada em ações desustentabilidade e na promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

O que achou deste conteúdo? Acesse nosso WhatsApp e conheça nossas soluções em empreendimentos imobiliários!

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Comentários

denise
denise disse: 23 junho 2015
Muito lindo essa decoração, mais a minha area privariva mrv nao tem metade desse espaço ! Gostaria de vee uma decoraçao adequada para o meu espaço !
MRV
MRV disse: 02 janeiro 2020
Olá Denise, tudo bem?

Estas áreas privativas correspondem a condomínios de casas. Continue acompanhando o Blog da MRV para conferir todas as nossas dicas para espaços como sacadas e áreas privativas de apartamentos.
smile
Paty_bueno20@yahoo.com.br
[email protected] disse: 17 março 2016
Boa tarde, gostaria tbm de saber sobre a decoração de área privativa, concordo com comentário da senhora Andréa, entrei no site da MRV e não encontrei ND,iria adorar ver algumas áreas privativas decoradas para ter uma ideia....
Obrigada
MRV
MRV disse: 02 janeiro 2020
Olá Paty, como vai?

Entendo sua dúvida, e para te ajudar, temos aqui no Blog da MRV um post falando sobre as vantagens de ter uma área privativa em seu apê. Espero que você goste!
Nayara Oliveira
Nayara Oliveira disse: 31 maio 2016
Olá, essa área privativa no 1º andar é pago a parte pelo cliente ou escolhendo o 1º andar já tem essa área ?
MRV
MRV disse: 07 junho 2016
Bom dia Nayara, tudo bem? Os empreendimentos possuem várias opções de plantas, incluindo as opções com área privativa. Todas as opções possuem valores diferentes, ou seja, você paga pela planta que escolher. Um abraço, Mr.V.
Jeffeter Mota
Jeffeter Mota disse: 27 janeiro 2017
Bom dia, estou estudando a compra de um com área privativa e fiquei maravilhado com tais possibilidades... aliás, gostaria de fazer uma pergunta, lá é MRV também, eu poderei adequar a área da mesma forma como nas imagens acima?
MRV
MRV disse: 07 fevereiro 2017
Bom Dia, Jeffeter. Tudo bem? Ficamos felizes que você tenha gostado do nosso post. As imagens acima são de uma casa em um dos nossos condomínios em Belo Horizonte. Sobre realizar a adequação, você deverá procurar um profissional para que ele faça um projeto e veja as possibilidades de fazer a reforma como você deseja. Abraço, Mr.V
Mariana
Mariana disse: 10 fevereiro 2017
Boa noite, adorei as sugestões para a area privativa, o meu tb tb
Porem é menor, qnd eu comprei me falaram q eu poderia fazer uma tapagem, desde q venha do muro para o apartamento, e agora q fui fazer a vistoria, me falaram q ainda tem q ver se há essa possibilidade ou não, agora gostaria de ver projetoa de areas privativas de 35m, para q eu tenha uma ideia do q eu posso fazer na minha. Desde ja agradeço
MRV
MRV disse: 13 fevereiro 2017
Olá, Mariana. Tudo bem? Para solicitações sobre seu imóvel a Maria Rosa Vaz pode lhe ajudar! Ela fica disponível na fanpage http://facebook.com/mrvresponde. Ou registre sua solicitação diretamente pelo portal de relacionamento com clientes http://mrv.com.br/relacionamento em "Solicitar Assistência Técnica". Um abraço, Mr.V.
Priscila
Priscila disse: 28 janeiro 2021
Sou proprietária de um apartamento MRV com área privativa, em São José-SC, minha sindica não deixa colocarmos nada, e disse que pra cobrir, mesmo parcialmente precisamos de varios laudos, arquitetos, e ainda aprovação de 100% dos 144 condominos. Peço ajuda da MRV para nos ajudar a podermos usar nossa área. Conscientizando nossa síndica, que vem nos prejudicando muito.
MRV
MRV disse: 28 janeiro 2021
Olá Priscila, como vai?

Entendemos a sua situação, mas neste caso, nós da MRV não podemos interferir na autonomia das regras internas de um condomínio. A partir do momento em que os moradores realizam a Assembleia Geral do Condomínio, junto ao síndico, e implementam suas regras, passa a valer o que foi aprovado.
Mas uma dica importante que podemos dar à você é: sempre recorra ao diálogo com seus vizinhos e Síndico, pois esta é a melhor maneira de resolver qualquer problema. Agora, uma alternativa para o impasse seria você apresentar um projeto assinado por um arquiteto. Desta forma, você esclarecerá que sua obra não interferirá na arquitetura e estrutura do condomínio e que você se comprometerá a seguir todas as normas de segurança.
Lembre-se, as regras não foram feitas para prejudicar ninguém. Pelo contrário, elas existem para garantir a sua segurança e de seus vizinhos.
wink
Tatiana
Tatiana disse: 07 abril 2021
Olá comprei um apê com área privativa no pq Abrolhos em Campos dos Goytacazes e gostaria de saber se o tanque e saída da máquina de lavar vem na área privativa ja.
MRV
MRV disse: 13 abril 2021
Olá Tatiana, tufo bem?

Para saber mais informações sobre a planta hidráulica de seu apartamento, recomendamos que você a solicite através da nossa Plataforma MRV. Lá você terá acesso a todos os serviços que a MRV oferece aos clientes e muito mais.
Celma
Celma disse: 02 maio 2021
Meu AP tem duas áreas privativas, e foram cobertas, gostaria de saber se posso pintar a parte de dentro do muro de branco?
MRV
MRV disse: 03 maio 2021
Olá Celma, como vai?
Pode sim! E recomendamos que finalize a pintura com um selador, para que a tinta conserve sua cor original por mais tempo. Pois, mesmo tendo a área coberta, ela sofrerá com a ação do tempo mesmo que indiretamente!
Vanessa
Vanessa disse: 09 outubro 2021
Tenho área privativa e através da assembleia geral foi autorizado os proprietários fazerem a cobertura mas alguns apartamentos têm um vitro mais baixo que a porta que sai para essa área, podemos fechar esse vitro para ter a privacidade que o imóvel oferece ?
MRV
MRV disse: 28 dezembro 2021
Olá, Vanessa. Tudo bem?
Para poder realizar a modificação que deseja em sua área privativa, você pode consultar as normas do seu condomínio com o síndico.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório