Banheiro pequeno decorado: 10 dicas de como transformar este espaço

06 dezembro 2019

Banheiro de um apartamento MRV decorado com inspirações modernas e clássicas para deixá-lo funcional

Você sonhou tanto com a conquista do seu apê que agora chegou a hora de transformar outro sonho em realidade de ter o seu banheiro pequeno decorado. Neste post, vamos mostrar maneiras práticas de tornar o local em um espaço funcional e inteligente sem gastar muito. Confira!

Acerte na escolha dos móveis

Quando o assunto é decoração de banheiro compacto, a melhor solução é investir em móveis planejados. Isso torna possível o uso inteligente do espaço compacto como o de um apê.

O primeiro móvel que se deve pensar é no armário, que fica embaixo da pia e bancada do banheiro. Aqui é possível aproveitar o espaço utilizando um nicho que servirá tanto de suporte para objetos de decoração como para organizar produtos de higiene pessoal, roupas de banho ou qualquer item de uso coletivo da família.

As prateleiras suspensas são uma ótima opção para organizar seus produtos favoritos, ou você também pode utilizá-lo como espaço de decoração com suas plantas favoritas. Para isso, invista em prateleiras devidro temperado, que além de resistentes deixam o ambiente com aspecto mais leve e clean.

Adicione um toque de cor em seu banheiro

Para deixar a decoração ainda mais moderna,, invista em cores que fujam do tradicional branco gelo e cinza.

Ouse com tons mais vibrantes nos azulejos ou aplique adesivos coloridos sobre eles. O importante aqui é ter liberdade para brincar com as cores e as possibilidades sem medo de errar.

Outra forma simples de adicionar um toque de cor ao seu banheiro é investir em acessórios de decoração ou de uso contínuo, como toalhas coloridas e carpetes.

Desta forma fica mais fácil variar os tons utilizados sem gastar muito com a decoração.

Espelhos

Os quando o assunto é decoração de um banheiro moderno. Desta forma, você deixará o espaço com a sensação de ser maior do que ele realmente é.

Uma forte tendência que percebemos para banheiros de apartamento são os espelhos redondos com uma tira de couro para pendurar. Um elemento que veio da decoração escandinava e que se popularizou há mais de três anos no Brasil.

Sem falar que os espelhos combinados  a uma iluminação planejada, podem deixar seu banheiro ainda mais claro. Tudo dependerá de como você aplicará a iluminação no projeto de decoração.

Iluminação

A iluminação é uma parte muito importante no projeto de decoração de uma casa e pode transformar completamente um ambiente. Principalmente quando se trata de espaços compactos e sem incidência de luz natural.

Uma ótima opção para deixar a decoração do banheiro ainda mais aconchegante é investir em luz direcionada.

Muitas pessoas não sabem, mas faz toda diferença ter algumas lâmpadas de luz branca e amarelas intercaladas no seu espelho, estilo camarim. Esta luz é ideal para quem gosta de se maquiar.

Outra opção viável e que fará toda diferença em um banheiro pequeno decorado são os spots de luz. Com eles é possível direcionar a luz para locais onde naturalmente são mais escuros. Você pode até optar por lâmpadas que ofereçam níveis com diferentes intensidades de iluminação.

Arranjos

Para deixar o seu banheiro pequeno decorado ainda mais charmoso, aposte em arranjos de flores para enfeitar o ambiente. Você pode adaptar pequenos vasos, xícaras ou copos para servir de base para suas plantas.

O ideal é utilizar flores de pequeno porte como orquídeas, suculentas ou cactos. Essas plantinhas transformarão o ambiente com cores vivas e alegres.

Invista nos acabamentos diferenciados em sua decoração

Agora que já pensamos em todos os acessórios, na iluminação, na cor do ambiente e itens decorativos, agora vamos para a parte mais importante deste processo de decoração de banheiros: os acabamentos.

A escolha das louças e dos metais que irão compor todo o acabamento precisa ser escolhida com cuidado e de acordo com as possibilidades de cada um. Confira!

Metais

Existem muitas opções de acabamentos de metal no mercado, sendo as principais o cromado, polido e inox com variações de escovado ou polido. Mas antes de comprar as torneiras e maçanetas para o seu banheiro, temos que levar em conta sua manutenção, para que ele não sofra desgaste e comprometa a decoração do seu banheiro.

Para saber como cuidar de cada item é importante manter a aparência do banheiro sempre impecável. Por exemplo: os metais de aço escovado são mais resistentes a produtos de limpeza abrasivos, porém, são mais sensíveis a determinados produtos químicos, como:

  • produtos para limpeza de piscina;
  • ácido muriático;
  • soda cáustica;
  • solventes;
  • removedores de tinta;
  • ácido de bateria.

Alvejante e águasanitária estão com o uso liberado. Porém, é preciso tomar certos cuidados para que sua aplicação. Neste caso é preciso diluir os produtos com água, para que sua formula concentrada não cause danos como os produtos listados acima.

Já os metais cromados e polidos precisam de um cuidado especial. Por isso, evite utilizar esponjas de aço e produtos abrasivos ou arenosos, como os de ariar panelas. O mais indicado para pedras, metais e pisos é a utilização de detergente neutro.

Pisos

Quando o assunto é acabamento para áreas úmidas, é preciso levar em conta o tipo de piso do local. Por ser um espaço que terá contato constante com a água, é importante que o piso possua acabamento antiderrapante. Isso garantirá maior segurança para você e sua família durante o uso.

Outra característica importante que é preciso ser observado é a qualidade do acabamento do piso. Seja ele porcelanato ou cerâmica, o material precisa ser de qualidade para que durante a limpeza de rotina da casa, a superfície não fique arranhada ou manchada.

Para saber mais detalhes de como realizar a limpeza e manutenção correta do piso de seu banheiro, confira estas dicas que preparamos especialmente para você!

Pias

Sabia que instalar a pia no canto da parede é uma forma bastante eficiente de aproveitar o espaço em seu banheiro compacto? Desta maneira é possível ganhar mais espaço e aumentar a área de uso da bancada. Por isso é muito importante saber escolher o tipo e tamanho correto de pia certa para instalar em sua bancada.

No caso das cubas, o melhor jeito de aproveitar este espaço é investir em uma peça menor e de forma arredondada, pois a borda ocupa uma área menor na bancada, deixando mais espaço livre para você aproveitar.

Outra opção para usar cuba e economizar espaço em sua bancada é realizar instalação com recuo para baixo. Desta forma toda a superfície fica disponível, porém você perderá um pouco de espaço dentro do seu móvel que está em baixo da pia e encobrirá parte dos detalhes de sua pia, caso ela tenha algum.

Para deixar seu banheiro moderno, invista em pias ou cubas com acabamentos diferenciados. Os metalizados estão em alta, como cobre e o cromado e dão um ar mais rústico ao ambiente. Já as cubas em porcelanato são mais sofisticadas, ideal para uma decoração mais casual e clássica.

Bancadas

Este é um dos espaços mais versáteis que o seu banheiro pequeno decorado pode ter. Nele é possível realizar vários tipos de instalações como bancada de madeira, mesa de vidro temperado ou adaptar uma penteadeira antiga com acabamento de pátina. As possibilidades são inúmeras.

Mas mesmo com tantas opções de customizar esta área, o morador opta na maior parte das vezes pela instalação de uma bancada com acabamento em pedra cerâmica que variam entre Granito e o clássico Mármore Carrara com armários embutidos para melhor aproveitamento do espaço.

Viu como um banheiro pequeno decorado possibilita um mundo de transformações para realizamos em um espaço tão compacto? Aproveite este guia completo de decoração para você usar no seu banheiro e deixa-lo ainda mais estiloso e aconchegante.

Gostou das dicas sobre banheiro pequeno decorado? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos para aprender a manter seu apartamento sempre impecável!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório