Cada quadro em seu devido lugar (ou não)

31 outubro 2016

Quadros são bem-vindos em todos os lugares da casa porque dão vida e personalidade aos ambientes. Entretanto, os cuidados na escolha da arte e disposição dos objetos são diferenciais para uma decoração mais contemporânea, deixando de lado qualquer traço de conservadorismo. A bola da vez é o uso de composições inusitadas, com diferentes tamanhos, motivos e posições.

Esqueça os pregos e os martelos

Segundo a arquiteta Carmen Calixto, uma forma interessante de usar quadros é apoiá-los em painéis ou estantes. “Além de ser lindo, não precisa furar as paredes. Essa é uma boa opção para apartamentos alugados, ou para quem costuma enjoar facilmente e gosta de mudar as coisas de lugar com frequência”.

A arte do quadro é tão importante quanto a composição, conforme explica a arquiteta. “Devemos evitar quadros com pinturas ou imagens de gosto duvidoso. Para quem não tem condições de investir em obras de arte, há várias opções interessantes como os pôsteres e quadros de fotografias. Existem galerias virtuais especializadas nesse tipo de quadro, com infinitas opções a custos interessante”, afirma Carmen Calixto.

Cuidados com a composição

Para evitar uma composição de quadros ultrapassada, é interessante investir em uma disposição assimétrica, trabalhando o volume e as cores de forma leve e espontânea. De acordo com a designer de interiores Iara Santos não se pode ter medo de misturar moldura, tamanho e estilos. “Quadros não precisam combinar entre si. É muito importante que as peças escolhidas toquem os donos da morada de alguma forma, pois estarão sempre em evidência no espaço. Escolher apenas porque combinam com a decoração não é recomendado”, explica Iara Santos.

É possível criar um projeto usando quadros de fotografias, pois além de dispor fotos de momentos importantes para os donos da casa, ele ainda decora o ambiente de forma personalizada. Isso faz com que o projeto de decoração de torne único.

Quer conferir mais sobre dicas de decoração e ficar por dentro de todas as tendências? Siga nosso perfil no Facebook, Instagram e Google+ e acompanhe todas as novidades!

Fonte: Mão Dupla Comunicação – Adaptado

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório