Como economizar na reforma do seu apartamento

16 março 2020

Homem realizando reforma do seu apartamento para economizar

A reforma de apartamento é uma realização quase tão importante quanto a própria conquista do imóvel. Trata-se de uma nova oportunidade para você transformar a sua vida, de uma forma tão intensa como no momento de entrega final das chaves. Redecorar o seu lar é uma experiência única.

Isso porque você consegue dar vida nova ao seu apartamento, modificando todos aqueles detalhezinhos que faltavam para deixar a sua casa ainda mais perfeita.

Neste post, falaremos da reforma sob dois pontos de vista: para pessoas que já têm um apartamento da MRV e para aqueles que ainda não realizou este sonho, mas procura por inspiração. Assim, falaremos do Clube de Vantagens da empresa e apresentaremos algumas dicas para o público geral. Acompanhe conosco!

Como os clientes da MRV podem economizar em suas reformas?

Com o objetivo de tornar a vida de nossos clientes ainda mais prática, criamos o Clube de Vantagens MRV, onde o morador de um condomínio da empresa pode economizar adquirindo vários itens selecionados, como móveis de alto nível.

Tudo isso com a experiência e a expertise na construção de casas populares. Quando tudo começou com o MRV Mais, programa que reúne, no mesmo portal, uma série de benefícios para os clientes da empresa. Lá, é possível encontrar dicas de design, tornar possível negócios e ainda trocar oportunidades com os vizinhos, entre outros recursos.

Uma das grandes iniciativas do MRV Mais foi, justamente, o Clube de Vantagens MRV. Trata-se de uma espécie de shopping on-line, reunindo as melhores marcas do país em um só ambiente. Com ele, é possível adquirir desde eletrodomésticos até móveis para reformular toda a sua casa — e o melhor, com descontos exclusivos, direto de fábrica.

De acordo com Rafael Menin, presidente da empresa, a MRV tem como principal diferencia conectar os clientes a diversos parceiros de alto nível, operando como uma indutora do consumo. A iniciativa tinha como uma de suas metas alargar o portfólio da companhia, para que o relacionamento direto com o cliente não se encerrasse no momento da entrega de chaves.

Nascia aí, o Clube de Vantagens MRV, uma plataforma para venda de produtos de terceiros. Ela foi lançada em outubro de 2017, com um grande foco inicial em acabamento. Após esse período, outras categorias foram sendo agregadas, com destaque para os eletrodomésticos e itens diversos para a decoração do espaço.

Isso porque novos parceiros foram se animando com a iniciativa da MRV. Basta checar alguns novos facilmente reconhecíveis para entender o porquê de o programa ser um sucesso absoluto: Ricardo Eletro, Brastemp, Magazine Luiza... é qualidade para atender até mesmo a mais exigente das reformas.

Como aqueles que ainda não possuem um MRV podem economizar em suas reformas?

Aqueles que ainda não contam com um apartamento da MRV podem encontrar as suas próprias formas de economizar. Para isso, é muito importante contar com lojas de alto nível, que ofereceram materiais de primeira. Assim, você adquire produtos duráveis e de bom gosto.

É o caso, por exemplo, da Leroy Merlin. A empresa, de renome internacional, não oferece apenas tudo o que você precisa para reformar o seu apartamento com segurança. Ela também fornece um serviço de mão de obra especializada, ideal para quem quer contar com profissionais com experiência na função.

Além de contar com materiais de qualidade e mão de obra qualificada, preparamos algumas dicas importantes para você realizar a sua reforma. Vamos conhecê-las.

Tenha um projeto definido

Toda e qualquer reforma deve se iniciar a partir de um planejamento prévio. Assim, você garante que o entusiasmo na hora de melhorar a sua casa esteja de acordo com as suas possibilidades financeiras.

Quem não conta com um projeto inicial pode gastar mais do que o necessário, justamente por não saber bem os passos para realizar as modificações. Como os prestadores de serviços costumam cobrar por diárias ou pelo projeto, é preciso entender o nível de complexidade da reforma para definir o custo total.

Nessa etapa inicial, é interessante analisar se as mudanças pretendidas impactarão em instalações fundamentais da sua casa, como o encanamento. Além disso, é necessário verificar se será preciso quebrar paredes e acabamentos em geral.

Outra ação que deve ser desconsiderada é colocar no papel absolutamente tudo que você almeja para a sua reforma. Esses passos preliminares são fundamentais para que você tenha uma boa noção de como o ambiente estará após a mudança.

Crie um cronograma da reforma

Aqui, é o momento de controlar diretamente o tempo para combater os atrasos ao máximo. Converse com profissionais experientes, como os trabalhadores da Leroy Merlin. Eles poderão repassar informações sobre prazos razoáveis e durações estimadas. A partir daí, marque em um calendário o que será feito em cada etapa do trabalho.

Realize a reforma por etapas

Esse passo tem a ver com o planejamento inicial, que facilitará o cumprimento das metas. Faça uma lista do que já é essencial dentro da sua casa, apontando tudo aquilo que você não pode ficar sem. Depois, é importante pensar em cômodo por cômodo e itens adicionais.

Prepare-se para os imprevistos

Como vimos, um cronograma é essencial para manter a sua obra sob controle. Contudo, é preciso se preparar para eventuais imprevistos. Desde um ataque de cupins até o esquecimento de instalação de tomadas, muitas coisas podem ocorrer e comprometer o andamento da reforma.

Assim, é muito importante manter uma espécie de margem para manobra, isto é: acrescentar um período maior para que tudo esteja pronto e de acordo com os seus desejos. Contar com mão de obra qualificada e bons produtos é fundamental para não prolongar as obras.

Respeite o orçamento estabelecido

Para não se endividar, é fundamental estipular um valor máximo dos gastos — e, o mais importante: respeitar esse orçamento. Para sair bem-sucedido nessa etapa, não deixe de pesquisar e comprar preços, além de buscar condições especiais com as lojas.

Além disso, pense bem sobre qual material tem o maior custo-benefício e busque preços justos na hora de contratar mão de obra. É importante notar que a Leroy Merlin oferece ambos os serviços, com profissionais especializados em reformas em geral.

Por fim, economizar na reforma não significa abrir mão da qualidade. É importante, também, considerar uma margem no orçamento para compras não planejadas e necessidades de última hora. Caso você ultrapasse os seus gastos, dê preferência por quitar a reforma antes de iniciar outra.

Compare o preço de tudo

Não importa se você deseja apenas modificar uma torneira ou trocar todas as portas do seu lar. Por menor ou mais complexa que seja a sua obra, os preços podem variar muito. Afinal, eles levam vários fatores em consideração, como:

  • modelo desejado;
  • marca;
  • produtos de lojas físicas para lojas online;
  • local de venda.

Assim, é uma ótima ideia dedicar o tempo necessário para encontrar as opções mais baratos. Nem sempre os produtos usados (de segunda linha) são uma opção ruim, desde que você não abra mão da qualidade e conte com especialistas no assunto para ajudarem nas escolhas.

A Leroy Merlin é uma boa opção para quem quer encontrar uma grande variedade de produtos em um só lugar e ainda contar com dicas de profissionais experientes, que entendem bem de tudo o que envolve uma reforma domiciliar.

Tome cuidado com as linhas de crédito

Caso os custos com a sua reforma de apartamento fiquem bastante altos, você tem a opção de financiar ou parcelar as compras. Contudo, para não se endividar em excesso, é fundamental pesquisar e comprar as linhas de crédito disponíveis.

Priorize opções que ofereçam benefícios que ajudarão a colocar as finanças em dia. Alguns parceiros da MRV, como o Banco Inter, fornecem algumas vantagens interessantes, como a isenção de tarifas para a abertura da conta digital, gratuidade para manter a sua conta e ainda cartões de débito e crédito sem anuidade.

Faça uma lista única de materiais

Realizar muitas compras em locais diferentes é algo que pode encarecer consideravelmente a sua obra. Além disso, outro erro constante tem a ver com o costume de adquirir os seus materiais também em ocasiões diferentes. São as chamadas compras picadas, que exigem muito autocontrole para que o orçamento não seja desrespeitado.

Desse modo, a melhor maneira de acertar nas compras e economizar é fazer uma lista única de materiais. Dê preferência para aquelas lojas que tenham a maior parte dos itens da sua relação. Será até mesmo mais fácil para garantir descontos ou pagamento facilitado, que são mais facilmente concedidos quando há a aquisição de muitos itens diferentes.

Evite contratar o primeiro prestador de serviços que apareça

Do mesmo modo que você precisa prestar atenção e comparar os preços de lojas diferentes, lembre-se de solicitar orçamentos para os profissionais que fornecerão a mão de obra. É uma boa ideia pesquisar diferentes opções e valores, mas sem deixar de questionar sobre as condições oferecidas.

Além disso, com a internet fica fácil buscar referências sobre os prestadores de serviço. Por mais urgente que a sua obra seja urgente, tente se organizar e se planejar financeiramente para reformar a sua casa de acordo.

Contrate mão de obra qualificada

Pesquisar sobre valores e pessoal leva ao próximo passo lógico: a contratação de mão de obra qualificada. Não importa se a sua reforma tem como finalidade mudar a aparência do seu espaço, ampliá-lo ou restaurar o encanamento: é preciso ter gente boa de serviço para essas tarefas.

Além de contar com bons pedreiros e encanadores confiáveis, o próprio fato de buscar profissionais de alto nível proporciona o contato com outros trabalhadores igualmente qualificados. Assim, se o projeto precisa de um bom eletricista, será possível contar com a indicação de alguém que tenha bastante experiência no ramo.

Profissionais qualificados costumam conhecer outros trabalhadores de alto nível, até mesmo pelo contato em reformas complexas. Esse tipo de ajuda é imprescindível na hora de montar um ótimo time para conduzir a sua reforma.

Além disso, esses profissionais também o orientarão para evitar erros comuns em reformas de apartamento. Um deles é comprar metade ou muito menos em relação aos materiais solicitados. Se você não pode adquirir materiais com folga, adquirir menos que o necessário também é um problema.

Se a sua obra está sendo conduzida por profissionais especializados, o melhor mesmo é acatar os seus conselhos. Dessa forma, eles estão acostumados a calcular quantidades razoáveis para realizar a reforma, visando o mínimo de perda de material. Evitar seguir essas orientações resulta em retrabalho e dor de cabeça extra.

Reaproveite materiais que você já tem

Para economizar dinheiro na reforma da casa, muitas pessoas buscam todas as respostas do lado de fora da moradia. Contudo, nem sempre é preciso reinventar a roda: boa parte do que você precisa pode já estar dentro da sua residência.

Antes de sair comprando loucamente, dê uma olhada naquelas caixas de mudança que você nunca mais vasculhou. É possível que você encontre materiais de reformas passadas, que acabaram sobrando e ainda estão em bom estado.

Pense no descarte dos materiais

Se a reforma for minúscula, essa dica pode até ser dispensável. Entretanto, em obras maiores, é preciso pensar, ainda, no descarte dos materiais. Consulte os profissionais contratados para avaliar as alternativas disponíveis. Não se esqueça de incluir esse valor em seu planejamento!

O descarte de materiais de uma reforma precisa ser pensando ainda antes do começo dos trabalhos. Por mais simples que a obra possa parecer, como uma mera troca de azulejos, essas atividades geram resíduos e muito lixo — que precisam ser descartados de maneira adequada.

Assim, converse com os profissionais da área (durante uma visita a uma loja da Leroy Merlin, por exemplo) para ter informações precisas sobre aluguel de caçamba e formas adequadas de descarte de lixos. Isso é importante até mesmo para evitar multas, que podem ser aplicadas quando o entulho é depositado em um local proibido.

Além disso, o descarte inadequado pode ser flagrado por câmeras de segurança e sistemas de segurança, o que pode gerar até mesmo um processo civil.

Escolha uma loja de alto nível

Escolher uma boa é extremamente importante para ter a certeza de que você terá os melhores materiais e mão de obra qualificada. Profissionais como aqueles da Leroy Merlin poderão alertar sobre produtos de procedência suspeita e sem certificação, por exemplo.

Isso porque materiais brutos, como os tijolos, cimento e madeira, devem ter uma certificação própria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), instituição dedicada a garantir performance e qualidade.

Dessa maneira os vendedores de boas lojas têm dados sobre esse tipo de especificação e estão aptos a esclarecer dúvidas dos consumidores, tornando a sua reforma mais segura.

Compre materiais de qualidade

Parece uma dica óbvia, não é mesmo? Contudo, é preciso enxergar o conselho com um enfoque diferente: é necessário economizar nas reformas, mas não a ponto de adquirir mercadorias de péssima qualidade. Além de comprometer a segurança das pessoas que moram no apartamento, a necessidade de substituir materiais no meio das obras causará muito estresse e transtorno

Assim, não adianta adquirir materiais muito baratos, mas que terão que ser repostos. Isso atrapalha todo o cronograma estabelecido e ainda aumenta muito os valores finais da reforma. Além disso, você desvaloriza o seu imóvel, já que o desgaste das mudanças na propriedade será bem mais rápido.

Para evitar comprar tudo o que for mais barato de forma desenfreada, pense nos riscos que você pode correr. Uma fiação construída com materiais de procedência duvidosa pode carregar uma pane elétrica geral, por exemplo, queimando os seus eletrodomésticos.

Dessa forma, você pode acabar até mesmo gastando com a reforma mesmo que ela já esteja terminada. Isso seria desastroso para o seu orçamento mensal e para as suas metas de curto, médio e longo prazos.

Evite modificar detalhes no decorrer das obras

Vamos supor que o projeto já foi direcionado, os profissionais já deram as suas opiniões e está tudo pronto para que os trabalhadores comecem a reformar efetivamente o seu apartamento. Depois que esse sinal verde foi emitido pelos colaboradores, é importante evitar modificar detalhes demais, principalmente quanto a obra já está em andamento.

Isso porque os proprietários podem achar que um detalhe a ser alterado pode ser insignificante para todo o processo, mas essa opinião não será, necessariamente, a mesma dos profissionais envolvidos. Realizar mudanças de última hora aumenta o prazo final e até mesmo os custos relacionados à mão de obra.

Assim, é muito importante que todas as preferências sejam repassadas aos profissionais antes que o martela para a realização da obra seja realmente batido. Se evitar os imprevistos é fundamental, manter a coerência durante o projeto também é necessário.

Confira sempre as promoções e outlets

Outra ótima maneira de economizar na hora da sua reforma é ficar de olho nas promoções de forma geral, não somente nas suas lojas favoritas. Além disso, os famosos outlets oferecem preços acessíveis, de coleções anteriores em bom estado, por exemplo.

Isso é especialmente importante no início e no fim do ano, quando os preços acabam sendo reduzidos. Portanto, segure os gastos na época de Natal: é bem provável que os valores estejam bem mais atrativos em janeiro e fevereiro, por exemplo.

Além disso, essas promoções também podem ser consultadas na hora de adquirir novos equipamentos, como eletrodomésticos e objetos gerais de decoração, com ótimos descontos.

Garimpe peças em outras fontes

Além de estar sempre de olho nas promoções e nas oportunidades oferecidas por outlets, buscar garimpar peças em lugares como cemitérios de azulejos é uma ótima maneira de economizar na reforma. Se você tem interesse em apostar em uma linha mais vintage, com ladrilhos hidráulicos, por exemplo, melhor ainda.

Nesse tipo de loja é possível encontrar uma ampla variedade de peças antigas e mais atuais, com valores atrativos. Assim, você consegue montar uma composição diferenciada, já que é bem mais fácil encontrar peças avulsas.

Além disso, os populares mercados de pulgas também contam com móveis antigos que podem ser repaginados e oferecer um visual diferente para o seu apartamento: basta um pouco de criatividade, bom gosto e paciência para pesquisar!

Tenha os pés no chão

Apenas o ato de pensar em todas as reformas que você pretende fazer já é uma sensação ótima, não é mesmo? Porém, é preciso cuidado para não se empolga demais com os próprios planos e acabar exagerando nos gastos e nas pretensões.

Assim, converse com amigos, familiares e vizinhos que já tenham realizado reformas semelhantes àquela que você deseja aplicar no seu lar. Qual foi o gasto estimado? Eles precisaram sair de casa para que o trabalho terminasse? Qual foi a quantidade extra de materiais?

Com essas e outras perguntas, fica mais fácil mapear tudo o que pode influenciar na reforma. Buscando essas informações e estudando bastante antes de agir, você acumula conhecimento de causa e faz escolhas melhores.

Acompanhe a obra de perto

Além de contar com profissionais de confiança, você deve acompanhar a obra de perto, como um meio de evitar transtornos. Com isso, a tendência é de que os trabalhadores tenham mais cuidado na utilização dos materiais de construção, o que previne diversos erros.

Será possível evitar desperdícios e agilizar a execução do trabalho, já que os trabalhadores saberão que estão sendo acompanhados de perto. Com esse monitoramento, os insumos serão mais bem aproveitados e gastos não planejados se tornam mais improváveis.

Entendeu como realizar a sua reforma de apartamento? Mesmo que você ainda não seja um cliente da MRV, é possível seguir alguns cuidados básicos para economizar sem perder a qualidade geral do serviço contratado.

É importante, também contar com bons profissionais e material de qualidade, como as soluções da Leroy Merlin. A loja é mundialmente respeitada como um local onde você pode encontrar tudo para realizar a reforma do seu apartamento de maneira prática e segura.

E aí, gostou do artigo e quer ler mais sobre maneiras de deixar o seu apartamento ainda mais aconchegante? Então, aproveite a visita e leia o nosso post sobre como realizar a manutenção do seu ar-condicionado!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório