Como economizar energia elétrica nas bandeiras amarela e vermelha

02 setembro 2019

Redes de energia elétrica abastecendo uma cidade

Com o mundo cada vez mais populoso e urbanizado, a demanda por eletricidade também cresce a um ritmo galopante, muitas vezes maior do que aquele com que a energia solar, que é uma fonte renovável.

Para que se assegure a sustentabilidade, o principal é garantir o uso consciente dos recursos e evitar os danos ao meio ambiente, promovendo um equilíbrio que beneficie não só os consumidores, mas também a natureza.

A transformação nos hábitos de consumo começa dentro de sua casa, com pequenas adaptações feitas até mesmo dentro de casa. Deste modo, também, se evita que a conta de luz pese no bolso no final do mês, ajudando a enxugar despesas desnecessárias no consumo de energia, sem prejudicar o conforto da família.

Confira a seguir algumas dicas de como você pode economizar energia elétrica e reduzir o valor de sua conta no final do mês!

As cores dos ambientes

Na sala, por exemplo, o ideal é utilizar tintas de cores claras na parede e principalmente no teto, que refletem e espalham a luz. Além disso, é possível privilegiar a luz natural que vem das janelas e varandas, instalando mesas de jantar e trabalho próximas a elas, bem como, quando o projeto permitir, instalar claraboias que abram espaço para a entrada da luz do sol.

Escolha as lâmpadas certas

Lâmpadas mais econômicas também são boas aliadas. As fluorescentes, por exemplo, geram economia que pode chegar a até 75% na conta e, embora custem mais caro na loja, quando têm seu preço somado ao que se poupa ao longo de um ano, acaba saindo quase três vezes mais barato que sua concorrente incandescente, além de durar até oito vezes mais.

Outra boa opção são as lâmpadas de LED, que têm potência para iluminar intensamente ambientes com apenas 10W, enquanto outros modelos precisariam de 15W ou até mesmo 60W para dar conta da mesma tarefa.

Desligue todos os eletrodomésticos e eletrônicos

Eletrodomésticos e eletrônicos em stand by podem ser vilões da conta de luz, assim como carregadores de celulares e de computadores ligados permanentemente na tomada, mesmo depois de atingida a carga total do aparelho. Desligar tudo que for possível pode reduzir em até 50% o consumo de energia da casa.

Cuidado dentro e fora da geladeira

Na cozinha, é importante realizar o descongelamento da geladeira com regularidade, evitando camadas de gelo que forçam o aparelho a consumir mais eletricidade. Outra dica importante é nunca utilizar as grades traseiras dela para secar peças de roupa, o que acaba, inclusive, por danificá-la.

Seja no cômodo que for, é importante lembrar que existe um horário de pico do consumo de energia, quando as tarifas são mais altas dado o consumo elevado. Portanto, evite sobrecarregar sua instalação elétrica entre as 18h e as 21h, realizando tarefas em horas alternativas sempre que possível.

Gostou de saber mais sobre dicas simples para você economizar energia elétrica em seu apartamento? Se você quiser receber mais dicas sobre imóveis, assine nossa newsletter e receba outros artigos como este diretamente em seu e-mail!

Fonte: Estadão

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório