Como limpar sofá, estofados e outros tecidos de seu apartamento | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Como limpar sofá, estofados e outros tecidos de seu apartamento

30 agosto 2019

Profissional da limpeza realizando a impermeabilização do estofado do sofá

Descobrir como limpar sofá e estofados de forma a manter os seus móveis bem conservados é um desafio, principalmente para quem tem uma rotina atribulada e dispõe de pouco tempo. Porém, neste post mostraremos como alguns cuidados básicos são o suficiente para manter suas peças em bom estado.

Outra boa notícia é que essa limpeza pode ser realizada com itens básicos, como sabão de coco e bucha. Desse modo, não é necessário buscar soluções muito trabalhosas que tragam transtornos e pesem no seu bolso. Vamos conhecer algumas dicas para deixar o seu sofá e seus estofados sempre bem apresentáveis. Boa leitura!

Limpe semanalmente

Muitas vezes, transformamos os nossos sofás em uma mesa: isto é, comemos e bebemos sentados nele. Porém, é melhor repensar essa decisão, por mais confortável e relaxante que pareça. Manchas, sujeiras inesperadas e mau cheiro podem ser repassados ao tecido e causar uma dor de cabeça tremenda para serem inteiramente removidos.

Além de evitar essas atitudes, é uma ótima medida limpar semanalmente o sofá e os estofados — e apenas sabão e bucha são o suficiente! Como realizar essa tarefa diariamente é inviável e pode até mesmo desgastar os materiais, o intervalo de 7 dias é ideal para manter tudo bem cuidado.

Duas dicas são valiosas para que tudo saia como planejado: a primeira delas é utilizar lenços umedecidos, um meio eficiente e versátil de limpeza, já que ele pode ser aplicado em outros móveis do apartamento; outra ação importante é adotar suportes nos braços do sofá, que os deixarão bem conservados por mais tempo.

Tome cuidado com o excesso de pó

As partículas de poeira estão sempre presentes, mesmo que a gente não consiga enxergá-las. Elas são uma das grandes vilãs no que diz respeito à limpeza de sofá, estofados e tecidos em geral, concorda?

Um aspirador de pó de boa qualidade é uma ótima opção para se livrar do pó e pode ser perfeitamente integrado à limpeza semanal que mencionamos no tópico anterior. Manter os tecidos higienizados e longe do pó é especialmente importante para combater os ácaros.

Invisíveis a olho nu, eles se espalham por diversos cantos da residência, como colchões, carpetes e cortinas e, infelizmente, também se encontram nos sofás e tecidos em geral. Os ácaros causam alergias, que se intensificam no inverno, já que costumamos deixar os cômodos mais fechados por conta do frio.

De modo geral, essas criaturas ficam entre as fibras dos estofados e tecidos, e não em sua superfície, o que dificulta a limpeza. Assim, o aspirador, por operar com eficiência nessas frestas, é a melhor opção tanto para combater os ácaros como para deixar a sua residência longe da poeira.

Combata as manchas imediatamente

Se ainda assim ocorrerem acidentes com alimentos ou líquidos em suas peças, é extremamente importante que a limpeza seja realizada de forma imediata. Isso porque diversos materiais podem deixar manchas fortes no tecido e a retirada total será mais difícil caso a limpeza não seja feita no momento do incidente.

Para manchas mais superficiais e sujeiras mais leves, um litro de água misturado a uma porção de vinagre branco é o suficiente. Uma alternativa é a utilização de duas colheres de chá de bicarbonato de sódio misturada a uma dose de detergente neutro.

Nesse caso, coloque essa mistura em um borrifador e aplique o conteúdo diretamente na mancha. É importante utilizar uma escova macia para esfregar a sujeira, alternando os movimentos nos sentidos horário e anti-horário, para evitar que a manche se espalhe. Depois, é só tirar o excesso com um pano úmido e secar o tecido com outro seco.

Realize a limpeza de acordo com cada material

Diferentes tipos de material exigem técnicas diversificadas de limpeza. Em tecidos, como linho e veludo, a dica é utilizar um pano limpo umedecido com um litro de água morna e uma dose menor de vinagre branco (algo em torno de 250 ml). Depois, basta passar no sofá e deixar secar naturalmente.

Quando o sofá é de couro ou courino, uma ótima medida é utilizar um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro. Para conservar o material, aplique silicone líquido com o auxílio de uma flanela. Repetir essa ação a cada 3 meses vai ajudar a hidratar adequadamente a peça.

Existem diversos tipos de couro e alguns deles são bastante delicados. Mas é possível ter um cuidado diário com o uso de espanadores para retirar o excesso de pó. Algo importante a se fazer, também, é verificar a etiqueta do sofá para descobrir os produtos mais indicados caso haja a necessidade de um reparo mais severo, como no caso de acidentes com líquidos.

Por fim, quando o material do seu sofá for camurça, é preciso ter um cuidado especial para que tudo saia bem. Utilize panos levemente umedecidos somente com água — e, dependendo do nível de sujeira do móvel, utilize detergente neutro.

Elimine os pelos de cães e gatos

Para quem tem pets em casa, os pelos dos animais são uma constante dor de cabeça, principalmente quando se prendem a sofás e tecidos em geral. O aspirador de pó é um aliado valioso, mas é recomendada, também, a utilização de uma fita adesiva para reforçar os cuidados.

Envolva um pedaço de fita na mão e, com a parte adesiva posicionada para fora, esfregue-a por todo o local. Assim, a cola do material vai eliminar os pelos de forma ágil. Outra técnica interessante para otimizar o cuidado em relação aos animais é a impermeabilização.

Ela consiste na aplicação direta de produtos específicos com a função de proteger as diversas partes de um móvel. Desse modo, fica mais fácil evitar a penetração mais intensa de diversos líquidos e focos de sujeira em geral.

Desde que sejam respeitados os produtos especificados na etiqueta do sofá, ela pode ser realizada pelos próprios moradores da residência, com o uso de sprays e outros itens. Porém, em caso de limpeza em uma quantidade maior de móveis, é indicada a contratação de profissionais especializados no ramo.

De qualquer modo, essa técnica é especialmente útil para manter as suas peças conservadas e bem cuidadas por mais tempo, principalmente para quem tem animais de estimação em casa.

Percebeu como algumas ações simples são bastante eficientes para manter a integridade dos seus móveis? Agora que você já sabe como limpar sofá e estofados de forma prática, basta adequar essas dicas ao seu próprio cronograma e colher os resultados.

Gostou de saber mais sobre dicas de como limpar sofá e estofados em seu apartamento? Se você quiser receber mais dicas sobre imóveis, assine nossa newsletter e receba outros artigos como este diretamente em seu e-mail!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório