Você sabia que é possível remover manchas em porcelanato e cerâmica sem muito esforço? Pensando nisso, separamos algumas dicas para fazer a higienização e remoção, especialmente de manchas de gordura, com facilidade. Dessa forma, você que cuida com tanto carinho de sua casa conseguirá mais facilidade no seu dia a dia.

O mais importante, nesse caso, é identificar o tipo de mancha e os procedimentos que preservam o local manchado. Só assim será possível evitar retrabalhos ou uso de limpadores inadequados que podem colocar em risco a saúde de sua família.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais sobre como remover manchas para manter a decoração intacta de maneira fácil.

Entenda como escolher o produto ideal

Inicialmente, é importante saber que cada tipo diferente de mancha deve ser tratado com os produtos químicos mais adequado para sua remoção, que também varia de acordo com as características da superfície manchada e do ambiente onde ela está. Caso contrário, a mancha pode não sair completamente ou o porcelanato ficar danificado para sempre.

Portanto, antes de iniciar a limpeza, identifique qual é a superfície manchada, o ambiente e os tipos de produtos químicos indicados para remover os principais tipos de sujeira. A seguir, destacamos as principais possibilidades e como proceder em cada caso.

Cerâmica fosca na cozinha e área de serviço

As manchas mais comuns nesses tipos de ambientes são provocadas por gorduras e alimentos corantes, como o molho de tomate. Em ambos os casos, a melhor opção é utilizar a mistura caseira de uma parte de vinagre com quatro partes de água.

Basta deixar o produto agir por dez minutos sobre a superfície manchada. Se precisar, esfregue o local com uma escova de cerdas duras até que a mancha saia. Em seguida, é preciso retirá-lo com água e detergente.

Cerâmica fosca no banheiro

O banheiro é um local úmido que abriga bactérias, fungos e outros microrganismos transmissores de doenças. Para realizar a limpeza de cerâmicas foscas nesse ambiente, uma boa ideia é acrescentar um pouco de água sanitária para evitar mofo e bolor. Esse procedimento deve ser feito uma vez por semana.

De resto, a limpeza de cerâmicas pode seguir os mesmos passos do tópico anterior. Lembre-se de secar bem o local após a faxina.

Cerâmica brilhante na cozinha, banheiro e área de serviço

Também não há segredo neste caso. Para remover as manchas, basta seguir o procedimento indicado para as cerâmicas foscas na cozinha e área de serviço.

A diferença agora é que, em vez utilizar uma escova de cerdas duras, você pode optar por uma esponja, um pano úmido ou uma escova macia, a fim de prevenir arranhões na superfície brilhante. Evite produtos mais abrasivos ou bicarbonato de sódio, pois eles podem arranhar o local.

Porcelanato fosco na cozinha, área de serviço e no banheiro

remover manchas em porcelanato e ceramica
Arquivo MRV

Como se trata de uma superfície bastante delicada, o porcelanato exige alguns cuidados. Portanto, sua higienização pode seguir o procedimento dos tópicos anteriores, mas sempre por meio de escovas, esponjas ou panos bem macios.

Mas quando você precisar realizar uma limpeza mais pesada, utilize a mistura de uma parte de saponáceo cremoso com nove partes de água — fique atento, pois a aplicação direta do saponáceo sobre a superfície pode aumentar as manchas de maneira definitiva. Em seguida, enxágue bastante com água limpa.

Finalmente, vale lembrar que em todos os casos acima é possível utilizar removedores específicos para retirar o limo que fica acumulado nas frestas dos azulejos. Siga as instruções da embalagem e depois remova o restante da sujeira com um pano úmido.

Saiba como limpar cerâmicas e porcelanatos após obras em apartamentos

remover manchas em porcelanato e ceramica

Algumas obras deixam vestígios nas superfícies de cerâmica e porcelanato em apartamentos. Há diversos procedimentos que o morador pode adotar para remover bem a sujeira inevitavelmente se acumulam, vindo do concreto, cimento, rejunte e outros produtos residuais de uma obra.

No caso das cerâmicas, basta utilizar um saponáceo diluído em água e esfregar com a esponja. A seguir, deve-se aplicar a mistura de vinagre branco e água, deixando-a agir por alguns minutos. Ao final, é preciso esfregar o local novamente e retirar a sujeira com um pano úmido.

Quanto aos porcelanatos, é preciso remover a camada fina de sujeira da obra formada sobre o revestimento com um pano macio e seco. O procedimento deve ser feito no máximo 30 minutos depois da instalação do porcelanato. Vale utilizar um detergente de limpeza pós-obra para remover manchas e deixar o piso com uma aparência impecável. Esse produto é encontrado em lojas de materiais de construção.

Veja quais passos seguir para fazer a limpeza rotineira de cerâmicas e porcelanatos

A limpeza rotineira é muito importante para evitar manchas em superfícies de porcelanato e cerâmica. Não é necessário adotar todos os procedimentos de como limpar mancha em porcelanato ou cerâmica, mas vale tomar alguns cuidados para manter as superfícies intactas e sem arranhões no seu apê.

Para a limpeza diária, retire o pó utilizando um espanador, flanela macia ou esponja macia, passando um pano molhado logo em seguida. Para o porcelanato fosco, é recomendado utilizar sempre um detergente neutro ou saponáceo. Já no caso do porcelanato polido, pode ser passado um pano com álcool. Depois, seque tudo com um pano limpo.

Tomar todos os cuidados evita que essas superfícies manchem permanentemente. Além disso, a manutenção correta permite que cerâmicas e porcelanatos fiquem com o aspecto de novos por muitos anos.

remover manchas em porcelanato e ceramica
Arquivo MRV

Caso as manchas persistam e haja necessidade, é sempre uma boa ideia contratar uma equipe de limpeza profissional para remover os resquícios de sujeira. Ela saberá quais produtos químicos utilizar da forma mais adequada para cada tipo de superfície.

Aprenda a tirar mancha de gordura em diferentes tecidos

Os tecidos inseridos na decoração da casa ou nos móveis também costumam ter problemas quando entram em contato com mancha de gordura. Dentro desse contexto, existem algumas dicas caseiras que fazem toda a diferença no momento de preservar os tecidos. A principal delas é o uso de detergentes.

Basta pingar algumas gotinhas do modelo comum de cozinha e deixar agir diretamente em cima da mancha. Depois disso, caso a mancha seja em um estofado, por exemplo, é recomendado passar um pano úmido para fazer uma espécie de enxágue.

Para os tecidos claros, o melhor caminho é optar pelo uso de vinagre branco. Aplique algumas gotas na peça de maneira direta e deixe agir durante alguns minutos. Vale lembrar que esse procedimento precisa ser realizado na sombra para evitar outros tipos de manchas. Uma dica bônus é usar também limão durante o processo de limpeza.

Manchas em janelas

As soluções que incluem detergente e limão também são indicadas para limpar as manchas de gordura das janelas. Se você tem crianças em casa, as marcas nos vidros são frequentes e trazem uma sensação de sujeira mesmo que todos os cantinhos da casa estejam bem higienizados.

Adicione água em um balde com detergente específico para limpeza de vidro e gotas de limão. Uma ideia que costuma fazer muita diferença no resultado aqui é incluir água quente para ajudar a gordura a se dissolver das janelas de maneira mais rápida. Assim, você leva muito menos tempo em todo o processo de limpeza.

Manchas em paredes

Se a parede branquinha do apartamento traz uma sensação única de conforto e aconchego, uma mancha de gordura consegue tirar o sossego de qualquer pessoa, não é mesmo? Sendo assim, a melhor maneira de limpar está em usar primeiro detergente comum e água morna. Esfregue o local da mancha com a ajuda de uma bucha. Agora se a mancha for mais complexa, adicione o vinagre branco em um pano de microfibra.

Manchas em armários e portas

As portas e armários devem receber atenção especial quando estão manchadas. Isso porque é preciso avaliar o material de cada um antes de escolher o melhor tipo de produto. Em peças de madeira, por exemplo, existe a possibilidade de manchar ainda mais o verniz ou deformar a própria madeira.

Em situações que precisam de limpeza pesada, o óleo de peroba se torna seu principal aliado. Porém, antes de iniciar o processo é indispensável fazer testes em uma superfície direta. Se ficar esbranquiçada, não use na madeira pela possibilidade de danos.

Caso fique apenas mais brilhante, aplique na mancha com um pano macio e esfregue em movimentos circulares. Não pressione com força e, ao final, passe um pano limpo para remover os resíduos. Se precisar polir em seguida, dê preferência aos produtos de confiança, como lustra móvel ou cera.

Agora você já descobriu como limpar mancha de gordura em diferentes tipos de superfícies de uma maneira muito simples. Na maioria dos casos, basta ter produtos de limpeza básicos sempre à mão, como vinagre, saponáceos, água, panos e esponjas, além de escovas macias e duras. Se você tomar todos os cuidados, seu apê ficará sempre limpo e com cara de novo!

Gostou das dicas sobre como limpar manchas em porcelanato e cerâmica? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a organizarem suas casas com soluções práticas.