Conheça 25 aplicativos de decoração para facilitar suas escolhas | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Conheça 25 aplicativos de decoração para facilitar suas escolhas

31 julho 2019

Mulher utilizando aplicativos de decoração para o seu apartamento

Conhecer os principais aplicativos de decoração é uma tática excelente para facilitar sua vida. De fato, qualquer decisão equivocada em uma reforma pode comprometer todo o resultado da casa nova e gerar dor de cabeça no futuro.

O grande segredo está em procurar recursos inovadores que reduzam ao máximo o tempo gasto no processo. Assim, fica muito mais simples montar umambiente aconchegante, conforme suas preferências, sem deixar a elegância de lado. 

Quer saber mais? Vamos mostrar um guia completo com 24 opções de aplicativos de reforma e decoração. Acompanhe.

1. Crie Suvinil

A fabricante de tintas oferece um aplicativo que possibilita ao usuário visualizar nomes de tinta de acordo com fotos. Por exemplo, se você está em um consultório médico e gosta da cor da parede, basta fazer um registro com o celular que o sistema encontra todas as informações referentes a tinta usada. 

Além disso, para evitar confusões na loja ao não saber o nome da tonalidade, o serviço ajuda a explicar ao vendedor o que precisa ser adquirido e a quantidade de tinta necessária conforme o tamanho de suacasa.

Uma outra funcionalidade muito interessante envolve acessar dicas com tutoriais de efeitos decorativos que fazem toda a diferença na visão de quem deseja fugir do tradicional durante uma reforma. 

2. Reforma Ca$a

O aplicativo é resultado de uma parceria entre a revista Arquitetura & Construção com o simulador Arquitecasa. O serviço gratuito está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Todas as informações disponíveis são contextualizadas para pessoas que desejam reformar a casa sem conhecimentos técnicos sobre o assunto

Aqui, você pode tirar dúvidas sobre valores, tempo de obras, melhores profissionais disponíveis e inspirações que ajudam a definir o que combina com seu ambiente. Existe um passo a passo bastante simples que faz uma verdadeira análise profissional em minutos. Veja, a seguir, como funciona:

  • faça o cadastro no aplicativo;
  • selecione o ambiente que deseja ser reformado;
  • escolha o tipo de serviço que será executado;
  • informe as metragens;
  • confira o relatório com custo de mão de obra e outros detalhes para o andamento da obra.

3. Tok & Stok Decora

A renomada loja de móveis e decoração oferece um aplicativo completo com dicas sobre arquitetura, reformas, cultura e atualidades em geral. Além disso, ainda existe uma aba com entrevistas relacionadas ao assunto para estimular os usuários a tomarem boas decisões. 

Na tela inicial, dentro das opções do menu, você pode consultar as edições da revista "Design" com tendências e novidades desse universo que ajudam a pesquisar os melhores preços sem deixar de lado a beleza do espaço. De maneira completamente interativa, a praticidade está em clicar nos itens da revista para ser redirecionado a loja virtual e adquirir os produtos. 

Essa ferramenta permite também selecionar as peças favoritas em um catálogo compartilhado por e-mail para ser acessado no momento das compras. 

4. Coral Visualizer

A grande vantagem do Coral Visualizer é a chance de testar cores e dividir tudo com seus amigos. O aplicativo tem um decorador virtual que avalia o ambiente registrado ao vivo ou a partir de uma foto para selecionar na tela seguinte a cor desejada. 

Caso você já tenha algumas ideias em vista, pode ir direto nas opções de misturar e acompanhar tudo ganhado vida na tela do celular. Outro ponto que chama bastante atenção é a chance de selecionar paletas de cores de acordo com as características de seu espaço. 

Com isso, a montagem de umprojeto criativo depende apenas do usuário. O serviço está disponível para smartphones de sistema iOS e Android de maneira gratuita com opções de compartilhar a ideia no Facebook ou Twitter. 

5. Conceito Duratex

O simulador de ambientes é uma verdadeira mão na roda na hora de agilizar uma reforma ou decorar a casa nova. Os recursos visuais são desenvolvidos pela marca no painel do aplicativo, justamente, para que você possa deixar qualquerespaço mais confortável e com a sua personalidade. 

Nesse caso, as facilidades vão além das cores decorativas de uma reforma. Também é possível explorar mudanças e combinações de arquitetura. Entre os principais exemplos estão objetos funcionais, luzes, plantas e disposição de janelas. 

O revestimento das paredes é um dos atrativos de maior sucesso. Afinal de contas, ao pensar em um projeto desse tipo, todo mundo deseja ver se o quarto ficará aconchegante no resultado final. Além do aplicativo, o usuário ainda pode verificar a harmonização visual na versão web do serviço. 

6. MEPRO – Meça e Procure

O conceito do Meça e Procure envolve facilitar a vida do usuário ao máximo. Isso porque o aplicativo não só ajuda a elaborar a decoração como também mede os eletrodomésticos que cabem em sua casa.

Você não precisa ir até a loja para saber exatamente o que seencaixa na cozinha, por exemplo. Esse tipo de praticidade permite apenas listar as medidas do cômodo para mostrar os aparelhos líderes de vendas de acordo com as informações registradas. 

Os preços e as lojas também são mostrados em detalhes como largura x altura de todas as peças selecionadas. Com uma linguagem interativa e bastante simples, o sistema pode ser usado tanto por profissionais de decoração como pessoas comuns em busca deeconomizar nessa tarefa. 

Outra opção bastante interessante envolve escolher o MEPRO para fazer a lista de presentes de casamento, já que os noivos podem informar corretamente o que se encaixa com seu novo lar e as preferências de decoração. 

7. Arkpad

A principal referência quando se ouve o nome do aplicativo Arkpad é que as fotos dos ambientes mostradas são composições feitas por profissionais. Ou seja, a referência inicial mostra como criar uma harmonia visual repleta detendências

O serviço disponibiliza aos usuários acesso a imagens, catálogos, medidas, materiais e dicas organizadas por necessidade de cada cômodo com o intuito de alcançar uma temática única. Ao clicar na tela, automaticamente, já aparece as informações do autor do projeto de decoração e das lojas fornecedoras das peças. 

Assim, além de ser uma luz para os desejos dos consumidores finais, a ferramenta ainda serve de norte para os profissionais da área que precisam de estilo e praticidade na hora de tomar decisões. 

8. Emolduras

O Emolduras tem como objetivo trazer praticidade e criatividade para quem passa por um caos durante uma mudança. Com ele, você consegue pré-visualizar as molduras das paredes por meio do painel do aplicativo e combinar o resultado com seu ambiente.

O serviço foi desenvolvido pela loja Everaldo Molduras paracomemorar os 40 anos de atuação no mercado. O usuário pode fotografar o quadro e solicitar o orçamento pela própria ferramenta diante das dezenas de opções disponíveis. 

Quando o valor oferecido agrada, a empresa retira a arte no local desejado e já devolve com o quadro pronto sem que seja preciso sair de casa para realizar todo o procedimento. 

9. Pinterest – Shop the Look e PinCodes

Quem nunca ficou deslumbrado com as lindas fotos de decoração do Pinterest, não é mesmo? Com os PinCodes e o Shop the Look disponibilizados no Brasil, você consegue os QR Codes de lojas, embalagens, propagandas ou revistas relacionados ao que está sendo exibido no painel de imagens da rede social. 

O Shop The look também mostra onde comprar os produtos com dicas de melhores preços. O maior diferencial está na possibilidade de criar sua pasta dos sonhos para reunir as preferências de moda edecoração minimalista enquanto faz pesquisas de melhor custo-benefício. Com essa integração entre o mundo real e virtual, fica mais simples também realizar compras de utensílios para a casa além da decoração.

10. Color Snap

O aplicativo é da marca de tintas Sherwin-Williams e representa uma solução para encontrar a melhor paleta de cores em qualquer tipo de ambiente. O processo costuma ser muito simples. Basta tirar uma foto que o sistema já identifica de maneira dinâmica quais cores combinam com o local selecionado e mostra essas opções ao usuário. 

São mais de 1.500 modelos que sugerem tonalidades predominantes e suas harmonizações principais. Com uma ferramenta focada em funcionalidade, o recurso pode ser feito em fotos já existentes ou tiradas pela câmera do celular. A partir disso, você consegue criar uma pasta de preferências com cores selecionadas ajustáveis para cada tipo de cômodo da nova casa. 

11. iHandy Level Free

Para quem tem dificuldades de definir nivelação no momento de fazer uma mudança, esse aplicativo se mostra como uma luz no fim do túnel. O funcionamento do sistema detecta imediatamente se uma superfície ou um quadro pendurado na parede estão nivelados corretamente. 

O processo visa facilitar a vida do usuário o máximo possível. Posicione o gadget em direção a superfície que precisa de nivelação e aguarde alguns instantes. Pronto! O processo já aparece em seguida com todas as informações necessárias para concluir a obra de sua casa com tranquilidade. 

12. Homestyler Interior Design

Só quem já decorou uma casa e lidou com a dor de cabeça de uma reforma sabe que todo o tipo de ajuda é muito bem-vinda. Para que as ideias fluam na hora de montar um ambienteelegante e confortável na medida certa. Com esse aplicativo, você pode tirar uma foto do espaço a ser decorado e inserir peças tridimensionais.

Assim, fica mais simples saber como o cômodo vai ser na versão final, com quais móveis combinar, o tipo de tapete que deve utilizado ou a iluminação correta. Como forma de interagir ainda mais com o usuário, o serviço oferece tutoriais para deixar a experiência ainda mais personalizada com artigos sobre as novidades desse segmento. 

13. Aplicativo CASACOR

A CASACOR é uma grande referência quando se trata de decoração. Para ficar sempre perto dos apaixonados pelo assunto, a mostra criou o aplicativo de mesmo nome que possibilita acessar a qualquer momento os anuários de edições anteriores. O conteúdo está disponível para smartphones e tablets com uma espécie de registro histórico. 

Diante disso, quem não conseguiu comparecer ou deseja reviver o ambiente depois de desmontado permanece com as referências em uma pasta seleta cheia de conexões. Além da chance de reverberar na memória de quem viu as decorações pessoalmente, consultar a plataforma serve como um guia para que você capriche em um estilo original de decoração.

14. Photo Measures

O Photo Measures serve como um ponto direcionador para quando os primeiros móveis já chegaram na casa nova. Com esse suporte, o usuário consegue fotografar os ambientes para saber exatamente as medidas de outras peças que podem ser incorporadas na decoração. O serviço se torna especialmente útil no momento de escolher móveis. 

Pois, você consegue saber com mais precisão se a peça não vai tornar o cômodo apertado ou mais escuro do que o desejado. A harmonização entre os itens é uma questão que faz toda a diferença no resultado final e conta muitos pontos no momento de definir onde investir seu dinheiro sem arrependimentos. 

15. Autoclosets Mobile

Já imaginou criar seu próprio closet pelo celular? Seria uma experiência e tanto, não é mesmo? Com o aplicativo Autoclosets Mobile se torna muito simples mensurar o espaço necessário para organizar todas as suas roupas sem comprometer os outros cômodos da casa.

A partir dos recursos da plataforma, o usuário desenha seu closet ao selecionar o módulo que se encaixa com o ambiente e informa a largura e a altura das peças. Feito isso, a ferramenta gera a imagem do closet pronto e você consegue salvá-lo em JPG ou PDF.

Assim, apresentar a ideia já com imagens ao marceneiro responsável pelo projeto reduz bastante o tempo de realização e ajuda a evitar surpresas desagradáveis. O aplicativo é gratuito, porém, está disponível apenas para quem tem smartphone com sistema operacional Android. 

16. Casa e Jardim

O aplicativo disponibiliza mais de 500 sugestões de decoração para ambientes que vão desde os mais simples até mansões de praia. Além disso, ainda existem informações atualizadas sobre arquitetura e paisagismo.

O grande diferencial do serviço está na possibilidade de dar uma cara nova a um ambiente já existente, organizar melhor os brinquedos das crianças ou reformar móveis gastando pouco. 

Na aba dedicada às inspirações de paisagismos, existem sugestões de espécies de plantas para diferentes condições climáticas,limpezas e arranjos modernos para você se inspirar a encher sua casa de flores. 

Já na seleção sobre arquitetura, o usuário consegue se informar sobre revestimentos, preços de materiais de construção e ideias de integração de ambientes com funcionalidade. Tudo isso, com opções interativas que mostram todos os ângulos das fotos para que você identifique os segredos das decorações por trás. 

17. Color Smart

Por mostrar um verdadeiro universo de possibilidades aos usuários, o aplicativo se mostra uma ótima opção para fazer testes em seu projeto. Se você viu uma cor de tinta maravilhosa na rua e quer exatamente aquela tonalidade em seu espaço, fotografe com a plataforma e guarde todas as informações exibidas em sua lista de prioridades. 

Sendo assim, o usuário pode curtir os passeios ou viagens de olho nos itens de decoração e na arquitetura das casas pelo caminho. O recurso está disponível para celulares com sistema Android e iOS de forma gratuita. 

18. Guia da Casa

O Guia da Casa funciona como uma maneira de localizar pelas redondezas os endereços das lojas de materiais de construção e arquitetura mais próximas. Essa medida facilita muito a vida de quem está mudando para um novo bairro sem conhecer nada por perto.

Em função disso, fica muito mais fácil agilizar o trabalho da equipe responsável ao mesmo tempo que começa um comparativo de preços com a intenção de evitar gastos desnecessários. Outro atrativo interessante é que o sistema permite contatar fornecedores, pedir orçamentos e enviar e-mails diretamente. 

19. Houzz

A ideia da plataforma é servir como um grande guia que leve as pessoas até a construção da decoração dos sonhos com o recurso da realidade aumentada. São mais de 900 mil fotos de ambientes prontos com peças de todos os gostos epara todos os bolsos

O aplicativo funciona como uma fonte de inspiração que faz de sua casa um lugar aconchegante sem deixar o charme de lado. Caso você goste de alguma peça, é possível selecioná-la e receber as informações sobre onde comprar com dicas de harmonização com seu espaço. 

20. Magic Plan

A proposta do Magic Plan é que você consiga dispensar o serviço dos arquitetos. Se a sua vontade gira em torno de ter autonomia em todo o processo de reforma, basta baixar o aplicativo e concentrar as forças no seu bom gosto. Em um ambiente vazio, direcione a câmera do celular para registrar as imagens dos cantos. 

De imediato, o programa vai medir e criar a planta baixa dos cômodos. O desenho de todas as paredes é realizado de maneira prática sem a necessidade de avaliações posteriores.

O ponto alto está na eliminação de processos que tomam tempo, como medir os espaços, desenhar, arrastar móveis ou esperar a chegada de um perito. Todo esse universo de facilidades está disponível para iOS em uma primeira versão gratuita. 

21. Mydeco

Os testes dentro da proposta de decoração são a principal vantagem desse aplicativo. Com ele, você pode fotografar uma parte da casa e inserir nela peças que você pretende comprar para saber como será o resultado. 

Por exemplo, se o desejo de consumo for uma poltrona vermelha para a sala, basta colocá-la virtualmente antes de decidir se a tonalidade se encaixa perfeitamente com o restante do ambiente. O recurso está disponível para smartphones com sistema operacional iOS. 

22. My Measures

O objetivo do aplicativo é ajudá-lo a deixar a fita métrica e a trena de lado para ganhar muito mais praticidade. Com o My Measures, torna-se possível medir a lareira, a sala de estar, a quina do quarto e a coluna entre as salas apenas apontado o celular. 

A partir das imagens capturadas, existem diversos recursos que facilitam no momento de encontrar os ângulos que você deseja. Por ter uma interface agradável e extremamente funcional, o usuário precisa apenas clicar na página inicial para ser direcionado a um menu com opções interligadas com a câmera do aparelho.

Entre os recursos se destaca a possibilidade de inserir setas, textos, enquadramentos e réguas digitais na hora de capturar a imagem. No entanto, ele só está disponível no Brasil em versão na língua inglesa e é pago. 

23. Neybers

Muito semelhante ao houzz, no entanto, sem o recurso da realidade aumentada, esse aplicativo permite a inserção de milhares de produtos na foto de um ambiente para fazer combinações de decoração. 

Mesmo que o usuário ainda não tenha o espaço que será montado pronto, é possível usar os moldes disponíveis na plataforma com o objetivo de ter uma base visual. Tudo se mostra de maneira tão fácil que o usuário se sente um grande designer de interiores logo de imediato. 

Sem contar que os artigos inseridos nas imagens são itens de lojas reais que podem ser adquiridos depois da pesquisa. Além disso, ainda existe a chance de compartilhar seu projeto com amigos e familiares no Facebook, Instagram e Twitter. 

24. iHandy Level

O iHandy Level entra na mesma linha de nivelação de quadros. Para fixar molduras nas paredes ou prateleiras, você precisa de uma ajudinha extra para acertar em cheio. Toda demanda nesse sentido exige ter um "nível" de régua que indique a inclinação correta de uma superfície.

Assim, o recurso da plataforma transforma o celular em exatamente uma régua com essa função. Basta colocar o aparelho próximo da superfície que precisa ser avaliada e aguardar a resposta sobre o alinhamento. 

25. Planner 5D Design de Interior

O recurso é ideal para criar você mesmo as plantas interiores de um projeto. Além da possibilidade de começar do zero, o usuário também consegue pegar materiais prontos com o intuito de adaptá-los às suas necessidades.

Um dos principais atrativos é a criação de imagens 3D que podem ser convertidas em imagens HD que tornam todo o processo mais realista.

O mais importante é ter no seu smartphone facilidades que ajudem a tomar melhores decisões em uma reforma. Assim, com apoio da tecnologia, a casa dos seus sonhos vai ser planejada de maneira prática sem deixar de lado o bom gosto.

Gostou das informações deste artigo sobre aplicativos decoração? Então, aproveite eassine a nossa Newsletter para ficar por dentro de conteúdos exclusivos.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório