Dicas de como organizar a área de serviço

13 março 2020

2 comentários
Área de serviço de decorado MRV integrada com a cozinha

Há algum tempo, as roupas eram lavadas à mão, no tanque, e penduradas em varais no quintal, para que secassem ao sol.

Hoje, com apartamentos cada vez mais enxutos, a área de serviço se tornou um espaço bem compacto, por isso temos que abusar da criatividade para que possamos guardar nela todos os utensílios necessários na limpeza e organização doméstica.

Como organizar sua área de serviço

Como organizar a área de serviço requer um pouco de desapego, o espaço muitas vezes é usado como quartinho da bagunça. Procure descartar, ou doar o que não usa. Você pode também reorganizar objetos que não pertençam ao espaço como:

  • louças;
  • eletrodomésticos não muito utilizados;
  • sapatos;
  • caixas;
  • o restante da mudança que ficou sem lugar;
  • os brinquedos das crianças.

Manter uma área de serviço organizada requer, além da criatividade, um pouco de investimento. O mercado está repleto de ótimas opções, como prateleiras, armários, nichos, suportes, ganchos, entre outros.

Dicas para manter a lavanderia sempre em ordem

Procure utilizar o máximo de paredes possíveis, fixando armários e prateleiras a partir de 15 cm do chão. Por se tratar de uma área molhada, o piso deve sempre estar livre de objetos, o que também facilita a circulação.

Em prateleiras mais altas, longe do alcance de crianças e bicho de estimação, guarde todos os produtos de limpeza, organizados em fileiras e por ordem de data de validade (os que perecem primeiro ficam na frente). Nunca guarde alimentos neste local, nem mesmo ração de animais!

Opções para você organizar a sua área de serviços

Uma das maneiras mais práticas para você deixar sua área de serviços sempre organizada é utilizar nichos, armários ou prateleiras.

Os nichos são baratos e de fácil instalação. Ou seja: o próprio morador pode instalar o móvel. Isso vale para as prateleiras, que por sua vez, são ainda mais práticos que os nichos e deixam o ambiente com um aspecto amplo.

Nestes dois casos, os produtos ficariam à mostra em sua área de serviços. O que por um lado poderia dar a impressão de desordem. Porém, sabendo alinhar e organizar os objetos, eles podem trazer um efeito mais decorativo para o ambiente.

Já os armários, modulados ou planejados embutidos em baixo da pia do tanque, podem oferecer maior sensação de organização em sua lavanderia. Além de ser uma opção mais segura para quem tem crianças, ao colocar trancas nas portas.

Fique atento com a quantidade de objetos 

Sabendo da importância de ter a área de serviço organizada, mas de nada adianta seguir todas as dicas anteriores e se esquecer desta!

Algo muito importante que as pessoas ignoram em suas casas, principalmente quando se trata de apartamentos pequenos, é com relação a quantidade de objetos. Como cada vez mais o espaço precisa ser aproveitado de maneira inteligente e funcional, a área de serviço não é diferente.

Fique atento com a quantidade de objetos neste local. Estocar material de limpeza por exemplo, além de estocar espaço, pode fazer com que você gaste mais dinheiro no futuro com ele.

Já pensou na possibilidade de perder uma promoção no mercado de pagar menos num produto que você já tem em casa e que pagou caro no passado? Ou então, deixar seus produtos passarem da validade porque não os utilizou a tempo.

Essas são umas das desvantagens em ter um cômodo em casa desorganizado. Aproveite nossas dicas de como organizar a área de serviço e realize uma faxina. Não se esqueça de deixar aqui nos comentários como você faz para deixar a sua bem organizadinha! 

Fonte: Viva Decora, adaptado

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Comentários

Marlene
Marlene disse: 17 março 2020
Gostaria de receber dicas para reforma de banheiro
MRV
MRV disse: 18 março 2020
Olá Marlene, como vai?

No momento, não temos um conteúdo específico sobre reforma de banheiro, mas temos um post completo falando sobre decoração de banheiro pequeno, talvez você goste dessas dicas. De toda forma, vamos anotar sua sugestão!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório