Energia solar residencial: 4 benefícios que você precisa conhecer

18 abril 2018

Placas de energia solar fotovoltaica instaladas no topo de uma residência
A energia solar residencial é proveniente do reaproveitamento da luz e do calor do Sol. É renovável e sustentável, podendo ser convertida em energia elétrica por meio de tecnologias como a energia solar fotovoltaica.

Essa energia é produzida pelo contato da luz do Sol com os painéis solares fotovoltaicos. Depois, ela é transmitida para o inversor, que a transforma em energia elétrica. Parte dela é enviada diretamente para nossa casa e consumida pelos aparelhos e lâmpadas ligados no momento.

Ficou curioso sobre essa opção? Confira, agora, alguns benefícios da utilização da energia solar nas residências:

1. A energia solar residencial agrega valor ao imóvel

A vida útil de um sistema de energia fotovoltaico pode chegar a 30 anos. Dessa forma, esse investimento, além de trazer uma diminuição imediata na conta de luz, pode gerar um retorno futuro, no caso da venda do imóvel.

Isso ocorre porque imóveis entregues com energia solar possuem um diferencial no mercado, o que aumenta o seu valor agregado.

2. Gera economia na conta de energia

O excesso de energia produzido é enviado para a rede da distribuidora de energia elétrica, que oferece créditos em troca. Como durante a noite não há geração de energia solar, esses créditos são utilizados para o abatimento do consumo no período.

Considerando que o sistema solar se paga em aproximadamente 5 anos, e que ele funcionará por 30 anos, temos uma média de 25 anos de economia! Isso torna a energia solar residencial um dos investimentos mais rentáveis da atualidade.

3. Necessita de baixa manutenção

A manutenção no sistema é muito baixa, pois ele não possui mecanismos complexos, motores ou partes móveis. Portanto, a manutenção se limita a, basicamente, limpar os painéis a cada 6 meses e verificar os conectores e demais equipamentos.

Em épocas de chuva a limpeza não precisa ser realizada. No mais, pode ser necessário substituir algumas peças do inversor após 5 ou 10 anos de uso.

4. Busca a sustentabilidade

Por utilizar uma fonte de geração de energia limpa, inesgotável e barata, os sistemas solares são altamente sustentáveis. Além disso, ao optar por esse sistema, você contribuirá para a otimização da geração de energia no Brasil.

Outro ponto positivo é que para produzir essa energia não há emissão de dióxido de carbono no meio ambiente e o curso de rios não é afetado. Por isso, essa é uma solução que não causa impactos ambientais!

Dessa forma, a energia solar residencial é extremamente eficiente, econômica e sustentável. Já é uma tendência que está sendo colocada em prática pelas empresas e construtoras socialmente responsáveis e que se preocupam não somente com o meio ambiente, mas também com o conforto e economia dos seus clientes.

Se você gostou do nosso artigo não deixe de assinar nossa newsletter! Assim, você recebe outras informações exclusivas diretamente no seu e-mail.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório