Entenda um pouco mais sobre documentos para comprar o imóvel próprio

10 abril 2019

Quem sonha há anos com a casa própria sabe que o caminho até que ela se torne uma realidade é longo e, justamente por isso, é fundamental que o futuro proprietário fique atento a cada detalhe da jornada, para assegurar que nada seja negligenciado. Entre as etapas mais importantes deste processo está os documentos para comprar o imóvel.

Documentos para comprar o imóvel próprio

Quando o comprador adquire um apartamento de uma pessoa jurídica, como é o caso da MRV, por exemplo, a empresa tem a obrigação de entregar a matrícula atualizada do imóvel, a certidão de IPTU informando sua situação fiscal junto à Prefeitura, o Habite-se e a planta aprovada pelos órgãos oficiais e assinada por um arquiteto ou engenheiro responsável.

Prepare-se, também, para checar se está tudo em ordem em relação aos seus próprios documentos para comprar o imóvel. Quando a compra for realizada à vista, a lista de papéis é um pouco mais simples, e exige RG, CPF, extrato do banco, declaração do Imposto de Renda, comprovante de renda e de endereço atual.

Se a opção de pagamento escolhida for através de financiamento, providencie todos os mesmos documentos para comprar o imóvel listados acima, bem como certidão de estado civil e escritura pública de pacto antenupcial. Serão necessárias, também, suas certidões negativas e, no caso de você ser comerciante, um comprovante de quitação de tributos federais.

É sempre importante lembrar que, na hora de fazer o contrato de compra e venda, é preciso ter a orientação de um advogado especialista. Ele fará com que todos os trâmites sejam obedecidos à risca, não deixando faltar nenhum detalhe.

Faça um checklist

Você está com todos os documentos para comprar o imóvel em mãos, já recebeu a aprovação do financiamento ou tem o valor à vista. Mas será que você já sabe quais as características e quais aspectos o seu futuro apê deverá possuir?

Antes da assinatura do contrato de compra com um dos nossos corretores MRV, você precisa realizar algumas visitas nos condomínios onde deseja olhar o apartamento antes de fechar o negócio. Recomendamos que você faça um checklist de todas as necessidades que sua família possui.

Por exemplo: se você possui um familiar com necessidades especiais, nós temos apartamentos adaptados para receber pessoas com dificuldade de mobilidade. Se você possui filhos ou é um jovem casal, pode optar por um apartamento de um ou dois quartos. Tudo dependerá do momento em que está vivendo e como a MRV pode ajudar vocês nesta nova etapa da vida onde estão construindo um sonho juntos.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então veja outras dicas como essas e mais conteúdos interessantes curtindo a nossa página no Facebook!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório