Home Office: a hora de trabalhar em casa

20 março 2020

Homem com a mesa de home office organizada em seu apartamento

Nestes últimos dias, sofremos uma grande transformação em nossa rotina. Vivemos em um momento em que cuidar da nossa saúde e de quem está próximo, se tornou prioridade. Portanto, permanecer em casa em isolamento social é o comportamento mais adequado!

Com isso, muitas empresas adotaram o home office para que seus funcionários possam realizar suas atividades com maior normalidade.

Para os que ainda não estavam acostumados ao trabalho remoto, é preciso saber como se organizar para que siga com sua produtividade. Continue lendo nosso post e descubra maneiras de manter a sua rotina de trabalho em casa!

Como se organizar para trabalhar em casa

O arquiteto Maycon Altera trabalha em casa e diz que o principal é ter organização em seus horários, para que as comodidades de sua casa não interfiram em seu trabalho. Segundo o arquiteto, o melhor jeito de não perder produtividade é seguindo algumas orientações, como:

  • organizar todos os seus horários;
  • estabelecer pausas para refeições;
  • ter por perto todos os materiais que você usa no escritório;
  • manter a rotina em casa o mais próximo do escritório;
  • se mora com alguém, deixe claro que você está ali mas não está à toa;
  • após o expediente, desligar os aparelhos para não estender demais as horas;
  • vá trabalhar de roupa. É home office, mas é preciso um mínimo de organização.

Deixar tudo preparado para perder menos tempo é um benefício de estar em casa. É importante organizar, também, os horários dos afazeres domésticos, para que os trabalhos não se misturem.

Preparando um espaço para home office

Para quem precisou criar um ambiente home office em sua casa às pressas, o arquiteto dá a dica de como tornar o espaço funcional.

Nele você pode deixar um canto da casa só para essa função. Como uma mesa onde você possa colocar as coisas do trabalho e não tenha que guardar tudo no final do dia para não atrapalhar a rotina da casa ou mesmo a continuidade da sua produtividade no dia seguinte.

Para criar o ambiente ideal de home office, separamos algumas dicas fundamentais para te ajudar a criar um espaço exclusivo de trabalho, veja:

  • escolha um local com boa iluminação, seja ela direta ou que possa receber luminária de mesa;
  • reúna todos os objetos necessário pra trabalhar, desde computador a itens de papelaria;
  • utilize móveis multifuncionais para montar seu escritório e aproveitar melhor o espaço;
  • tenha por perto itens como gaveteiros organizadores pra deixar sua casa sempre arrumada.

Para este momento, é bom ter paciência quanto aos documentos sobre a mesa e tentar ficar em harmonia, se adaptando da melhor forma possível dentro de casa.

Mesmo para quem já tinha esse estilo de trabalho, é preciso ter muita disciplina sempre. Não se pode misturar afazeres de casa no horário do trabalho ou estudos, que também é outra realidade que estamos vivendo.

Mantenha o foco da rotina do escritório em casa

É preciso focar, também, nas refeições e estabelecer horários para elas, inclusive saindo da mesa de trabalho para isso. Um dos lados positivo de se fazer home office é que você será a única pessoa gerenciando o seu tempo e ritmo de trabalho.

Por isso é importante aproveitar este momento e aumentar sua produtividade. Já que não precisará perder horas do seu dia dentro do transporte público. Use os benefícios do trabalho remoto a seu favor e conquiste ainda mais qualidade de vida.

Seguindo essas dicas, será possível transformar o horário de trabalho em um momento prazeroso e bem mais produtivo do que o escritório. Caso sinta falta dos colegas ou precisar trocar ideias sobre o seu trabalho, utilize as redes sociais. Lembre-se, a tecnologia será a sua melhor aliada neste período!

E aí, o que achou das nossas dicas sobre como otimizar o seu tempo trabalhando de casa? Se você tem alguma sugestão, deixe nos comentários e ajude outros usuários a organizarem suas rotinas em seus home office!

Fonte: Mão Dupla Comunicação - Adaptado

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório