Mesa de jantar tem cantinho especial até em um apartamento pequeno

06 setembro 2018

Sala de jantar decorada em conjunto da sala de estar de forma harmônica
Chaves da casa nova em mãos, agora é hora de arrumar a decoração de cada cantinho do apartamento. E é neste momento que, às vezes, quando o novo espaço é pequeno, acontecem questionamentos a respeito de como dispor tudo que se deseja nos ambientes adequados.

A sala, por exemplo, costuma acomodar toda a parte de descanso, entretenimento e as refeições da família. Com isso, é preciso encontrar uma arquitetura confortável que consiga reunir sofá, TV e, claro, a mesa de jantar, um dos pontos altos de qualquer casa.

Mesa de centro vs Espaço

Mas como deixá-la em um local funcional, que não atrapalhe a circulação? A matemática começa pela contagem de pessoas que, no dia a dia, usarão a mesa para se alimentar e – por que não? – também para outros fins como trabalho, estudo etc. Obviamente todas as famílias gostam e costumam receber visitas, de modo que este número pode subir, mas a decisão do tamanho da mesa que será comprada deve se basear na vida cotidiana.

Aliás, apartamentos que comportam apenas um casal podem perfeitamente contar com uma mesa de jantar de apenas dois lugares e, em situações sociais, quando há mais pessoas de passagem pela casa, oferecer almoços e jantares em que os convidados possam comer com os pratos no colo, sentados no sofá e em bancos dispostos pela sala.

Definido, portanto, o tamanho da mesa, é preciso, então, escolher o lugar dela. De acordo com os arquitetos e decorados, o formato escolhido também tem influencia sobre como o móvel vai participar do ambiente: quadradas integram, retangulares dividem o espaço, e redondas costumam ser mais usadas em casas maiores, já que não podem ser encostadas na parede.

Ampliando seu espaço com uma mesa de centro

Esta, inclusive, é uma atitude interessante na tentativa de “aumentar” o ambiente, visto que, quando uma das cabeceiras ou laterais da mesa fica em contato com uma parede na qual existe, por exemplo, um espelho, é quase como se a sala dobrasse de tamanho, se “esticando” em direção ao reflexo. Na hora de escolher as cadeiras, aposte em materiais leves ou até mesmo no acrílico transparente, que dão uma cara moderna aos espaços pequenos.

Por fim, caso a mesa de jantar não caiba na sala do novo apartamento, não se desespere. Na internet é possível encontrar diversas ideias de decoração em que ela é disposta na cozinha, seja como um balcão de uma cozinha americana, ou mesmo em um dos cantinhos aconchegantes deste cômodo, em uma alternativa agregadora e charmosa.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório