Móveis planejados e móveis sob medida: Entenda as diferenças e escolha o ideal

14 janeiro 2016

2 comentários

DSC_7843


Vida de “gente grande” é mais complicada do que parece quando somos crianças, não é mesmo? Antes você escolhia as cores de roupas, brinquedos, etc. De repente, precisa escolher entre alugar ou comprar um imóvel, investir na poupança ou no tesouro direto, viajar para a praia ou pagar algumas contas adiantadas, e por aí vai.


Pensando em tornar mais fácil sua decisão entre móveis planejados e móveis sob medida, fizemos nesse artigo uma comparação entre os dois, mostrando seus pontos fracos e fortes, especificidades, dentre outros. Vamos lá!

DSC_7837
O que são móveis planejados?
Os móveis planejados, geralmente são produzidos por fábricas especializadas em grandes quantidades, consistem em uma modulação padrão de medidas. Dessa forma, o fornecedor disponibilizará módulos pré-fabricados em determinados padrões que serão adequados ao ambiente no momento de sua montagem. Uma vez que se encaixam entre si, estes móveis são finalizados com peças de acabamento.


DSC_0110
E os móveis sob medida?
Os móveis sob medida são mobílias produzidas por um profissional especializado, geralmente marceneiro, na medida exata do ambiente desejado. Seu tempo para entrega costuma ser maior, uma vez que a produção iniciará somente após uma visita ao local em que será inserido, analisando milimetricamente todo o espaço. Este será um móvel exclusivo destinado especificamente àquele local, elaborado exatamente de acordo com as suas preferências de cor, formato, divisão, etc.


_DSC6612menor
Qual a diferença entre materiais utilizados?
Apesar de muitos acreditarem que a diferença entre os dois seja o tipo de material, isso não é necessariamente verdade. O critério que determina essa diferença está ligado, principalmente, à maneira como são projetados.


Há uma tendência que os móveis sob medida sejam feitos com MDF na parte interna e material compensado na parte externa e que, os móveis planejados sejam feitos de MDP no interior, revestidos por MDF. No entanto, isso não é uma regra. Assim, não se esqueça de verificar o material utilizado pelo fabricante para entender melhor sobre a sua durabilidade, exigindo, inclusive, garantias.


DSC_3905
Quais os pontos positivos e negativos de cada um?
Os móveis sob medida têm como característica o alto padrão, pois apesar de demorarem mais tempo para entrega, podem ser fabricados com maior perfeccionismo e personalização. Consequentemente, é comum que tenham maior aceitação devido à produção mais elaborada e detalhada. As matérias-primas geralmente usadas são de melhor qualidade, o que, aliado ao desenvolvimento de medidas especiais, aumenta o preço do produto.


Os móveis planejados, apesar de serem entregues com maior agilidade por já se encontrarem semiprontos, normalmente possuem materiais de qualidade inferior, o que acarreta em menor preço, mas também menor durabilidade.


Devido à produção em série, o produto final será mais comum, podendo aparecer frestas sem preenchimento e apresentando opções somente de módulos mais retilíneos, com maiores restrições de cores, texturas.


DSC_0427


Móveis planejados x Móveis sob medida: qual escolher, afinal?
A escolha entre móveis planejados e sob medida dependerá do seu interesse pessoal. Para isso, você deve levar em consideração os seguintes fatores: prazo para entrega, orçamento disponível e fins ao qual o móvel se destina.


É importante salientar que todos os aspectos devem ser analisados. Entender, inclusive, o motivo pelo qual um produto pode se tornar mais caro e dessa forma, pesar sua necessidade e custo/benefício, é essencial para uma boa escolha.


Espero que esse texto tenha tornado essa decisão mais simples! Estamos constantemente falando sobre essas escolhas para deixar sua vida cada vez mais fácil e bem informada. Para ter acesso a novos artigos, curta a nossa página no Facebook e fique ligado nas próximas postagens!

Comentários

Antonio
Antonio disse: 15 janeiro 2016
Exatamente isso, parabéns pelo artigo.
Sou diretor da inlinemoveis de Novo Hamburgo onde trabalhamos somente com móveis sob medida e a maioria dos cliente acham que o produto é o mesmo do planejado. Sempre esclarecemos e este artigo vai ajudar muito.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório