Pintura da casa: saiba como escolher a tinta certa para cada ambiente

28 abril 2017

Escolhendo a cor ideal pra cada ambiente

Chegou a hora de dar uma geral na pintura de sua casa, mas você não sabe como escolher a tinta certa? Pois é, existe uma grande variedade de tintas no mercado, e saber o tipo correto para cada ambiente, seja ele interno ou externo, nem sempre é uma tarefa simples.

E as dúvidas de quem se aventura a pintar a casa não param por aí. Você sabia que as cores também têm um papel importante na escolha? Cada ambiente exige uma cor específica de acordo com sua função, e é preciso considerar cada detalhe para optar pela tinta certa.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas exclusivas para ajudar você nessa missão. Continue a leitura e confira!

Tipos: como escolher a tinta certa

Látex PVA

É indicada para ambientes internos, como tetos e outras áreas secas. Não exige manutenção constante e, por isso, é vista como uma opção bastante econômica. A tinta Látex PVA tem uma base solúvel em água, possui secagem rápida e não conta com o odor típico de pintura. Sua resina restringe o brilho, limitando-se ao acabamento fosco.

Não se aconselha usar a tinta látex em ambientes externos, já que ela tem baixa resistência à luz solar. Outra restrição está na lavagem, que deve ser simples: aconselha-se limpar sua superfície apenas com um pano úmido.

Acrílica

Ideal para áreas externas, a tinta acrílica pode também ser aplicada em áreas internas. É solúvel em água, mas o seu principal componente é a resina acrílica, responsável pela impermeabilidade do produto. Conta com três tipos de acabamento, acetinado, semibrilho ou fosco e é impermeável.

Sendo assim, ela resiste a uma limpeza pesada e pode ser usada em ambientes molhados, como cozinha e lavabo.

Esmalte

A tinta esmalte possui base a óleo e é solúvel em solvente, por isso tem secagem mais demorada, mantendo forte cheiro. No entanto, tintas esmalte à base de água já podem ser encontradas no mercado, apresentando odor mais brando e com redução no tempo de secagem.

Com acabamento fosco, alto-brilho e acetinado, a tinta esmalte é indicada para pintar madeira ou ferro, como bancos, janelas, grades, rodapés, portas, entre outros, inclusive em áreas externas, já que oferecem grande resistência aos raios solares e às chuvas.

Epóxi

A tinta epóxi é um produto mais difícil que os demais para ser aplicado. Por isso, o indicado é que o trabalho seja feito por um profissional experiente. Esse tipo é ideal para pintura de banheiro e superfícies como pisos e azulejos. Pode ser encontrado no mercado à base de solventes ou à base de água.

Para aplicar, a superfície precisa estar totalmente seca e limpa. A durabilidade para uso residencial é de vários anos, se for aplicada por profissional especializado.

Trata-se de uma opção muito barata, com excelente resultado estético, já que é uma alternativa à troca de azulejos, que requer quebra-quebra – o que não é nada agradável para ninguém.

Cores mais adequadas para cada ambiente

Confira como escolher as cores mais indicadas para alguns ambientes da casa:

  • entrada da casa: exemplos de cores, como amarelo com detalhes em azul, ou azul com detalhes em água marinha ficam perfeitos nesse espaço da casa. A tinta mais indicada para a entrada da casa é aquela para superfícies externas, de grande durabilidade e secagem rápida;
  • sala de estar: geralmente é um lugar acolhedor, onde você recebe as suas visitas e, por isso, esse cômodo pede tons mais suaves, como bege, salmão, creme, entre outras. A tinta mais indicada é aquela de acabamento leve e acetinado, como a látex PVA;
  • quartos: em ambientes mais íntimos, como os quartos, a escolha pode variar de acordo com o gosto pessoal de cada um. No entanto, se não houver uma preferência, opte pelas neutras e evite cores fortes: deixe-as para a decoração, como almofadas, quadros, etc. A tinta látex PVA é a mais indicada para esse ambiente.

Gostou de saber como escolher a tinta para sua casa? Aproveite a visita e assine nossa newsletter para receber nossas atualizações e ficar por dentro de todas as novidades!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório