Muitas vezes, fazer alterações na decoração não basta para transformar a casa — pode ser necessário ir além e pensar em mudanças estruturais para deixá-la com a cara de sua família. Mas, afinal, é possível realizar quais reformas e obras em apartamentos da MRV?

A seguir, mostraremos o que pode e aquilo que não deve ser feito. Também vamos explicar quais cuidados são importantes para que esses procedimentos ocorram da melhor forma possível. Acompanhe até o fim e aproveite o conteúdo!

Quais obras e reformas podem ser feitas em apartamentos da MRV? 

Ao se mudar para um empreendimento da MRV Engenharia, você receberá o Manual do Proprietário. Trata-se de um documento com algumas regras e indicações gerais sobre nossos condomínios e construções. Nele está bem claro que não se deve quebrar nenhuma parede, devido ao tipo de concreto usado na construção. Além da questão da estrutura, que poderia ser comprometida, há um impedimento legal.

Para exemplificar: existem determinações municipais que especificam quantos metros quadrados um quarto deve ter. Portanto, ao diminuir essa quantidade, há a infração de uma regra. O primordial é a construção, mas, mesmo se esse ponto não fosse afetado, ainda haveria a obrigatoriedade da lei.

De acordo com a legislação, também não se pode incluir a varanda no ambiente da sala, mas muitas pessoas fazem isso.

Trata-se de uma reforma que, se for notificada na prefeitura, pode levar à necessidade de desfazer a integração de ambientes. Ao quebrar a parede e tirar um quarto, você também pode receber uma notificação e ter que se adequar às normas — o que geraria um gasto desnecessário, concorda?

Se quiser, é possível trocar o revestimento, colocar novos armários, puxar pontos de tomada, mudar bastante a decoração e realizar outras intervenções. Porém, quebrar a parede da cozinha ou fazer outra obra do tipo não é permitido.

Em quais condições cada reforma pode ser realizada?

reforma mrv

De maneira geral, você pode mudar o seu espaço pelos artifícios de decoração: revestimento, projeto elétrico, marcenaria, mobiliário etc. Em relação a esses aspectos, há toda a liberdade para fazer o que quiser nas reformas e obras em apartamentos da MRV.

Depois de adquirir sua propriedade, a pessoa terá a oportunidade de customizá-la graças a um projeto exclusivo: o Kit Acabamento, que viabiliza uma série de trocas no acabamento dentro das inúmeras possibilidades oferecidas.

Para descomplicar ainda mais o processo, você pode acessar um site logo depois de fazer a aquisição do seu imóvel. Nele, é possível conhecer todas as opções que podem ser compradas, ver algumas imagens e fazer testes com cerâmicas ou porcelanatos, projetando como o seu lar será. Na cozinha, por exemplo, existe a possibilidade de instalar:

  • complemento de azulejo até o teto em todas as paredes;
  • bancada de granito preto com cuba de inox;
  • bancada de granito;
  • piso em porcelanato preto natural.

Nos quartos, por outro lado, você pode implementar:

  • piso laminado;
  • piso porcelanato polido bege;
  • piso porcelanato munari branco.

Que cuidados devem ser tomados com reformas e obras em apartamentos da MRV?

O Manual do Proprietário é um bom guia a respeito do que pode ou não ser feito. Nesse material, há inclusive uma relação de cuidados que devem ser tomados em relação ao imóvel e, principalmente, à manutenção, com dicas práticas de cuidados e afins. Ele também serve para esclarecer dúvidas ligadas a questões legais e burocráticas.

reforma mrv

Infelizmente, não há como fiscalizar todas as mudanças de perto. De qualquer forma, considere que a derrubada de uma parede ou outra ação proibida pode colocar todo o prédio em risco. Esses assuntos são debatidos nas reuniões de condomínio e cada bloco traz na entrada placas que alertam sobre como essa intervenção pode colocar todos os moradores em risco.

Se você tiver alguma dúvida que não foi esclarecida pelo Manual, converse com o síndico, pois ele está inteirado sobre as permissões que são ou não concedidas. Por esses e outros motivos, a MRV tem investido bastante na profissionalização dos síndicos, para que essas pessoas sejam capazes de perceber as infrações e consigam orientar os condôminos da melhor maneira.

Acabamentos

Lembre-se de que qualquer irregularidade pode dar origem a uma notificação, obrigando você a reverter aquilo que já foi feito. Na questão do acabamento, há uma preocupação com as normas de desempenho — elas trazem uma série de diretrizes sobre conforto técnico e acústico, ou seja, é preciso ter atenção ao nível de ruído que vai passar de um apartamento para outro.

Caso você decida instalar a cerâmica, por exemplo, também será necessário colocar uma manta para minimizar o ruído. Já se quiser trocar o laminado por porcelanato, deve continuar atendendo à norma respectiva e assim por diante.

Áreas molhadas

Outro ponto diz respeito às áreas molhadas: não se pode usar piso polido ou escorregadio nesses locais. Se houver algum acidente, a responsabilidade é do proprietário, uma vez que não é indicado fazer esse tipo de substituição. Portanto, mesmo com a mudança de materiais, as regras devem ser seguidas.

Por que escolher a MRV?

Os diferenciais da MRV — empresa com mais de 39 anos de experiência e líder do segmento em toda a América Latina — fazem com que seus empreendimentos sejam a melhor escolha para quem quer morar bem. Você ainda conta com uma garantia de cinco anos para acionar serviços básicos e receber assistência técnica em casos de entupimento nos canos ou problemas elétricos e afins.

Além de oferecermos condições financeiras especiais a nossos clientes, atuamos com base em ações de responsabilidade social e projetos voltados à sustentabilidade. Afinal, acreditamos que cada construção é uma oportunidade de melhorar determinada região e promover uma transformação positiva na sociedade em diferentes níveis

Enfim, fazer reformas e obras em apartamentos da MRV é uma maneira de personalizar o seu espaço, para que ele fique como você e sua família sempre sonharam. Basta atentar às recomendações e curtir o lar.