Qual o melhor piso para apartamento?

07 fevereiro 2020

8 comentários
Sala de jantar em decorado MRV com piso porcelanato na cor bege

Na hora de reformar ou montar o novo lar, uma dúvida comum é em relação à escolha do melhor piso para apartamento. Mais do que a parte estética, é essencial considerar os usos dos ambientes, as preferências dos moradores e alguns quesitos técnicos.

De maneira geral, busque sempre pisos de qualidade, que tenham alta durabilidade, e se preocupe com a instalação adequada, considerando as características de cada material.

Tipos de piso para apartamento

O melhor piso para apartamento é aquele que está de acordo com a sua intenção decorativa, com o espaço e com os usos do ambiente, considerando a preferência dos moradores. Por isso, conhecer as opções disponíveis no mercado é essencial.

Porcelanato

O piso porcelanato é um dos que mais fazem sucesso atualmente, afinal apresenta alta qualidade e confere elegância ao ambiente. O pode ser usado em diferentes cômodos, já que existem versões com e sem texturas.

Outra vantagem é a facilidade de limpeza e manutenção, sendo ideal para quem tem crianças e animais em casa. Além disso, há uma grande variedade de tonalidades e estilos, como os porcelanatos que reproduzem madeira, mármore ou concreto, além de versões maiores ou que recriam texturas como madeira e pedras naturais.

Pisos Cerâmicos

O piso cerâmico também é uma escolha tradicional. Ele é produzido a partir da prensagem da argila úmida peneirada e pode ser usado em ambientes internos e externos, como varandas, já que existem diversas versões, inclusive de piso antiderrapante para áreas úmidas.

Assim como o porcelanato, a cerâmica é bem fácil de limpar e não exige cuidados extras com a manutenção, pois é mais resistente à água que o anterior e não mancha com facilidade.

Piso Vinílico

O piso vinílico também tem caído nas graças dos brasileiros. Apesar de apresentar uma aparência semelhante ao piso laminado de madeira, o vinílico é produzido a partir de PVC. A instalação também é mais simples, necessitando apenas de uma superfície nivelada.

Além do apelo estético, o piso vinílico oferece vantagens como conforto térmico e acústico e também é resistente à manchas. No entanto, ele não deve ser usado em áreas úmidas.

Piso Laminado

Para quem aprecia piso de madeira, uma escolher o piso laminado é uma ótima opção! Produzido em HDF (painel de madeira de alta densidade), deixando os ambientes mais aconchegantes e sofisticados.

Contudo, em apartamentos, o laminado pode produzir mais ruído e é mais fácil de riscar, por isso não é recomendado para quem tem crianças e pets. Ele também não pode ser instalado em áreas molhadas, como a cozinha e os banheiros.

Cimento Queimado

Quem prefere um estilo mais rústico ou industrial pode investir no cimento queimado, feito a partir da mistura de cimento, areia e água e finalizado com pó de cimento. As vantagens são a facilidade de aplicação e o custo mais baixo. Contudo, não é indicado para áreas úmidas, como banheiro, cozinha ou varandas, porque pode escorregar.

Ladrilho Hidráulico

Se você busca criar um ambiente cheio de estilo e charme, pode criar uma , um piso com variação de estampas e produzido de maneira artesanal - por isso também tem o custo mais elevado.

Pedras Naturais

Por fim, existem as opções de pedras naturais e mosaicos, como o mármore e o granito, que são elegantes e sofisticadas, podendo ser usadas em vários ambientes, internos e externos. Mas é preciso cuidado, já que podem ser escorregadias.

Além disso, o mármore, por exemplo, tem baixa resistência à impactos e soluções ácidas, manchando com facilidade. O granito, por sua vez, é mais barato que o mármore, mais fácil de limpar e mais resistente, podendo ser usado em espaços com fluxo maior de pessoas.

Hoje é possível encontrar porcelanatos que recriam perfeitamente as pedras naturais, trazendo ainda mais facilidade de manutenção para quem gosta desse estilo.

Carpete

O carpete, por sua vez, é uma opção que traz aconchego, sendo usado em quartos e salas de TV. A vantagem é principalmente o conforto térmico, além de ser um bom isolante acústico. No entanto, ele não deve ser usado em áreas úmidas e é mais difícil de limpar, por isso é desaconselhável para pessoas alérgicas ou animais de estimação.

Dicas para apartamentos pequenos

A preocupação com a escolha do piso para apartamento pequeno deve ser ainda maior do que para lugares grandes. Afinal, há peças capazes de ampliar ou reduzir visualmente os espaços e alguns truques podem ajudar nesse caso.

Por exemplo, uma das principais dicas é optar por pisos de tonalidades claras, que não contam com muitos traçados. Esses tipos refletem a luz e ajudam a dar a sensação de que o espaço é maior.

Outra ideia é usar o mesmo piso em todos os ambientes. Assim, não haverá uma “divisão” no olhar, dando a sensação de continuidade e fazendo o apartamento ficar visualmente mais amplo.

Os pisos porcelanatos e cerâmicos são muito indicados nesse sentido, já que podem ser usados até mesmo em áreas úmidas e molhadas, como banheiros e cozinhas. Se você preferir o piso vinílico, a dica é optar por modelos específicos para cozinhas.

Como escolher piso

Vale lembrar de conferir também outros detalhes para saber como escolher o piso correto.

O primeiro passo é definir em qual ambiente ele será instalado, considerando dimensões e usos.

Os , por exemplo, precisam ser mais resistentes, duráveis e fáceis de limpar, sem sofrer com manchas ou água, como é o caso dos porcelanatos e cerâmicos.

Já os pisos para sala precisam ser confortáveis e bonitos, pois esse é o cômodo onde recebemos visitas e reunimos a família, enquanto, nos quartos, vale optar por pisos mais aconchegantes.

Lembre-se ainda de conferir a resistência do material e o conforto térmico que ele oferece, pensando nas condições climáticas de onde você mora. Se você tem crianças ou pets, confira a facilidade de limpeza e manutenção e também de instalação, para saber se exige especificidades, como nivelamento do contrapiso.

Agora ficou um pouco mais fácil saber do seu apartamento? Compartilhe essas dicas com seus amigos e renove a sua casa!

Fonte: Leroy Merlin

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Comentários

Ana Isabel Galhardo
Ana Isabel Galhardo disse: 07 março 2020
Adorei, perfeito me ajudou muito na minha escolha, parabéns
MRV
MRV disse: 09 março 2020
Olá Ana Isabel, tudo bem?

Estamos contentes em saber que nosso conteúdo te ajudou de alguma forma. Para continuar recebendo novas informações como esta sobre dicas de decoração, financeira, organização e doméstica, assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades do Blog da MRV!
Leandro
Leandro disse: 02 setembro 2020
Daiquiri o SOLAR DO PORTO em LAURO DE FREITAS, qual laminado que vem, digo no quesito tonalidade?
MRV
MRV disse: 03 setembro 2020
Olá Leandro, como vai?

Para saber todos os detalhes do seu MRV, por gentileza, recomendamos que entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV para tirar todas as suas dúvidas!
Rui Alves dos Reis
Rui Alves dos Reis disse: 21 julho 2021
Olá, adquiri o kit acabamento, achei sensacional pois nos dá comodidade e prazo bem estendido, agora preciso saber como faço para ver minhas escolhas pois não consigo visualizar no app. Obgdo
MRV
MRV disse: 28 setembro 2021
Olá Rui, tudo bem?
Infelizmente depois que a compra é finalizada as imagens não ficam mais disponíveis no Portal. No contrato consta os itens adquiridos, você pode acessar o site da MRV, ir na parte de acabamentos e verificar na galeria de fotos lá tem as opções.
Mara Ligia
Mara Ligia disse: 10 janeiro 2022
Adquiri um apartamento, no Villa Garden em Campinas, gostaria de saber qual o piso indicado para apartamento térreo. Obrigada!
MRV
MRV disse: 10 janeiro 2022
Olá, Mara. Como vai?
As melhores opções de piso para o seu apartamento são os pisos em cerâmica ou porcelanato. Para clientes MRV, você pode adquirir os melhores acabamentos e com preços diferenciados através da plataforma Mundo da Casa. Acesse a Plataforma MRV e conheça as possibilidades para o seu novo apartamento!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório