Quer fazer um chá de casa nova? Então descubra como organizar!

20 setembro 2019

2 comentários
Amigos celebrando na sala de jantar

Se você já conquistou o sonho de comprar e decorar um apartamento incrível e está morrendo de vontade de apresentá-lo para os seus amigos mais chegados? O chá de casa nova é uma excelente oportunidade de realizar essa introdução. Neste post, conheceremos mais sobre ele.

Pode ser difícil cuidar de todas as etapas, principalmente se o evento for organizado pelo próprio casal. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para que você possa tirar todas as suas dúvidas. Boa leitura!

O que é um chá de casa nova?

O chá de casa nova é uma comemoração similar ao famoso chá de panela. A grande diferença, de forma geral, é que ele é organizado após o casamento. Seu objetivo principal é apresentar o cantinho novo para os familiares e amigos mais próximos.

É importante lembrar que o evento não é, de forma alguma, restrito somente a quem é, de fato, casado. Parceiros que decidiram morar juntos também podem muito bem organizar as suas próprias versões.

O fundamental é que a casa já esteja devidamente preparada para acolher os visitantes. Ela não precisa estar 100% pronta, já que a decoração é um processo trabalhoso e exige muitas horas vagas.

Porém, o ideal é que não haja qualquer tipo de reforma em andamento, já que a mobilidade das pessoas pode ser comprometida — além da quantidade extra de poeira, outro transtorno..

O que deve ser observado?

Agora, apresentaremos tudo o que deve ser observado para que o evento se torne uma ocasião realmente especial. Acompanhe!

Lista de convidados

A primeira etapa é a realização de uma lista de convidados. O principal desafio é chamar todos aqueles que você ama e ainda conseguir otimizar o espaço que a sua nova casa oferece. Assim, evite fazer listas com muitas pessoas se você não tem certeza de que o ambiente será aconchegante para todos: concentre-se naquelas pessoas realmente especiais.

Caso o evento seja organizado por outros, como amigos da família, colabore com suas próprias opiniões para que uma lista prévia seja feita. Assim, após se certificar de que todas as pessoas mais chegadas estão lá, é possível começar a se concentrar nas outras etapas.

Se você se sentir mal pelo fato de que nem todos de que você gosta estão na lista, não é preciso se preocupar por muito tempo: haverá outras oportunidades para que os seus amigos conheçam o seu novo lar.

Decoração

A decoração de chá de casa nova é opcional, mas é algo a se considerar — até para já começar a dar aquele toque particular em sua casa que agora é um novo mundo. É bom lembrar que o objetivo principal do evento é abrir as portas da sua casa para que as pessoas possam conhecê-la de perto e, quem, sabe fazer algumas fotos para registrar esse momento transformador.

Uma boa medida é aproveitar alguns dos próprios móveis, como mesas e escrivaninhas, para montar uma grande mesa principal, finalizando com uma bela toalha. Como aperitivos, temos os doces e salgados, que sempre caem bem.

Com todo esse arranjo, você não gasta muito e ainda deixa o ambiente livre o suficiente para que os seus convidados possam circular sem transtorno.

Cardápio

Mencionamos os doces e salgados, que agradam a todo mundo e servem como um delicioso aperitivo para o dia todo. Porém, caso deseje, é possível preparar um prato principal para ser servido ao final do encontro e fechar o evento em grande estilo.

Assim, o cardápio pode envolver doces, salgados e uma mesa de frios e terminar com uma deliciosa lasanha, ou até mesmo uma bela pizza para finalizar o encontro — isso porque o chá de casa nova é uma ocasião mais informal e soluções simples deixarão as pessoas satisfeitas.

Além do mais, se tudo ocorrer perfeitamente, você pode utilizar esse encontro como uma espécie de ensaio para eventos posteriores, com outro tom e opções diferentes de comida. O importante é usar a criatividade!

Lista de presentes

A decisão de disponibilizar uma lista de presentes para esse momento fica a critério do casal. A ideia, aqui, é justamente começar a montar a casa com artigos e utensílios, inaugurando uma fase nova dessa vida em conjunto.

Porém, caso o próprio casamento tenha gerado uma boa quantidade de presentes, é possível dispensar a lista e se concentrar apenas no evento em si. Outra ideia interessante é apresentar uma lista que conte com itens importantes do dia a dia. Assim, é possível dividi-la em alguns tópicos.

Em "utilidades domésticas", podem ser incluídos itens como abridores de lata, pegadores de macarrão, conjuntos e caixas de ferramentas. Já em "cama, mesa e banho", kits de toalhas, lençóis e cobertores são ótimas lembranças. Por fim, em "decoração", é possível sugerir almofadas, luminárias e até mesmo os indispensáveis e charmosos relógios de parede.

Lembrancinhas

A boa etiqueta recomenda as lembrancinhas, principalmente se você decidir por disponibilizar a própria lista de presentes. Ela é vista como uma espécie de mimo em forma de agradecimento pela presença das pessoas nessa nova etapa pessoal.

Não precisa ser nada muito elaborado: chaveiros e cartões personalizados com o nome do convido são boas escolhas para registrar o momento.

Quem pode organizá-lo?

É importante dizer que o evento pode ser organizado pelas madrinhas e pelos padrinhos, por membros da família ou por amigos do casal. Além disso, o mais bacana desse tipo de chá é que ele dispensa toda aquela formalidade encontrada em acontecimentos sérios— trata-se de uma ocasião leve, com a intenção de divertir e estreitar os laços de amizade.

O chá de casa nova pode ser realizado logo após a aquisição do imóvel, como uma forma de celebrar a conquista e compartilhar esse momento especial com pessoas próximas. É hora de mostrar o seu apartamento e, com alguma sorte, decorá-lo com os presentes recebidos de acordo com a sua lista.

E, por falar em casamento, é comum que o evento ocorra logo após a lua de mel. Nesse caso, não se esqueça de eliminar alguns itens para que eles não se repitam em seu chá de casa nova. Caso você já tenha sido agraciado com uma boa dose de presentes no matrimônio, pode balancear as suas sugestões e priorizar mimos mais baratos para os seus convidados.

Por fim, como mencionamos, o importante é que o imóvel já esteja prontinho para receber as pessoas que você mais ama. Além de poder exibir com orgulho o seu imóvel próprio, você poderá repassar toda essa sensação de conforto para os seus convidados ao apresentar uma residência bem cuidada.

Viu como o chá de casa nova é uma oportunidade especial para fortalecer o relacionamento com aqueles que sempre estiveram presentes em sua vida? Nada mais natural que convidá-los para conhecer o seu novo lar e inaugurar o primeiro de muitos outros encontros especiais.

Gostou do conteúdo e quer ler mais artigos como este? Se você quiser receber mais dicas sobre imóveis, assine nossa newsletter e receba outros artigos como este diretamente em seu e-mail!

Comentários

ecileni dos santos
ecileni dos santos disse: 26 setembro 2019
quero dicas de como decorar um quarto pequeno de solteiro onde vai dormir meu cão junto comigo em um colchão separado no meu quarto, comprei um apto pequeno de 2 quartos, e tenho dois caes de 45 quilos, me ajuda a decorar meu quarto e outros ambientes quando se tem um cão em casa, aguardo as dicas e fotos.
MRV
MRV disse: 27 setembro 2019
Olá Ecileni!

Anotamos a sua sugestão! Enquanto o post não sai, que tal conferir outras dicas de decoração para apartamentos compactos? Temos muitas opções de ideias de como você pode otimizar seu espaço. Garantimos que você vai adorar.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório