Saiba como a economia de água pode ser benéfica para o seu bolso

27 maio 2019

Mão abrindo uma torneira ao ar livre

O desperdício de água é um dos principais fatores que contribuem para a escassez deste recurso, que apesar de possuir um ciclo de renovação natural, ela não é um bem inesgotável. Segundo estimativas da ONU, apenas 2,8% da água no planeta é potável, porém não quer dizer que ela seja própria para o consumo.

Consumo e desperdício

Nos últimos anos presenciamos no Brasil situações de vários estados passando por crises hídricas. Isso aconteceu principalmente nas regiões Norte e Nordeste, que possuem um clima predominantemente semiárido.

Existem ocorrências sazonais que acentuam o alto consumo de água que são os períodos de secas e estiagem, no entanto dados mostram que o consumo e desperdício de água ocorrem durante as temporadas de chuvas. Além disso, estudos da ANA (Agência Nacional de Águas) indicam que o consumo médio de água do brasileiro aumentou em 80% a retirada de águas nos últimos anos.

Com base nestes dados, nós da MRV elaboramos algumas dicas simples e fáceis de serem aplicadas em seu dia-a-dia para que você e sua família consigam realizar economia de água e de dinheiro:

1. Válvula de descarga do vaso sanitário

Saiba que as válvulas de descarga podem ser reguladas de acordo com a quantidade de fluxo de água que deseja despejar dentro do vaso sanitário. Você precisa estar atento à regulagem, pois se sua válvula está dispensando recurso demais ou vazando, isto poderá ocasionar no aumento de consumo de água em sua residência, e, consequentemente, em desperdício e no aumento de sua conta.

2. Fique atento para possíveis vazamentos ou infiltrações

O maior vilão da economia de água em uma residência são os vazamentos e infiltrações. Chuveiros e torneiras que pingam são os principais sinais de que algo está errado, mas você precisa investigar se existem canos rompidos em algum local de sua casa. Isto pode ser verificado caso haja dilatação de pisos como tacos ou laminados. Em um apartamento revestido em cerâmica pode surgir pequenas quantidades de poças de água no local atingido.

3. Não lave passeio ou automóvel com mangueiras

Por mais prático que seja, lavar o passeio ou mesmo as dependências de sua casa com mangueira exige muito mais deste recurso do que você imagina. Se for limpar uma área externa ou mesmo o seu veículo, utilize um balde. A quantidade é suficiente para poder limpar toda a área externa de um carro ou moto e para você utilizar na limpeza doméstica.

4. Feche a torneira ao lavar louças ou se higienizar

Vai tomar banho ou escovar os dentes? Então não faz sentido deixar a torneira ou chuveiro abertos desperdiçando água. Lembre-se ainda de que a duração do banho também influencia diretamente na economia de água que você deseja realizar.

Portanto, nada de ficar cantando debaixo do chuveiro ou conferindo o visual no espelho enquanto escova os dentes com a torneira aberta. Outro ponto importante ao lavar louças é: ensaboe todos os talheres e vasilhas e só depois abra a torneira e enxague.

5. Cuidados com plantas e jardins no inverno

O inverno é um daqueles períodos de estiagem em que mais consumimos água por conta da própria baixa umidade do ar e assim associamos que as plantas e os jardins precisam receber a mesma quantidade de água que no período chuvoso.

Na verdade, neste período de seca devemos tomar cuidado com o excesso de rega para não alterar o ciclo de florescimento. Assim você deve regar suas plantas ou jardim dia sim e dia não. Com isto conseguimos fazer economia de água e manter nossa horta saudável.

Atitudes simples que fazem a diferença na economia de água

As dicas anteriores mostram você como o desperdício pode ser evitado de maneiras simples e sem muito esforço. Os novos empreendimentos MRV já nascem inovadores desde sua concepção. Desde 2011 os condomínios já recebem a instalação de descargas ecológicas e isto proporcionou a economia de água em 1 milhão de litros para os moradores.

E para ajudar a levar este nosso compromisso com a sustentabilidade para dentro dos apartamentos MRV, elaboramos algumas orientações de como realizar economia de água a partir implementações que você pode fazer em seu apartamento.

1. Manutenção de chuveiros

Um apartamento possui muitos objetos que precisam ser revisados periodicamente. Você pode começar observando se está saindo pouca água do chuveiro. É bastante comum acumular pedras calcificadas dentro do aparelho, fazendo com que interrompa a liberação parcial da água. Abrir e limpar o aparelho evita que você prolongue o banho e gaste mais na conta de luz.

2. Reaproveite a água da máquina de lavar roupa

Já pensou em quantos litros de água você utiliza para lavar suas roupas semanalmente ou quinzenalmente? A exemplo da dica anterior, podemos destinar um outro tambor para ser o reservatório de água da sua máquina de lavar, podendo utilizá-la durante a limpeza da casa.

Além da economia de água, você também economiza produtos de limpeza na hora de limpar a casa, já que a água de amaciante deixa um cheirinho gostoso no ambiente.

3. Cuidado com a água da piscina

Esta dica é especial para você que mora em um condomínio MRV com piscina. É preciso tomar alguns cuidados para evitar o desperdício de água em áreas de lazer compartilhadas. É necessário orientar os condôminos e mesmo o síndico de que após o uso do local, a piscina precisa ser coberta com uma lona.

Isto evita que a água evapore e precise ser reposta com frequência. A limpeza também é muito importante, pois se a manutenção detectar resíduos ou mesmo coloração atípica da água, todo o conteúdo precisará ser trocado. E isto não é o que queremos, não é mesmo?

4. Utensílios econômicos

Já parou pra pensar que grande parte do desperdício de água em seu apartamento pode provir de má instalação de utensílios como torneiras? Além da dica para evitar o vazamento, você pode investir em torneiras automáticas de pressão. Elas evitam que você se “esqueça” de fechar a válvula e desperdice muita água ao lavar as mãos, escovar os dentes ou mesmo ao lavar o rosto.

5. Utilize a tecnologia e inovação a seu favor

O celular é um dispositivo do qual carregamos conosco até para a cama na hora de dormir. Então porque não utilizar este hábito a nosso favor? Em nosso site demos dicas de cinco aplicativos que você pode instalar em seu celular para alertá-lo quando estiver consumindo recursos hídricos em excesso. Dois deles como o ‘Sai desse banho’ e o ‘Pegada Hydros’ vão te ajudar a realizar economia de água em seu apartamento.

Estas foram as nossas dicas para você se tornar um cidadão mais consciente e realizar a economia de água em seu lar. São atitudes de sustentabilidade como estas que transformam o meio em que vivemos e, além do impacto positivo na natureza, você ainda consegue economizar financeiramente. Dê este bom exemplo, comece ainda hoje a aplicar as orientações que demos aqui no Blog da MRV e cuide do bem mais precioso que temos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre este condomínio? Se você quer um apê da ‘MRV pra chamar de seu, entre em contato com um de nossos consultores pelo Chat da MRV.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório