Decoração da casa: saiba como combinar cores e estampas

27 março 2017

Sala de jantar com cores combinadas para harmonizar o ambiente

Você já percebeu que as estampas estão dominando cada vez mais a decoração da casa? Geométricas, românticas, étnicas, clássicas ou boho, as estampas surgem tanto em objetos de decoração quanto em móveis, pisos, paredes e objetos do dia a dia, de toalhas e roupas de cama a louças e utensílios.

Independentemente do seu estilo, a mistura de padronagens ajuda a dar vida à decoração da casa com muito estilo. Ficou curioso? Siga a leitura e veja como fazer essas combinações no seu lar!

Nos pisos e paredes

Principais responsáveis pela moda das estampas na decoração da casa, os papéis de parede são uma forma barata e versátil de atualizar diferentes ambientes, como a sala, o quarto ou mesmo o escritório.

Revestimentos de cozinha e banheiro também ganham vida com o mix de estampas, que devem ser combinadas por meio de uma cor em comum nas diferentes padronagens.

Os tons das diferentes estampas não precisam ser exatamente iguais, mas devem obedecer um mesmo padrão, como a combinação de azul e cinza ou azul e roxo, por exemplo.

Outra dica é investir em uma estampa mais chamativa em um ponto do ambiente e deixar as outras mais sóbrias e com menos informações. Um tapete cheio de personalidade, por exemplo, também pode contrastar com o papel de parede mais discreto.

Nos móveis

Além de trazer personalidade à decoração da casa, a mistura de estampas também ajuda a ampliar ou restringir o espaço. As listras, por exemplo, dão a sensação de amplitude quando dispostas na horizontal, ou de maior altura quando usadas na vertical.

No piso, as estampas ajudam a destacar os móveis, desde pufes e cômodas até o sofá ou a cama. Já nas paredes, elas se transformam em grandes quadros, podendo decorar inclusive a cozinha.

Apesar do alto investimento, móveis estampados estão com tudo e, combinados com pisos e paredes, compõem o ambiente com muita personalidade.

Nos objetos de decoração

Se você não tem tanto dinheiro para investir na tendência do mix de estampas, uma opção é apostar em detalhes menores, como quadros estampados, luminárias e almofadas. Além de mais discretas, as estampas em objetos de decoração facilita a troca com mais frequência. Assim, você não enjoa do estilo.

Coordenar almofadas e tapete, por exemplo, é uma boa forma de dar cara nova ao ambiente. Outra opção é investir na tendência em bandejas, caixas e vasos de plantas.

Em objetos do dia a dia

Para quem quer ser ainda mais econômico, dá pra decorar a casa com mix de estampas nos objetos mais práticos do dia a dia, como cortinas de chuveiro, toalhas e roupas de cama.

Também vale coordenar estampas na mesa de jantar, apostando em caminhos e louças da mesma cor, por exemplo. Panos de prato, luvas de cozinha, e louças de diferentes estampas também são bons investimentos que fazem toda a diferença na decoração.

Se você gostou dessas dicas sobre como integrar diferentes estampas na decoração da casa, não deixe de curtir nossa página no Facebook. Por lá, sempre compartilhamos novidades sobre decoração, móveis e organização da casa. Fique ligado em tudo que você precisa para manter seu lar sempre antenado e convidativo!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório