Saiba como limpar as áreas molhadas com eficiência

19 agosto 2019

Aprenda como manter as áreas molhadas sempre limpas
Sem dúvida alguma, o banheiro mais prático de se limpar é aquele revestido completamente de azulejos. Nos casos em que eles estão dispostos do chão até o teto, por exemplo, a vida da família fica, sem dúvida, muito mais fácil, e manter o cômodo em ordem é apenas questão de organização.

Segurança nas áreas molhadas

Quando possível, procure revezar com os outros moradores da casa na tarefa de fazer ao menos uma faxina por semana nos banheiros. Comece pelos espelhos.

Quando não houver manchas, passe um pano limpo ou com álcool para deixar tudo brilhante. Uma solução de água com vinagre ajuda a remover sujeiras mais difíceis.

Materiais de limpeza para cada situação

Na pia, use uma esponja de aço para ajudar a torneira a recuperar o brilho, tomando cuidado para não apertá-la demais no aço, para não riscar. Na cuba, invista no sapólio para tirar manchas e gorduras e, por fim, jogue água com sabão para retirar os excessos de produto.

Calce luvas para enfrentar a limpeza da bacia sanitária, a fim de evitar a contaminação das bactérias que recobrem o local, e também alergias aos produtos que serão utilizados. Na parte externa, passe uma esponja embebida em álcool ou detergente para higienizar a tampa, assento e superfícies de louça, e depois seque tudo com um pano.

Internamente, compre uma daquelas escovas de limpeza próprias para este fim, à venda em qualquer mercado ou loja de produtos de limpeza, e encharque-a com desinfetante ou água sanitária. Passe-a por toda a privada, deixe agindo por ao menos dez minutos, e depois esfregue. Finalize com uma ou duas descargas.

Removedores específicos para limpar limo ajudam a se livrar daquela crosta que fica nas frestas dos azulejos. Depois dele, passe um pano úmido para remover o que possa ter sobrado de sujeira.

No box, despeje um pouco de limpadores de mofo no chão e nas paredes, bem como na porta de vidro pela parte de dentro, esfregue e enxague. Retire a tampa do ralo para limpar fios de cabelo e restos de sabonete, e jogue lá dentro um pouco de desinfetante com cloro.

Não se esqueça: dica importante

O chão deve ser a última etapa da faxina. Quando a sujeira for leve, um pano molhado com um pouco de detergente será suficiente, mas, em casos de manchas e impurezas maiores, use primeiro a vassoura, e depois esfregue tudo com sabão em pó e água. Depois, seque bem para evitar manchas de pés e sapatos.

Fonte: Estadão

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório