Saiba o que avaliar antes de comprar um apartamento

10 junho 2022

Mulher feliz ao se mudar para o seu apartamento novo

Comprar um imóvel é um momento de muita felicidade na vida de qualquer pessoa. Afinal, isso representa muito mais segurança e tranquilidade para o futuro! Mas, por se tratar de uma aquisição dispendiosa, é preciso saber o que avaliar antes de comprar um apartamento.

Isso porque um imóvel pede um investimento muito alto e, muitas vezes, é o único bem da família, além de ser onde todos vão morar por toda ou maior parte da vida.

A propriedade precisa se adequar perfeitamente às suas demandas, bem como às necessidades da sua família. Isso pode dar um pouco de trabalho, mas é melhor do que ter problemas no futuro ou ficar insatisfeito com o imóvel logo após a mudança.

Quer descobrir quais itens observar antes de fazer uma proposta? Confira o post que criamos especialmente sobre o assunto!

Localização

A localização do imóvel é um dos principais fatores que devem ser avaliados na hora de comprar um apartamento. Além da segurança do bairro, é importante observar se há comércios, escolas e outros serviços necessários no dia a dia da família.

É essencial que o imóvel esteja localizado em uma região que facilite a mobilidade, principalmente se não estiver tão perto assim do trabalho.

Então, antes de finalizar a transação, dê uma volta no bairro ou conte com a ajuda de aplicativos, como Google Maps, para estudar a rota do local até o trabalho ou escola das crianças, por exemplo.

A vizinhança é outro fator importante, pois se o imóvel fica em um local onde há bares e casas noturnas, o barulho será constante. Então, se você é daqueles que prefere sossego, não se esqueça de verificar esse detalhe.

Qualidade do acabamento

A qualidade do acabamento é outro fator de extrema relevância. Além de observar se os produtos utilizados são de boa qualidade, é importante verificar se os revestimentos são adequados para cada cômodo.

Mesmo que o piso para banheiro seja bonito, ele deve ser adequado, pois, caso seja escorregadio, há riscos de acidentes.

Locais úmidos devem ter pisos resistentes e adequados, como cerâmica, porcelanato ou ladrilho hidráulico. Além de oferecer mais resistência, ainda são fáceis de limpar.

Facilidades oferecidas pela construtora

Se você ainda tem dúvidas sobre o que avaliar antes de comprar um apartamento, saiba que algumas construtoras oferecem facilidades aos seus clientes.

A entrada é um dos fatores que dificulta a aquisição de um imóvel. Por isso, na hora de realizar seu sonho da casa própria, procure construtoras que facilitam esse processo.

Algumas empresas parcelam o valor da entrada e, inclusive, colocam algumas parcelas anuais, para que a prestação fique mais acessível.

O parcelamento da entrada é comum na compra de imóveis na planta, mas nem todas as construtoras oferecem flexibilidade de pagamento aos clientes.

Uso do FGTS

Se você quer comprar um apartamento pronto, mas não tem toda a grana para a entrada, pode utilizar o FGTS. Basta você sinalizar ao banco que deseja usar os recursos do FGTS para dar entrada no imóvel, já que a instituição não financia 100% o valor do bem.

Outra forma de utilizar o recurso é usar o saldo para quitar as parcelas do financiamento. Com o FGTS, é possível pagar prestações adiantadas, o que diminui a taxa de juros e ainda permite que você quite seu imóvel mais rápido.

Outra vantagem do uso do FGTS para compra do imóvel é que ele permite redução no valor das parcelas. Nesse caso, é usada uma quantia do recurso mês a mês para o abatimento de uma parte do valor da prestação, que pode chegar a 80% do total. No entanto, não há redução na taxa de juros, apenas o valor da parcela fica menor.

Subsídios de programas do governo

O Minha Casa Minha Vida foi reformulado e ganhou novas regras, mudando também de nome. Agora se chama programa Casa Verde e Amarela.

O projeto habitacional oferece juros mais baixos e pretende ajudar mais de 1 milhão de brasileiros a conquistar seu imóvel.

O programa é divido em três grupos e é voltado para pessoas com renda de até R$7.000,00. No entanto, o valor do subsídio e das parcelas variam de acordo com a cidade onde você mora e com sua faixa de renda.

Os recursos do FGTS podem ser utilizados para a aquisição da casa própria pelo programa e os juros são os menores do mercado.

Mas, o valor também varia de acordo com a renda familiar. Se você se enquadra nas regras desse projeto, deseja comprar seu apartamento e pagar taxas de juros mais baixas, procure construtoras que possuem imóveis que são financiados com subsídio do programa Casa Verde e Amarela.

Possibilidade de compor renda

Para conseguir financiar um imóvel, é necessário ter uma renda compatível com o valor do bem que deseja adquirir.

Isso porque o valor das prestações não pode comprometer mais que 30% de seus rendimentos brutos. Então, se apenas seus ganhos não forem suficientes e você não consiga dar uma entrada muito alta, a composição de renda é uma boa alternativa para melhorar suas chances de conseguir o crédito.

A junção da renda pode ser feita pelos dois cônjuges ou por outra pessoa da família como pais ou irmãos. Mas, vale lembrar que o banco avalia a idade das pessoas para decidir a quantidade de parcelas do financiamento.

Para um cliente de mais de 50 anos e seis meses, o banco não libera o crédito para pagamento em 360 meses. Isso porque a idade do cliente somada ao tempo de financiamento deve ser de no máximo, 80 anos e seis meses.

O que isso tem a ver? Na hora da concessão do empréstimo, o banco vai levar em consideração a idade da pessoa mais velha.

Claro que esses são apenas alguns dos fatores do que avaliar antes de comprar um apartamento, mas são muito importantes.

O espaço, o preço, as condições de pagamento, a valorização do imóvel e a segurança também são importantes, mas que sempre são observados. Então, além de todos esses aspectos, vale observar os citados ao longo do texto.

E aí, ficou claro o que você deve avaliar antes de comprar um apartamento? Restou alguma dúvida? Nos conte nos comentários e participe!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório