Segurança para crianças: um guia para deixar sua casa protegida

22 julho 2021

2 comentários
Os perigos de deixar uma criança exposta a tomadas sem proteção

Curiosos por natureza, os pequenos estão sempre mexendo em tudo e decidem brincar, muitas vezes, em lugares inadequados. Nesses casos, a prevenção é o segredo para manter a tranquilidade quando se trata da segurança para crianças.

Como resultado das medidas, a casa se torna um local em que é possível curtir a infância de maneira deliciosa e leve.

Saiba que os cuidados devem ser reforçados e vão muito além das telas e grades. Então, pare para avaliar todos os cômodos com um olhar estratégico e defina quais medidas podem ser tomadas na hora de reforçar a segurança de acordo com a idade das crianças.

Quer saber mais? Vamos mostrar um guia com as principais dicas para deixar sua casa segura para crianças. Acompanhe!

Na lavanderia

A lavanderia é um dos lugares mais impróprios para crianças, em qualquer casa. Isso porque existem muitos produtos químicos utilizados na limpeza que podem ser consumidos por acidente.

Além disso, existem os riscos em relação a tábua de passar roupa, escadas e ferramentas. Veja a seguir outros pontos de atenção:

  • desinfetantes, sabões líquidos e outros produtos de limpeza, que podem ser confundidos com sucos e refrigerantes;
  • máquina de lavar e secadora de roupas, que são suficientemente atrativas e podem ser vistas pelas crianças como grandes brinquedos;
  • pregadores de roupa, que são capazes de promover engasgos se levados à boca.

Soluções

Uma das medidas de segurança para crianças mais importantes é colocar objetos pesados, pontiagudos e produtos químicos no alto, lembrando sempre de fazer vistorias no local para verificar se ninguém esqueceu algo fora de lugar.

Coisas que possam ser colocadas na boca também devem receber atenção especial.

Use armários reforçados, prateleiras ou pense em opções planejadas para não ter problemas de espaço. Durante o uso da máquina de lavar e da secadora, a porta da lavanderia deve ser mantida fechada.

Quando fora de uso, esses aparelhos precisam ser deixados fora da tomada.

Os ralos e lixos devem ser sempre tampados adequadamente. Vale buscar por uma opção de lixeira que tenha tampa reforçada e um sistema de abertura que não fique ao alcance dos pequenos mais curiosos.

Na cozinha

As crianças só devem permanecer na cozinha com supervisão de um adulto. E, além dos cuidados de praxe durante o uso do fogão, é importante que a entrada de gás permaneça fechada sempre que o equipamento não estiver sendo utilizado.

Micro-ondas também: se não estiver sendo usado, deixá-lo fora da tomada é essencial. Batedeiras e liquidificadores devem ficar sempre em lugares altos e, imediatamente após seu uso, devem ser retirados da tomada. Jarras e copos destinados ao manuseio de crianças, só de plástico.

Durante o manuseio das panelas no fogo, a atenção dos adultos na casa precisa ser redobrada. Cabos de panelas podem se tornar alvos das crianças em fração de segundos, permitindo que algo quente caia enquanto elas passam correndo ou distraídas.

Sempre que possível, mantenha as panelas na parte traseira do fogão, mesmo que a cozinha tenha bastante espaço.
 

O forno é outra fonte de curiosidade dos pequenos. Então, sempre que tiver algo sendo preparado, é fundamental acionar a trava de segurança que a maioria das marcas inclui com o intuito de evitar acidentes.

Algumas crianças maiores têm bastante interesse em ajudar na cozinha, então cabe aos pais avaliarem a desenvoltura dos pequenos no manuseio dos alimentos para decidirem quais tarefas estão aptos a fazer, como lavar uma pequena louça, lidar com massas, lavar salada ou montar um sanduíche.

No banheiro

Como as crianças não têm noção nenhuma do perigo e são extremamente interessadas em objetos e situações diferentes, todos os cômodos que elas frequentam precisam ser preparados para privilegiar a segurança. E no caso do banheiro esse cuidado deve ser bastante reforçado.

Lâminas de barbear, xampu, condicionador e desinfetantes, comumente encontrados nos lavabos, podem ser um risco à segurança do seu filho. Deixe-os guardados em armários.

No caso dos produtos de higiene, dê a seu filho a quantidade certa para cada utilização, pois a ingestão da maioria dos produtos pode causar intoxicações.

Caso você tenha uma banheira, multiplique a atenção: nunca deixe a criança sozinha dentro dela, mesmo se o nível da água estiver baixo. Para os bebês que já andam, o vaso sanitário e o papel higiênico se tornam uma diversão.

Dessa maneira, compre travas específicas para banheiro e tenha bastante atenção com o piso molhado depois do banho.

Jamais deixe uma criança sozinha na banheira nem mesmo por segundos enquanto atende a porta, o telefone ou pega uma toalha. Basta um minuto de distração para que um acidente com água aconteça, e muitas vezes os pequenos desenvolvem novas habilidades motoras sem que os pais percebam.

Com a família

Com crianças circulando pela casa, o ideal é ter móveis com quinas protegidas ou arredondadas. Mesas com tampos de vidro e pequenos objetos decorativos mantidos ao alcance dos pequenos também não combinam com quem deseja proporcionar segurança às crianças.

As tomadas devem estar vedadas com protetores, e os equipamentos que não estiverem sendo usados precisam ter seus cabos de tomada escondidos. Outro ponto é a localização dos móveis.

Evite deixar mesas de canto em pontos onde os pequenos possam tropeçar ou até mesmo ter acesso a gavetas e outros tipos de objetos decorativos.

Em janelas e varandas

Por exercerem forte atração para as crianças, as janelas e sacadas precisam ser equipadas com travas de segurança e/ou redes de proteção. No caso da rede, dê preferência para os materiais resistentes a corte: lembre-se de que as quedas, mesmo de alturas consideradas pequenas, podem gerar sérios problemas.

A partir disso, também é indispensável ter cuidado com as cadeiras. Evite deixá-las próximas a locais altos. O mais recomendado é que as janelas tenham proteção contra abertura fácil, mesmo que estejam com telas.

Procure por cadeados ou qualquer outro sistema de proteção de vedação para aumentar a segurança.

No estacionamento do condomínio

Nunca deixe a criança sozinha no estacionamento do seu condomínio. Durante as manobras, mantenha-a no interior do veículo. Permitir que ela acompanhe a manobra do lado de fora pode acabar em acidente, pois crianças são imprevisíveis e dificilmente param quietas no lugar.

Tomados os cuidados acima listados, não deixe também de verificar se existem fios elétricos desencapados em lugares acessíveis à criança e não se esqueça de cobrir as tomadas com protetores.

Caso haja uma piscina em sua casa ou em seu condomínio, ela precisa ser gradeada e seu portão mantido trancado quando não houver monitoramento de um adulto.

Segurança para crianças dentro de casa é assunto dos mais importantes, e tudo que puder ser feito para garanti-la será refletido em bem-estar para a família. Então, monte uma lista detalhada com os potenciais riscos que devem ser observados e visite cada cômodo da casa para eliminá-los.

Gostou das informações do artigo e já sabe como reforçar a proteção da sua casa? Então deixe seu comentário e nos conte qual ponto merece atenção especial no quesito segurança para crianças.

Comentários

Fabiane Sousa Brito
Fabiane Sousa Brito disse: 25 julho 2021
Gostei, são observações muito importantes, pois as gerações de hoje são muito curiosas,e todo cuidado é pouco!
MRV
MRV disse: 28 setembro 2021
Exatamente, Fabiane!
Quando se trata de crianças, todo cuidado é pouco. E essas dicas valem para dentro ou fora de casa, em áreas comuns como nos espaços de lazer.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório