Eletrodomésticos inteligentes são grandes aliados na rotina agitada da vida moderna. Lava-louça, máquina de lavar roupas e novidades do setor têm lugar garantido na casa ou na lista de desejos de quem busca soluções para facilitar o dia a dia.

Eletrodomésticos inteligentes

Quais os principais eletrodomésticos inteligentes disponíveis no mercado?

Atualmente, existem diversos aparelhos eletrodomésticos inteligentes no mercado brasileiro. Alguns deles contam até com acesso à internet, permitindo acionamento à distância, ou com funções automatizadas. Confira a seguir os principais aparelhos inteligentes!

Geladeira

As geladeiras inteligentes apresentam uma infinidade de funcionalidades. Elas contam com aplicativos para realizar listas de compras, pesquisar receitas, disparar alarmes e gerenciar a própria temperatura. Existem até modelos com câmara interna, permitindo que a pessoa veja o que está dentro dela, pelo celular. tem até geladeira com Windows 10 na versão integral, como se fosse um tablet. Assim, ela pode ser administrada pela assistente de voz e realizar as ações típicas de computador, como tocar músicas ou apresentar vídeos da internet.

Além de realizar uma integração com celulares e outros dispositivos móveis, as geladeiras proporcionam um design diferenciado, elevada capacidade e alto poder de refrigeração.

Máquina de lavar

Já existem diversas máquinas que podem ser controladas pelo celular. Assim, a grande vantagem das máquinas inteligentes é permitir ao usuário iniciar uma lavagem enquanto ainda está no trabalho, por exemplo.

Várias delas também já apresentam recursos para facilitar a limpeza em função das cores, forma e tipos de tecidos. Outro aspecto interessante é a possibilidade de programar o equipamento para funcionar no melhor horário do dia, levando em consideração o gasto de energia e economia de dinheiro e tempo.

Fogão

Muitas pessoas ficam em dúvida se desligaram ou não o fogão, mas com a versão smart essa incerteza não acontece mais. Isso porque, o controle pelo celular permite ao usuário conferir o status do eletrodoméstico e desligá-lo remotamente, se for necessário.

Os recursos específicos vão depender de cada marca, porém, os fornos inteligentes costumam proporcionar ciclos predefinidos de cozimento e preaquecimento, aplicativos de receitas e até sistemas autolimpantes.
Além do mais, eles podem ter integração com outros eletrodomésticos smart e com dispositivos, como Google Assistente, Bixby e Alexa.

Ar-condicionado

Existem diversas razões para adquirir um ar-condicionado com wi-fi. Além do benefício de conseguir controlar o eletrônico remotamente pelo celular, a conectividade faz com que ele gaste menos energia que os modelos mais tradicionais, pois ele consegue identificar quando tem uma pessoa no local, desligando ou reduzindo o trabalho para economizar possíveis gastos indesejáveis.

Diversos modelos permitem colocar diferentes perfis de uso, ajustando a climatização do ambiente de acordo com as preferências de cada pessoa da família. Mesmo que em pouca quantidade, os aparelhos inteligentes vêm conquistando o público brasileiro.

Lava-louça

Há alguns anos, ter um lava-louça ficava apenas no sonho de muitas pessoas, visto que o eletrodoméstico tinha um valor exorbitante e contribuía para o aumento da conta de luz. Mas os modelos ganharam mais funcionalidades e, atualmente, apresentam um preço mais acessível e não consomem muita energia. Dessa forma, as famílias passaram a inserir a lava-louça na cozinha.

Os aparelhos mais novos apresentam sensores que podem identificar o nível de sujeira da louça. Assim, fica mais simples saber qual vai ser o ciclo de lavagem, tempo a ser consumido e a quantidade de água que será utilizada durante o processo.

Aspirador de pó

Existem no mercado aspiradores de pó com funções inteligentes, por exemplo, separar o pó para minimizar o entupimento do dispositivo.

Robô aspirador

O ramo de robôs aspiradores já está presente no Brasil há muitos anos. Os dispositivos apresentam sensores para evitar obstáculos, modos próprios para determinados tipos de higienização e painel de LED indicando a porcentagem da bateria.

Além do mais, existem os que realizam carregamento automático: o robozinho volta à base quando a carga está baixa, carregando-se sozinho. Depois, ele volta ao trabalho do local em que parou.

Robô passa-pano

Outro eletrodoméstico que pode auxiliar na limpeza da casa são robôs que passam pano. Com design compacto, atuação uniforme e wifi integrado, possibilitam realizar a limpeza completa nos cômodos da casa, até mesmo nos lugares de difícil acesso, incluindo cantos, embaixo e ao redor de armários e móveis.

Como os robôs aspiradores de pó ajudam na manutenção da limpeza no dia a dia da casa?

Atualmente, no Brasil, já existe um robô que limpa toda a sua casa. Dessa forma, não é mais necessário varrer todos os cômodos e retirar o pó. O robô já é programado para realizar essas ações.

Com sensores e sistemas de mapeamento, eles contam com uma programação inteligente para sugar as poeiras e os detritos até debaixo dos móveis.

Os aparelhos apresentam uma aparência bonita e costumam ter só alguns centímetros de altura. Por essa razão, quase não ocupam espaços dentro de casa.

Além do mais, eles são leves e capazes de tirar toda a sujeira que fica nos sofás, cadeiras e camas. Confira como os aspiradores de pó podem ajudar na manutenção da limpeza de sua casa!

Casa limpa

Os robôs conseguem manter a aparência de casa limpa por mais tempo, pois são capazes de se livrar do pó, dos cabelos no chão e das pequenas sujeiras. Com a utilização de sensores, eles percorrem todos os cômodos da casa, exceto as escadas.

Rota de limpeza

Os robôs têm sensores de obstáculos, escadas e paredes. Assim, eles compreendem que, se necessário, devem dar meia-volta para continuar o percurso. Por essa razão, essas ferramentas conseguem rastrear o ambiente e saber para quais pontos devem ir.

Isso faz com que o próprio robô seja preservado, assim como os móveis que estão por perto. Essa tecnologia funciona com luzes infravermelhas, colocadas em cada parte do robô.

Limpezas programadas

Umas das principais funcionalidades do robô aspirador de pó é a programação de limpeza. Por meio do controle remoto ou aplicativos disponíveis para Android e iOS, é possível programar o dia e horário em que o robô vai funcionar. Essa funcionalidade é bem legal para quem trabalha fora de casa e não tem muito tempo para higienizar os ambientes.

Mapeamento

O sistema de mapeamento é uma opção disponível para os robôs mais avançados e é eficiente para limpezas mais criteriosas. Esse sistema permite que os aspiradores consigam coletar informações de todo o ambiente, juntando dados para desenhar uma planta da área de serviço, por exemplo.

Com as informações armazenadas, os aparelhos estabelecem os melhores caminhos para o trabalho, movendo-se em linhas retas para que todo o local seja organizado e limpo. Para isso, os aspiradores costumam usar câmaras acopladas nos dispositivos ou lasers de detecção.

Como otimizar as tarefas de limpeza em sua casa com eletrodomésticos inteligentes?

Uma das obrigações mais desgastantes da vida adulta é a limpeza doméstica. Se você não tem uma pessoa para ajudá-lo, a tarefa pode ainda ficar mais complicada. Saiba como otimizar a limpeza e ganhar tempo!

Tenha uma estratégia para realizar a faxina

A dinâmica da limpeza de casa é muito individual, muda conforme o desejo de cada um. O mais essencial é estabelecer uma estratégia para aplicar os aparelhos de limpeza, de modo que você consiga se programar ao longo da semana.

O indicado é tentar realizar a limpeza da casa em dois dias, para que tudo fique bem organizado e higienizado. Assim, você definirá quais os eletrodomésticos inteligentes vai precisar em cada dia e quais as tarefas que devem ser feitas. Separe, por exemplo, o momento de lavar roupa, limpar o chão, lavar as louças, entre outras. Com um planejamento eficiente, sua casa fica limpa com menos esforço e tempo.

Invista em um aspirador de pó eficiente

Aspirar o chão antes de lavá-lo ajuda a tirar toda a poeira e os ácaros nos lugares mais difíceis, ajudando a agilizar a lavagem. Além do mais, o instrumento é um importante parceiro para quem tem gatos e cachorros e para a limpeza de tecidos e estofados.

Caso você apresente problemas respiratórios, as vantagens são ainda maiores: varrer a poeira faz com que todo o pó fique presente no ar e se espalhe pelos cantos da casa, mas isso é evitado com o aspirador de pó.

Realize uma manutenção diária

Fazer um pouco a cada dia é capaz de realizar maravilhas pela higienização da casa. Nesse item não estamos falando em faxina pesada diária, mas em não deixar a sujeira juntar. Dessa forma, é preciso:

  • Lavar a louça logo depois das refeições;
  • Usar a varredeira ou o robô passa-pano,
  • Higienizar rapidamente o micro-ondas;
  • Limpar a geladeira e os puxadores dos armários da cozinha;
  • Arrumar a cama;
  • Realizar toda tarefa pequena que pode ser rapidamente solucionada no dia a dia.

Lembre-se de que os eletrodomésticos inteligentes podem ajudar você a realizar essas simples tarefas.

Você sabe limpar seus eletrodomésticos?

É fundamental cuidar dos seus eletrodomésticos inteligentes, para que eles não sejam danificados. Dessa maneira, saiba agora como cuidar de seus aparelhos!

Utilize um pano macio

Para higienizar seus aparelhos eletrodomésticos é preciso usar um pano macio, que não estrague a superfície do aparelho.

Não use palha de aço

A utilização de esponjas rígidas de alumínio e aço não é indicada, já que consiste em um material duro e que pode riscar o material que cobre o aparelho. Esse tipo de estrago é muito difícil de ser revertido.

Use escovas de cerdas macias

Para realizar uma higienização bem delicada e que não estrague o seu eletrodoméstico, é primordial usar escovas que têm cerdas macias. Com a utilização de água e detergente neutro, você retira toda a sujeira do aparelho de maneira simples.

Não aplique produtos abrasivos

É fundamental pensar em qual produto comprar para realizar a higienização, pois o aço dos eletrodomésticos pode reagir e ficar manchado. Dessa forma, evite aplicar na superfície de inox abrasivos, sejam eles solventes, saponáceos, amoníacos, álcool ou até mesmo cloro.

De modo geral, você pode usar um pano macio com detergente neutro, que se adéqua bem a esse tipo de material.

Limpe com cuidado e leveza

Por fim, é necessário que toda a limpeza seja conduzida com muito zelo e cautela, sem movimentos fortes, para que não haja a possibilidade de aparecer um arranhão na superfície de seu aparelho.

Em uma limpeza mais rápida, do dia a dia, para tirar sujeiras como marcas de mão e gorduras respingadas, recomenda-se borrifar uma pequena quantidade de água e vinagre e secar utilizando o papel toalha. Dessa maneira, você preserva o visual do seu eletrodoméstico por muito mais tempo. Afinal, quem te ajuda tanto no dia a dia, merece ser bem cuidado!

E se você é cliente MRV, tem um incentivo a mais para conseguir aproveitar facilidades dos eletrodomésticos inteligentes: o Mundo da Casa MRV. Com ele você pode comprar os eletrodomésticos de limpeza com os melhores preços. Confira!