Para definir os principais tipos de piso para cada ambiente, é importante saber que nossa casa pode ser dividida em três áreas: íntima (quartos), social (sala, living, sala de TV e sala de jantar e área molhada (banheiros, cozinha, lavanderia). Cada tipo de ambiente possui uma necessidade diferente. Veja abaixo os principais tipos de revestimentos utilizados atualmente e suas especificidades.

piso para cada ambiente 1

Piso de cerâmica

Este tipo de piso pode ser liso ou com texturas, podendo ser utilizado em todos os ambientes da residência. É fácil de limpar e com uma ótima relação custo x benefício. Porém sua utilização está diminuindo devido à grande diversidade de outros materiais que estão surgindo no mercado.

Cimento queimado

Possui um visual rústico, porém atual. É indicado para qualquer lugar da casa, mas pode apresentar rachaduras e um efeito de manchado, que é inevitável para este tipo de material, o que não lhe tira a beleza. Pelo contrário, esse é um dos elementos que o torna interessante.

Resina Epóxi

Material que antes era utilizado apenas em ambientes industriais, atualmente está sendo inserido em residências. Tem uma aparência lisa e homogênea e a vantagem de não trincar ou manchar. Os materiais para utilização são diversos, podendo ser foscos, brilhantes e em cores variadas. Pode ser aplicado em qualquer área da casa, mas com cautela, pois é um pouco escorregadio.

Porcelanato 

É um material que antes não era tão acessível, mas essa realidade tem mudado. É durável e possui uma variedade enorme de modelos, podendo, inclusive, imitar fibra natural. Possui diversas qualidades, como fácil instalação e durabilidade. Quando o assunto é piso para cada ambiente, esse é o mais versátil, podendo ser instalado tanto em áreas internas quanto externas.

Vidro

A procura por este material tem crescido, uma vez que o vidro é esteticamente bonito. O ponto negativo é que esse material demanda uma boa mão de obra, pois se não for devidamente assentado, pode trazer ferimentos.

Laminados

Os pisos laminados são placas que imitam as cores da madeira, mas na verdade são revestidas de fórmica que trazem até a textura original do material natural. A desvantagem é que não são muito resistentes à umidade, por isso é mais aconselhável a sua utilização em áreas intimas e social. As vantagens é que são mais baratos que a madeira e a instalação é rápida.

Madeira

É utilizada madeira maciça, podendo utilizar outros materiais para compor. Seu preço é um dos mais altos e, assim como os pisos laminados, o seu uso fica restrito às áreas que não recebem umidade.

Azulejo

É uma peça cerâmica, sendo seus dois lados vidrados, a vantagem é que sua utilização necessita de menos rejunte, trazendo economia à obra. É ideal para áreas molhadas.

Vinílico

Pode ter várias cores e estampas, mas a mais usada atualmente é a imitação de madeira. É feito de PVC e minerais e pode ser aplicado em ambientes fechados e cobertos de casas, escritórios e ambientes corporativos. Além disso, existe a opção de instalar com cola ou no sistema de encaixe, mais conhecido por click. A instalação é muito simples e pode ser feita direto sobre o piso antigo, com algumas condições. Uma das vantagens é que não é necessário quebra-quebra para reformar a casa!

Pronto para escolher o piso para cada ambiente da sua casa? Antes de decidir, que tal conferir as opções práticas, funcionais e baratas, clicando aqui?