Utensílios de limpeza que não podem faltar na sua casa

20 janeiro 2020

6 comentários
Homem limpando a bancada da cozinha de seu apartamento

O sonho das pessoas é poder limpar a casa com praticidade e eficiência — ainda mais no caso de quem vai morar sozinho pela primeira vez. Algo muito importante para realizar essa tarefa são os utensílios de limpeza. Saber bem quais materiais e produtos usar é essencial para fazer uma boa faxina.

Tais utensílios são imprescindíveis para para realizar uma limpeza completa e deixar a casa cheirosa. Isso facilita muito na correria do dia a dia, com tantas atividades envolvendo estudos e trabalho. Os produtos devem ser escolhidos com segurança, por conta da grande variedade existente no mercado, que inclui com fragrâncias e tipos diversos.

Se você ainda não sabe quais utensílios não podem faltar na sua casa, continue a leitura para entender melhor sobre esses produtos de limpeza, bem como a funcionalidade de cada um deles. Vamos lá?

Aspirador de pó

O aspirador de pó é um equipamento muito útil, pois facilita bastante a remoção de poeira, sujeira e pó. O equipamento reduz o trabalho durante uma faxina no momento de cuidar do chão, portanto é um tipo de eletrodoméstico que não pode faltar na sua casa.

Removedor de manchas

Trata-se do produto próprio para a remoção de manchas de qualquer superfície. Ele pode ser utilizado tanto na lavagem de utensílios da cozinha quanto em paredes, pisos, entre outras possibilidades.

Aromatizador eletrônico

O aromatizador eletrônico é o tipo de utensílio necessário para manter um clima agradável e cheiro bom nos ambientes. Um temporizador é o responsável por borrifar o produto de tempos em tempos, mantendo o local sempre cheiroso.

Álcool

O álcool é um desinfetante que não serve apenas para limpar locais sujeitos a bactérias, já que seu uso pode ser voltado à higienização de vidros, metais e até mesmo espelhos. É possível aplicar o material diretamente nas superfícies com um pano úmido, mas uma boa dica é nunca usá-lo em áreas muito grandes, porque seu tempo de evaporação é bem curto.

Detergente

O detergente é um produto muito adotado na higienização doméstica e tem grande diversidade no mercado. Frequentemente adotados na limpeza de louças, por conta da ação antigorduras, os detergentes devem ser aplicados com uma esponja e formam bastante espuma, sendo removíveis com água.

Desengordurante

O desengordurante é um utensílio especial para a limpeza de superfícies engorduradas, pois quebra as moléculas de gordura, auxiliando bastante na limpeza de fogões e pias. Ele deve ser utilizado diretamente na área afetada para retirar toda a gordura, mantendo limpos os azulejos, pias, fogões, micro-ondas, geladeiras, entre outros componentes da cozinha.

Sabão em barra

O sabão em barra é um detergente em formato sólido e também serve como desengordurante, sendo útil para a limpeza e fazendo espuma quando em contato com a água. Existem muitos tipos de sabão em barra, mas os mais comuns são:

  • o neutro, que pode ser usado em qualquer situação, pois não mancha e limpa com uma potência maior;
  • o de coco, muito adotado na limpeza de roupas brancas.

Sabão em pó

Já o sabão em pó se trata de um produto alcalino usado em máquinas de lavar ou para esfregar roupas e calçados. Ele produz bastante espuma e entra em ação quando em contato com a água, podendo ser utilizado diretamente nas máquinas. É necessário ter muito cuidado, pois esse tipo de sabão é o que mais agride a pele.

Amaciante

O amaciante também é um produto essencial, pois adere à fibra do tecido quando utilizado na lavagem de roupas, fazendo com que fique mais macio e cheiroso. A forma certa de utilizar o amaciante é aplicando-o quando as peças de roupa são deixadas de molho, para que possa agir melhor — sem contar que o cheirinho é muito bom!

Água sanitária

Já a água sanitária é um tipo de alvejante bastante eficaz. Ela traz o hipoclorito de sódio em sua composição (um forte oxidante), portanto é bastante corrosiva. Sua indicação de uso é apenas diluída em água, de acordo com as instruções da embalagem, para não causar queimaduras na pele ou lesões nos olhos.

Desinfetante

O desinfetante é outro produto bastante utilizado para deixar o ambiente com um odor mais agradável. Ele ainda tem capacidades esterilizantes, podendo ser aplicado em qualquer superfície ou dissolvido na água. Os desinfetantes são capazes de destruir microrganismos, por isso recomenda-se aplicá-los no local e deixá-los agir por cerca de 15 minutos.

Limpa-vidros

Existem também os limpa-vidros, que são produtos especializados para a higienização de vidros e capazes de remover manchas ou sujeiras com facilidade. O local fica bem limpo, sem marcas de dedo, fuligem ou poeira, entre outras possíveis manchas.

O produto pode ser aplicado em vitrines, janelas, para-brisas, espelhos ou boxes de banheiro, entre outras superfícies. É necessário esfregar para que a sujeira saia do vidro — e depois basta enxaguar.

Sapólio

O sapólio também é um material muito eficaz para a limpeza. Trata-se de um sabão mineral cujo uso retira sujeiras e gorduras, principalmente em panelas ou na pia da cozinha. O produto pode ser encontrado em pó ou líquido, sendo excelente para a limpeza de inox ou o polimento de metais.

Para usá-lo, basta aplicar diretamente ou em um pano (ou esponja), passando diretamente no local que estiver sujo. Depois, retire o excesso com água e pano seco.

Balde

O balde é um recipiente útil para colocar água enquanto a casa é higienizada. Você pode usá-lo para passar pano nos cômodos ou dissolver produtos de limpeza como desinfetantes, sabão e água sanitária.

Escova

A escova é indicada para a remoção de sujeiras mais agressivas e que estão impregnadas nas superfícies ou roupas. Ela pode ser utilizada com qualquer produto de limpeza, mas o mais comum é o sabão ou detergente. Basta aplicá-los nas superfícies com firmeza para remover toda a sujeira.

Borrifador

O borrifador é o utensílio certo para colocar produtos de limpeza dissolvidos com água e, dessa forma, aplicá-los em qualquer superfície.

Panos semidescartáveis

Já os panos semidescartáveis são feitos de tecidos sintéticos e que podem ser jogados fora após alguns usos. Eles são recomendados para limpar as pias de cozinha ou do banheiro, tirar o pó dos armários e das estantes, entre outras tarefas.

Por fim, vale destacar que não vai faltar nenhum dos utensílios essenciais para sua casa depois que os itens desta lista forem providenciados. Ficará muito mais fácil fazer uma limpeza mantendo a praticidade e a funcionalidade em primeiro lugar.

O que achou do nosso conteúdo? Gostou de aprender mais sobre quais são os utensílios de limpeza que não podem faltar na sua casa? Comente no nosso post e diga o que achou!

Comentários

amaro silva mendes
amaro silva mendes disse: 16 agosto 2020
Gostei do artigo. Obrigado
MRV
MRV disse: 18 agosto 2020
Olá Amaro, como vai?

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso post. Por isso, é muito importante você continuar acompanhando o Blog da MRV para ficar por dentro de todas as novidades sempre em primeira mão!
Maria Aparecida
Maria Aparecida disse: 09 setembro 2020
Adorei essa lista. Bem prático. Bjos
MRV
MRV disse: 22 setembro 2020
Olá Maria Aparecida, como vai?

Realmente dicas como estas precisam ser compartilhadas ao máximo. principalmente com quem está vivendo o momento da mudança e casa nova. Por isso, é muito importante você acompanhar o Blog da MRV. Toda semana trazemos novidades sobre o universo da decoração, organização, finanças e dicas domésticas!
LUCIANA DOS SANTOS TODA SGALLA
LUCIANA DOS SANTOS TODA SGALLA disse: 12 setembro 2020
Esse tipo de matéria me traz aprendizado e adiciona muito na minha vida. Gosto muito!
MRV
MRV disse: 22 setembro 2020
Olá Luciana, como vai?

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo e que ele foi útil pra você. Continue acompanhando nosso Blog para ficar por dentro de assuntos sobre organização, dicas financeiras, dicas domésticas, organização e decoração!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório