10 dicas para economizar água em seu apartamento | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

10 dicas para economizar água em seu apartamento

05 março 2017

O que você faz para economizar água? Você sabia que simples mudanças de hábitos podem contribuir para a manutenção desse bem tão precioso e essencial para a nossa sobrevivência?

blog-02

Sua ajuda pode ser por meio de iniciativas simples, que devem ser praticadas dentro de casa. São pequenas alterações na sua rotina que podem fazer muita diferença, tanto no consumo quanto no valor da conta.

Confira, a seguir, quais são elas!

1. Conheça seu consumo
Para começar a economizar água, você deve conhecer seu consumo. Para isso, consulte a conta, onde consta o registro de seu gasto mensal. A partir daí, você vai poder fazer uma comparação com as próximas que vierem.

2. Conscientize a sua família
É muito importante que você conscientize sua família da necessidade de economia, pois de nada adianta só você participar.
Explique a todos o que deve ser modificado em relação ao uso da água e peça para que se empenhem em realizar cada uma das ações conforme o combinado.

3. Diminua o tempo de banho para economizar água
O tempo de banho é determinante para a economia de água. Um banho de 15 minutos , por exemplo, pode gastar cerca de 135 litros de água. Por isso, evite banhos demorados: cinco a dez minutos são suficientes.
Outra dica de economia para a hora do banho é fechar a torneira toda vez que for se ensaboar. Essa ação vai garantir uma boa economia de água e energia elétrica.
Para apartamentos com boa queda d'água, que, geralmente, situam-se nos primeiros pavimentos, o ideal é colocar um redutor de fluxo.

4. Lave a louça de forma econômica
Evite lavar louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo. O correto é ensaboar uma determinada quantidade de cada vez e depois enxaguar. Dessa forma, o desperdício é bem menor.

5. Reaproveite a água da máquina de lavar
Uma boa dica para economizar água é o reaproveitamento da água da máquina de lavar. Em vez de deixar que aquela água escorra pela tubulação, direcione a mangueira para uma bombona: essa água pode ser utilizada no vaso sanitário e na limpeza da casa.
Vale lembrar que reduzir a frequência de uso da máquina de lavar para apenas uma vez por semana já representa uma grande economia!

6. Evite deixar torneiras pingando
Pode não parecer, mas um simples gotejamento de água por um dia representa um gasto de 45 litros de água. Por isso, conserte logo que verificar o problema!

7. Verifique se há vazamentos
Você pode estar pagando uma conta de água alta devido a vazamentos. Aprenda a ler o hidrômetro: ele vai ajudar a detectar esse problema que pode ser percebido pelo consumo fora do normal. Se desconfiar, busque um profissional e providencie o reparo.

8. Evite acionar a descarga mais de uma vez
Para economizar água no uso do vaso sanitário, aperte a descarga somente o tempo necessário, pois a cada acionada o gasto é de cerca de 20 litros de água tratada!

9. Feche a torneira quando estiver escovando os dentes
É muito comum que, ao escovar os dentes, as pessoas deixem a torneira aberta. Esse hábito gasta muita água: a cada 5 minutos com a torneira aberta, vão ralo abaixo cerca de 80 litros de água.
Por isso, feche a torneira quando estiver escovando e só abra na hora do enxague. Uma boa dica é utilizar um copo d'água ao invés de levar a boca à torneira!

10. Não demore muito ao lavar o rosto e ao fazer a barba
Ao lavar o rosto e ao fazer a barba seja bem rápido! Mantenha a torneira fechada enquanto estiver ensaboando e só reabra na hora de enxaguar.

Gostou das dicas de como economizar água? Então assine a nossa newsletter e continue tendo acesso a conteúdos como este!
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório