Sabia que os eletrodomésticos para a cozinha são quase sempre os primeiros a serem comprados para uma casa nova? Afinal, você pode passar um bom tempo sem sofá ou televisão e dormir em um colchão no chão, mas, se bater aquela fome durante a noite, é preciso estar prevenido, não é mesmo?

Em uma fase inicial, também é bem provável que seja mais simples optar apenas pelo básico para depois montar uma cozinha completa. No entanto, durante essa fase, é preciso ter cuidado para tomar as decisões certas, priorizando o que realmente não pode ficar de fora do orçamento. Para te ajudar, elaboramos a lista a seguir:

eletrodomésticos para cozinha 1

Os 12 eletrodomésticos para cozinha que você não pode abrir mão

1. Refrigerador

O refrigerador é, sem dúvida, um dos eletrodomésticos para cozinha mais importantes e que você precisa ter de qualquer maneira. Na hora de escolher um bom equipamento, é essencial estar atento a vários pormenores (e não só ao preço).

Primeiramente, você deve avaliar a capacidade necessária para atender as suas demandas. Se você vai morar sozinho, possivelmente não precisará de um grande espaço de armazenamento. Portanto, uma geladeira de uma porta será suficiente.

Mas, caso esteja indo morar com alguém, talvez faça sentido ter um espaço maior na geladeira, com uma segunda porta para acesso ao refrigerador e compartimentos espaçosos para vegetais.

Agora, se a ideia é viver em família, pode ser uma boa apostar em um dispensador externo de água ou gelo, que impede gastos adicionais de energia cada vez que a porta da geladeira é aberta. Veja aqui como escolher a geladeira ideal para o seu estilo de vida e como mantê-la organizada para aproveitar melhor cada espacinho.

2. Fogão

O fogão ocupa também um lugar de destaque na lista de eletrodomésticos para cozinha. Também nesse caso, a preferência não pode ter por base apenas o preço e, tampouco, a beleza desse equipamento.

É importante pensar nas características da sua família e no espaço disponível antes de tomar a sua decisão por qual fogão comprar. Você deve estar atento à quantidade de bocas de que necessita, ao tipo de fogão (convencional de piso, embutido ou cooktop) e as opções de funcionamento, se ele é a gás, eletricidade ou indução.

Quando for escolher, esteja atento ainda à eficiência e à limpeza (os fogões por indução são mais rápidos e mais fáceis de limpar) e versatilidade (os fogões a gás aceitam qualquer tipo de recipiente). Confira aqui como escolher o melhor fogão para a sua cozinha.

3. Microondas

De todos os eletrodomésticos para cozinha, esse é um dos itens que ocupa menos espaço e que facilita muito o dia a dia, diminuindo o volume de louça suja e até fazendo às vezes de fogão no preparo de alimentos (confira 7 receitas fáceis para fazer no microondas). Contudo, se você pretende colocá-lo em algum lugar específico da sua cozinha, é bom que esteja atento às medidas.

É também importante não esquecer o tamanho dos recipientes e pratos que você tem em sua casa. Se precisa de refeições rápidas com frequência, será melhor escolher um modelo de alta potência. Por fim, nunca se esqueça de verificar a voltagem das tomadas existentes na cozinha.

4. Liquidificador

Mais um item da lista de eletrodomésticos indispensáveis. Não dá para ficar sem liquidificador em casa, afinal, ele é extremamente prático para preparar sucos, vitaminas, molhos, sopas e até bolos.

Ao escolher um modelo, atente-se para a capacidade e o material do copo e, especialmente, para a potência. Se a sua intenção é triturar gelo, por exemplo, você não vai conseguir se a potência do seu liquidificador for fraca. Escolher o ideal para a sua cozinha ficará mais fácil com essas dicas.

5. Multiprocessador de alimentos

O multiprocessador de alimentos traz a possibilidade de fazer várias atividades no momento de preparar alimentos. Esse tipo de aparelho permite triturar, cortar, ralar e fatiar. Sem contar a grande economia de tempo, por exemplo, na substituição de descascar legumes com faca.

Como acompanha vários acessórios, fica mais simples colocar em prática novas receitas, inclusive na busca por uma alimentação mais saudável mesmo na correria da rotina.

O mixer de alimentos tem uma proposta muito semelhante ao multiprocessador, porém, a maioria das opções disponíveis é mais básica e não conta com a mesma potência e a versatilidade de acessórios.

6. Exaustor ou depurador de ar

Ter um exaustor ou depurador de ar é importante principalmente para apartamentos com espaços integrados e compactos. Mesmo quando não é usado óleo no preparo das refeições, resquícios podem ficar nos azulejos da cozinha, nos móveis e até mesmo no piso do chão. Além disso, odores de fritura trazem a sensação de que a cozinha não está higienizada de forma adequada.

Para acertar em cheio na escolha do equipamento responsável por filtrar o ar, se torna necessário saber a diferença entre as opções disponíveis no mercado. Existem o exaustor e o depurador de ar. Sendo o primeiro, um aparelho eficiente na hora de sugar cheiros, resíduos de gordura e de fumaça. Ele faz a sucção do ar da cozinha e troca pelo ar que vem de fora.

Já o depurador de ar é a opção mais indicada para espaços pequenos ou famílias que não costumam cozinhar grandes refeições com frequência. Os depuradores possuem um sistema que recircular o ar. Na prática, o ar é aspirado e os filtros presentes bloqueiam a gordura e os odores são quebrados nos filtros de carvão ativos. Saiba mais e como escolher a melhor opção para a sua cozinha aqui.

7. Máquina de café

Você pode viver sem ela na sua cozinha? Pode, mas, certamente, vai acordar muito mais feliz se tiver à sua espera um café fresquinho e fácil de tirar. Fazer café à moda antiga é sempre uma alternativa, mas precisa da sua presença no fogão e depois de toda a sua paciência para colocar a água quente delicadamente no recipiente.

A máquina de café faz tudo enquanto você toma um bom banho e se prepara para trabalhar. Sem contar que com uma máquina é possível criar um cantinho do café extremamente aconchegante e charmoso que faz toda a diferença na hora de viver momentos inesquecíveis em sua cozinha.

Selecione uma bancada e coloque potes de biscoitos, travessas com pedaços de bolo e outros quitutes gostosos que vão muito bem com aquele cafezinho da tarde. Também é muito bacana decorar esse pequeno espaço com quadros que estejam da proposta visual da cozinha dentro de uma combinação moderna e funcional na mesma medida. Confira aqui algumas ideias para deixar o seu cantinho ainda mais bonito!

8. Panela de pressão elétrica

Na vida corrida que levamos hoje em dia, a panela de pressão elétrica é certeza de praticidade e mais confiança na hora de preparar as refeições. Diferentemente das panelas de pressão tradicionais, elas podem preparar uma grande quantidade de comida e ainda oferecer mais autonomia, pois permitem acionar o timer com antecedência para cozinhar enquanto você chega em casa do trabalho, por exemplo.

O preço dos modelos varia conforme suas funções e potências e existem opções para todos os gostos e bolsos. Avalie se ela será funcional em seu estilo de vida e, em um primeiro momento, quando a cozinha ainda não está completa, pode ser ainda mais útil enquanto o fogão está em processo de escolha.

9. Fritadeira elétrica

A famosa Air Fryer caiu no gosto de quem gosta de praticidade e pratos sem o uso de óleo, que são mais indicados para preservar a saúde. O aparelho prepara uma infinidade de alimentos de forma rápida e prática. Basta ligar o time e pronto! Em pouco tempo a refeição estará quentinha e frita na medida certa para aproveitar com sua família.

Durante o preparo, você deve somente se atentar ao tipo de alimento para acionar a temperatura correta. Com a fritadeira elétrica e a panela de pressão elétrica em conjunto, fica muito mais rápido preparar uma refeição completa sem precisar ficar o tempo inteiro.

10. Grill

O grill também é um diferencial e tanto quando se trata de eletrodomésticos para cozinha por conta da variedade de receitas e da possibilidade de fazer um churrasco prático. Isso faz muita diferença, principalmente, para quem tem espaço compacto e gosta de receber amigos e familiares.

O primeiro passo é procurar uma opção que se encaixe com o tipo de receita que deseja preparar. Existem muitas marcas disponíveis no mercado e com diferentes faixas de preço e potência. Para quem mora em apartamento, por exemplo, a prioridade deve ser os modelos que soltam menos fumaça ao grelhar carnes, peixes e frangos.

11. Batedeira

Para quem tem criança em casa ou gosta de preparar receitas diferentes, a batedeira é um eletrodoméstico muito importante. De modo geral, a escolha da batedeira ideal gira em torno do tamanho, da potência e do tipo de pá que acompanha o modelo. Ao fazer sua lista de coisas essenciais na montagem da cozinha, pense nas receitas que são feitas com frequência no dia a dia para entender qual a proposta de batedeira deve ser buscada no mercado.

12. Sanduicheira

Aquele sanduíche de queijo quente no café da manhã é uma verdadeira delícia e pode ser feito com rapidez ao usar uma sanduicheira. Além disso, ela também representa uma ajuda no almoço ou no jantar. Isso porque, em dias de pressa, você pode colocar outros ingredientes na grelha para caprichar no sanduíche, comer um hambúrguer ou até mesmo um espetinho. Como costuma ter um preço bem acessível, vale a pena incluir na sua lista de prioridades, se o orçamento permitir.

Mundo da Casa MRV

Sabemos que para ter uma cozinha funcional é preciso fazer alguns investimentos, mas, e se você pudesse contar com excelentes descontos nas grandes lojas do mercado? Com o Mundo da Casa MRV fica mais simples equipar seu apartamento de maneira personalizada em uma plataforma completa.

Os serviços disponíveis vão desde de conteúdos para inspirar na hora de montar a cozinha e outros cômodos da casa nova até benefícios exclusivos no processo de mobiliar. Em parcerias que visam melhorar a experiência dos clientes, o Clube de Vantagens MRV, o processo de compra ganha em agilidade.

As maiores parcerias do Brasil!

Basta acessar a plataforma do Mundo da Casa e fazer o login com usuário e senha. Logo depois, clique na categoria de descontos exclusivos para aproveitar até 40% de redução no preço em diversas categorias de produtos. Entre os principais parceiros para deixar sua cozinha como você deseja estão a Magazine Luiza, Tok & Stok, Electrolux, Americanas.com, Madeira Madeira, Casas Bahia e Leroy Merlin.

Pronto! Agora que ficou claro quais são os principais eletrodomésticos para cozinha, coloque suas possibilidades no papel e avalie como seu estilo de vida é determinante na escolha do que deve ser prioridade na montagem da casa nova. Além disso, confira as dicas para economizar na hora de comprar seus eletrodomésticos. Entre elas, aproveitar as vantagens exclusivas do Mundo da Casa MRV.