9 dicas para economizar água no apartamento | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

9 dicas para economizar água no apartamento

04 janeiro 2016

tap-water


O cenário apontado pela crise hídrica no Sudeste este ano levou a todos a uma reflexão sobre os modos de vida e de consumo de água. Um adulto no Brasil chega a gastar em média 166 litros de água por dia, se intensificando em estados mais quentes, como Maranhão ou Rio de Janeiro, onde a média chega a 200 litros por pessoa. Com a possibilidade de racionamento e rodízios de água, economizar água no apartamento virou a ordem do dia, fazendo muita gente colocar a tampa no ralo do desperdício.

Porém economizar água no apartamento pode ser muito mais simples do que parece! Quer saber como? Acompanhe nossas dicas!

Feche a torneira
Grande parte das atividades que fazemos no banheiro envolvem gasto de água. No entanto, com simples ações conseguimos economizar água no apartamento em um montante de litros. Ao ensaboar o rosto, fazer a barba ou escovar os dentes, não é preciso deixar a água correndo. Feche o registro e abra somente na hora de enxaguar, evitando jogar água fora. A mesma coisa vale para o banho, que com esta simples atitude pode gerar uma economia de até 100 litros por pessoa.

Faça uso consciente da descarga
A cada vez que disparamos a descarga, são lançados de 10 a 14 litros para a rede de esgoto. Pensando nisso, utilize a descarga com moderação, evitando acioná-la quando não é necessário. O vaso sanitário não deve ser utilizado, de modo algum, como lixeira. Evite jogar resíduos e objetos, como guimbas de cigarro e absorventes, que implicam em uma maior quantidade de água a cada disparo. Uma medida muito eficiente é utilizar água de reúso, como aproveitamento de chuva, no lugar da descarga.


Fique de olho na manutenção
Uma casa bem cuidada é sinônimo de economia. Uma torneira pingando gasta muitos litros de água, que são jogados fora totalmente sem uso. Já um vazamento na rede hidráulica, se for através de um pequeno furo, gasta cerca de 3 mil litros de água por mês. Verificar a existência de vazamentos e o fechamento de válvulas e torneiras é mais do que economizar água no apartamento, é economia para o seu bolso também.


Lave a louça de modo eficiente
Quando for lavar a louça após as refeições, elimine todos os resíduos em uma lixeira antes de começar a ensaboar. Dê preferência ao sabão de coco, que não polui a rede de esgoto e não faz mal para o meio ambiente. Faça a atividade por partes: primeiro ensaboe tudo o que deve ser lavado com a torneira fechada e em seguida enxágue todos os itens de uma vez só. Se não for possível seguir o procedimento com todas as louças, separe por etapas.


Higienize frutas e legumes de outra maneira
Limpar os alimentos na água corrente é um ótimo jeito para desperdiçar água. Outro procedimento tem o mesmo efeito, no entanto economiza muito mais água. Para higienizar legumes, frutas e verduras, coloque-os dentro de um recipiente fundo e cubra com água. Adicione uma colher de vinagre branco e aguarde 10 a 15 minutos. Após isto, retire os alimentos do recipiente e jogue uma água potável por cima — eles estarão prontos para serem armazenados.


Otimize a lavagem de roupas
Máquinas de lavar roupas são responsáveis por grande parte do consumo de água da casa. Para economizar água no apartamento, tente juntar a máxima quantidade suportada pela máquina, que geralmente vem indicada no manual ou no próprio eletrodoméstico. Os modelos modernos oferecem programas do tipo ecológico, que visam gastar menos água e jogar menos sabão no meio ambiente. Fique atento se for adquirir uma nova máquina e saiba que ela pode ajudar a economizar muita água.


Troque a mangueira pelo balde
Mesmo sendo uma medida clássica, muitas pessoas insistem em lavar o carro, varanda ou área de serviço com a mangueira. Com o balde, é mais fácil controlar a quantidade de água gasta, não deixando vazar ou correr por aí enquanto não se está usando. A vassoura ou esfregão, neste caso, pode ainda ajudar ainda mais, tirando as partículas e resíduos deixando a superfície mais limpa para a lavagem com o balde, para eliminar gorduras e sujeiras mais resistentes.

Substitua acabamentos
Algumas peças da casa podem ser trocadas gerando um uso consciente da água. Torneiras com aerados possuem um baixo fluxo e economizam água, podendo ser instaladas em lavatórios e tanque. Os chuveiros também possuem diferentes fluxos, com modelos que indicam maior ou menor economia de água no apartamento.


Armazene água da chuva
Para quem mora em apartamento com varanda ou cobertura, é possível fazer uma cisterna ou utilizar baldes para armazenar água da chuva. Por não ser potável, ela pode ser utilizada na limpeza do quintal, de carros, e até de outras atividades, como limpeza do piso e regar as plantas. Pode-se adicionar cloro na água para melhorar seu estado, e deve ser sempre armazenada em baldes com tampa para evitar a dengue.


E então, que tal começar hoje mesmo a economizar a água? O meio ambiente e o seu bolso agradecem! Se você também tem alguma dica de economia escreva para nós através dos comentários!

Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório