Como escolher a tinta ideal para a minha casa | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Como escolher a tinta ideal para a minha casa

12 janeiro 2016

pintando-as-paredes-da-sua-casa
Pintar a casa é uma tarefa que exige muito planejamento, especialmente em relação às tintas. Após comprar o produto e aplicá-lo na parede não há mais volta – a menos que você decida gastar tudo novamente e pintar a parede mais uma vez. Por isso, é muito importante que a escolha seja feita da maneira correta para evitar que você desperdice tempo e dinheiro com uma tinta que não vai atender às suas necessidades. Está com dúvidas para comprar? Então veja como escolher a tinta ideal.


casal-pintando-casa-18139
Invista em durabilidade
A compra da tinta deve ser um investimento certeiro e por isso você deve apostar na durabilidade – afinal, você não quer ter que ficar tendo o trabalho de pintar todas as paredes com frequência porque a tinta descascou ou acabou manchando.


Por isso, é muito importante que um dos primeiros fatores que você leve em consideração seja a durabilidade da tinta. Isso significa que você precisa escolher uma tinta de qualidade, com tecnologia que seja capaz de fornecer o tempo de pintura que você deseja. Quanto mais tecnologia, maior o tempo de duração da cor escolhida.


86495282


Pesquise o melhor custo benefício
Embora qualidade seja muito importante na hora de escolher a tinta ideal para a sua casa, isso não significa que comprar a tinta mais cara seja a melhor escolha. Na verdade, algumas tintas mais caras não entregam qualidade sequer razoável, possuindo um custo benefício bem baixo.


Por isso, você não deve se guiar necessariamente pelos preços e, sim, pelos resultados oferecidos pela tinta. Conheça mais sobre as características de cada marca e tipo, sobre seus usos e sobre a experiência de outras pessoas, pois assim você escolherá a opção correta.


casa-como-pintar-paredes-rebocadas-640x345-brPense na harmonia das cores
Um dos fatores mais importantes na compra da tinta ideal é a cor, ainda que se queira um tom neutro. Enquanto uma cor mais vibrante vai fazer com que o ambiente se destaque, tons mais clássicos fazem com que a decoração fique atemporal e é importante levar tudo isso em conta.


Por isso, o ideal é pensar em uma harmonia de cores que tenha a ver com o estilo de decoração do cômodo e que permita uma conversa entre elementos. Se o cômodo é mais colorido, por exemplo, pode ser melhor investir em tons mais neutros para que não haja uma poluição visual. Se você quer uma decoração mais divertida, um tom mais vibrante em uma parede pode ser uma boa opção. Já uma decoração mais ousada, mas sem exageros, pode incluir uma mistura de tons. Por isso, pense com cuidado em qual cor será escolhida.


Planeje como será o uso
Atualmente existem tintas para os mais diferentes usos e com diferentes características, como as tintas laváveis, magnéticas ou para criar um grande quadro negro na parede do cômodo. Por isso, é importante que você pense em como será o uso das paredes do cômodo para fazer a escolha certa.


Uma casa com animais de estimação ou com crianças pequenas normalmente se beneficia de uma tinta lavável, enquanto em uma casa moderna pode se aproveitar de tintas com características diferenciadas, por exemplo.


Escolha o acabamento com cuidado
Além das características das tintas, existe uma gama de opções em relação ao acabamento, como o fosco, acetinado ou brilhoso. Enquanto o acabamento brilhoso cria um ambiente mais vibrante, ele também deixa as imperfeições à mostra, o que não acontece com a tinta fosca.


O problema, entretanto, é que acabamentos muito diferenciados como o acetinado ou brilhoso podem acabar enjoando muito rapidamente, levando a uma necessidade de troca antes do previsto. Por isso, o melhor é escolher o acabamento com cuidado para que ele dure o máximo possível e que não acabe cansando.


Escolher a tinta ideal para a sua casa não é um grande mistério, mas é necessário que você siga algumas indicações para acertar em cheio na compra. Dessa forma, você vai ter uma casa colorida ou mais neutra de um jeito durável e com muita qualidade.


Ainda tem alguma dúvida de como fazer essa compra? Já escolheu as tintas para pintar sua casa? Conte para a gente nos comentários!

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório