3 dicas simples de como manter sua casa livre de traças

03 junho 2019

6 comentários
Balde com produtos de limpeza para você manter sua casa livre de traças

É bastante comum abrirmos nossos armários e nos depararmos com pequenos casulos. Se você já viu um destes em algum canto de sua casa, dentro de gavetas, em paredes ou mesmo grudados em suas roupas, saiba que isto se trata de traças.

No Brasil existem duas espécies, a da ordem Zygentoma e a Lepidoptera. A primeira é aquele inseto que devora papéis em geral, pois ele se alimenta basicamente de amido. Já a segunda espécie tem como fonte de nutrição a queratina, uma proteína presente em tecidos de origem animal como couro, lã e seda.

Mas antes que estas pequenas larvas se transformem em mariposas polinizadoras, elas acabam causando muitos inconvenientes. Entre os principais estão a destruição do tecido das roupas, fragmentação e corrosão de documentos.

Outro aspecto negativo que as traças causam em sua residência é o aspecto de sujeira, pois elas surgem geralmente em aglomerados e multiplicam-se rapidamente, o que deixa o interior de um cômodo com uma aparência poluída e de descuido.

Nem sempre é possível contratar os serviços de uma empresa especializada em controle de pragas ou dedetização, por isto elaboramos estas três soluções simples e caseiras para que você possa solucionar seu problema de uma vez. Veja como é fácil combater as traças em sua casa com produtos que podem ser facilmente adquiridos:

1. Água com vinagre

Em um recipiente limpo e com borrifador adicione 250ml de vinagre e proporcionalmente 250ml de água. Em seguida abra todos os seus armários e gaveteiros, borrife um pouco da solução e só depois de seco guarde os objetos.

O diferencial desta mistura é que o ph (acidez) do vinagre age como um desinfetante natural e acaba por eliminar todas as larvas. A mistura agirá também preventivamente não permitindo que elas reapareçam no local tratado.

Mas lembre-se: é necessário realizar a manutenção da limpeza a cada três meses. Isto garantirá que estes insetos indesejados não voltem mais a incomodar.

2. Sachês aromatizados

Existem no mercado repelentes químicos muito eficazes no combate às traças. Porém o resultado de seu uso constante pode desagradar bastante, já que o odor emanado por essas substâncias costuma incomodar os olfatos mais sensíveis e até mesmo causar alergias.

O produto mais usado nos lares brasileiros, a Naftalina, libera um gás que mata e repele as traças, porém, seu cheiro forte fica entranhado nas roupas, tornando-se uma fragrância quase que insuportável.

Mas como o nosso objetivo aqui é dar dicas práticas, naturais e caseiras para solucionar este problema, a melhor e mais barata forma é utilizarmos repelentes naturais. Canela, cravo da Índia, folhas de louro, cedro e lavanda são excelentes opções para afastar estes insetos. E como bônus, suas roupas ganham um cheirinho mais agradável e prolongado.

3. Essência de cânfora

Outra alternativa natural e eficaz que indicamos são as pedras de cânfora. Conhecida por suas propriedades expectorante e relaxante, a cânfora também é uma ótima aliada no combate às traças.

Por serem antissépticas e desinfetantes, elas ajudam a inibir o surgimento destas larvas indesejadas. Você pode utilizá-las em pequenos sachês caso opte por utilizar a versão sólida (pedras), ou aplicar em locais específicos de sua casa como quina de parede, ou borrifar a essência em cortinas, sofás e demais estofados.

Como prevenir o surgimento de novas traças?

As traças gostam de ambientes escuros, quentes, mofados e úmidos. Por isso mantenha sempre seu escritório ou casa bem arejados e limpos. É muito importante que você verifique também as instalações dos ambientes, para identificar possíveis vazamentos e acúmulo de umidade que possam servir de abrigo para as traças. A limpeza é uma parte essencial no combate a estes insetos.

Por isto, abra as janelas durante o dia para receber luz solar, deixe o ar circular, mantenha o chão sempre varrido e todos os cômodos devidamente secos. Com atitudes simples como estas e as dicas que demos para eliminar o inseto, você conseguirá deixar seu ambiente livre destes e outros parasitas.

Atenção para o armazenamento dos objetos

Além do local próprio armário em si, é muito importante manter o conteúdo interno dele (como roupas e alimentos) sempre limpos. O que muita gente não sabe é que as roupas acumulam descamação da nossa pele nas fibras das roupas e isso éum atrativo para as traças. Portanto, lave, seque e guarde adequadamente suas roupas. Muito importante também manter seus livros e papeis em locais arejados e sempre que possível retire-os das estantes ou caixas para que o ar circule nestes locais.

Para finalizar, fique atento a objetos que possam servir de criadouro de traças. Roupas de cama ou toalhas mofadas são ambientes que convidam os insetos a se proliferarem rapidamente em cômodos e armários.

Por isso, sempre que puder leve suas roupas, sapatos ou qualquer outro objeto que fique constantemente guardado para tomarem sol. Além de eliminar o odor, o sol potencializa as ações de remoção e prevenção citadas anteriormente.

Gostou de nossas dicas? Estamos aqui sempre para ajudá-lo a manter sua casa em ordem e com o máximo de conforto possível. Acesse outros conteúdos com dicas exclusivas para você aplicar em sua casa e manter sempre um ambiente agradável!

Comentários

Ana Maria
Ana Maria disse: 21 junho 2019
Adorei as dicas, muito uteis. Obrigada.
MRV
MRV disse: 21 junho 2019

Olá Ana Maria,

Que bom que gostou destas dicas. Aproveite e fique por dentro desta e outras novidades, Facebook e Instagram, que sempre temos conteúdos como este, além de decoração, dicas financeiras e domésticas. Tudo pra facilitar a sua vida =)

Rosangela
Rosangela disse: 07 julho 2019
Gostei muito da matéria sobre traças. Vou fazer a do vinagre. Obgda pela dica.
MRV
MRV disse: 08 julho 2019
Olá Rosangela!

Ficamos felizes que tenha gostado de nossas dicas. Aproveite para nos seguir nas redes sociais também, Facebook Instagram e ficar por dentro de todas as novidades daqui do Blog em primeira mão!
Yara Linda
Yara Linda disse: 04 dezembro 2019
Gostei das dicas,farei uso do vinagre,canela cravo louro e também das pedras de cantora,além do Sol e entrada do ar com bastante frequência.grata.
MRV
MRV disse: 05 dezembro 2019
Olá Yara, tudo bem?
Ficamos felizes em saber que nossas dicas estão te ajudando a manter seu lar livre de traças. Não se esqueça de voltar aqui e nos contar como foi a aplicação completa dos produtos. Vamos adorar saber o resultado!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório