4 dicas para conciliar o casamento e a compra do apartamento

25 maio 2016

Casal feliz após a conquista de seu primeiro apartamento da MRV

Um grande sonho da maioria das pessoas é o casamento. A cerimônia simboliza não somente a união de um casal que se ama, mas também o início de uma nova etapa para ambos. A nova fase abrange mudanças e conquistas, como a aquisição de um imóvel próprio para moradia.

Porém, uniões no estilo tradicional possuem uma extensa lista de detalhes: festa, convites, vestido, fotógrafo, lembranças, decoração, lua de mel. Com tantos quesitos, conciliar o casamento e a compra do apartamento pode ser mais difícil do que o esperado.

Para ajudar você nessas tarefas tão importantes - sem abrir mão de nenhum dos dois desejos - vamos dar cinco dicas para o sucesso em ambas as realizações. Confira!

Economia em gastos supérfluos externos

A primeira dica é poupar! Pode parecer muito óbvio, mas não é tão simples conseguir fazê-lo.

Os noivos normalmente participam de muitos eventos sociais, como encontro com amigos e familiares, cinema, aniversários e festas. Com os objetivos em curto prazo definidos, reduzir gastos e participações nesses eventos pode ser uma boa forma de economizar. Fazer programas mais caseiros e aproveitar para cozinharem juntos são ótimas alternativas. Pode até mesmo ser um treinamento delicioso e econômico para a vida a dois diária.

Planejamento de finanças conjuntamente

Organização é o segredo para conciliar o casamento e a compra do apartamento. Por isso, é importante definir quem será o responsável financeiro pela aquisição do imóvel ou qual será a parte de cada um na transação.

Faça levantamento de todos os ganhos, despesas fixas e variáveis do casal e depois analise quanto poderá ser destinado por cada um à obtenção do patrimônio e à realização da cerimônia.

Apartamento em compatibilidade com a renda

Obviamente, as pessoas querem residir no melhor local possível, com todos os luxos existentes. Porém, nem sempre há possibilidade. A escolha deve ser coerente - levando em consideração o orçamento dos noivos.

É preciso fazer muita pesquisa para encontrar um imóvel que tenha valor de mercado justo e possível de ser pago. Filtre ao máximo sua pesquisa, optando por construtoras confiáveis e com boas opções. O bairro e a estrutura de entorno também influenciam no preço. Buscar a residência perfeita pode levar tempo, por isso, prepare uma boa dose de paciência e determinação.

Moderação em cerimônia e festejos

Para conciliar o casamento e a compra do apartamento, os cortes preferencialmente devem ser feitos no primeiro. Muitas noivos torcem o nariz quando o assunto é economizar em cerimônia, festa e seus periféricos. Mas é preciso lembrar do que vem depois do grande dia, a vida cotidiana e a moradia para adquirir e manter.

Por isso, ao contratar fornecedores, faça pelo menos três orçamentos de cada produto ou serviço. Certamente você encontrará preços mais acessíveis ou condições de pagamento mais favoráveis. Abra mão de alguns luxos extravagantes, como aluguel de limusine, lembrancinhas caras e convites extremamente pomposos. Para a lua de mel, pesquise destinos mais baratos e verifique pacotes que tenham o maior número de serviços inclusos no valor total. Com despesas adicionais, a viagem pode custar até 30% mais.

Vai se casar em breve? Então, aproveite para saber mais sobre organização para a casa! Veja também como algumas dicas de decoração podem transformar o lar.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório