4 maneiras de usar plantas na decoração do apartamento | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

4 maneiras de usar plantas na decoração do apartamento

04 julho 2018



As plantas na decoração trazem um clima agradável e dão vida a qualquer ambiente, não é mesmo? Mas engana-se quem pensa que elas podem viver bem apenas em lugares abertos ou quintais grandes. Existem espécies que se adaptam a espaços fechados e que são ideais para apartamentos.

Se você quer deixar seu lar mais verde, continue a leitura deste texto. Vamos apresentar as espécies mais indicadas e dicas incríveis para colocar plantas em vários lugares da casa. Aproveite!

Melhores espécies para cultivar dentro do apartamento

As plantas, de modo geral, são sensíveis e exigem cuidados especiais para que vivam com saúde e alegrem os ambientes. Por isso, é preciso prestar atenção nas espécies que serão escolhidas para decorar seu apartamento. Uma dica é priorizar aquelas que não precisam de sol direto ou que podem ficar completamente sem ele.

Antúrios, begônias, bromélias, lírios, suculentas, palmeira Areca, minicactos, gérberas e marantas são exemplos de plantas que se acomodam muito bem dentro de casa. É preciso apenas que você pesquise mais sobre a espécie que pretende cultivar para saber dos cuidados específicos, como necessidade diária de água e exposição ao sol.

Não podemos esquecer, também, das especiarias e temperos usados na cozinha, certo? Além de dar aquele sabor fresco aos seus pratos, eles também enfeitam a casa. Lembre-se de deixá-los na sacada ou próximos de janelas para que recebam luz indireta. Evite mantê-los perto do fogão, pois o calor excessivo pode murchar as folhas.

4 dicas para usar plantas na decoração de diferentes cômodos

Arranjos com flores e folhagens podem ser aproveitados em vários ambientes residenciais. Confira as sugestões que preparamos para você se inspirar:

1. Sala: plantas sobre móveis ou cachepôs dão charme

A sala é o lugar onde a família se reúne para ver um filme e também costuma ser utilizada para receber visitas. Por isso, a decoração desse cômodo é muito importante.

Colocar um vaso com lírios ou antúrios ao lado do rack, por exemplo, faz uma diferença incrível e garante elegância ao local. Se você não tem muito espaço, pode optar por manter violetas ou suculentas sobre a mesa de canto ou até penduradas em pequenos cachepôs na parede, fazendo uma composição com quadros.

2. Quarto: plantas delicadas trazem aconchego

Os dormitórios também podem e devem receber sua dose de vida! Plantas pequenas como minicactos e suculentas são perfeitas para decorar prateleiras, terrários e mesas de cabeceira, deixando os quartos com o clima de conforto que merecem.

3. Varanda: espécies que gostam de sol são as mais indicadas

Aqueles temperos que você sempre quis plantar em casa têm espaço garantido na varanda, afinal, o local recebe luz suficiente para que as mudas cresçam e se desenvolvam.

Plantas como a palmeira Areca e aloe vera também são ideais para esse ambiente, já que precisam de luz solar para viver. Se você não tem espaço para colocar um vaso na piso da varanda, pode optar pelos jardins verticais e pendurar várias espécies na superfície do teto ou da parede.

4. Banheiro: mudas pequenas cabem em qualquer canto

Esse espaço pede ar de limpeza, não é mesmo? As plantas ajudam a trazer frescor para essa parte da casa e ficam ótimas nos banheiros sociais.

Algumas variedades de suculentas e minicactos são indicadas porque se encaixam em qualquer cantinho. Também é importante priorizar espécies que gostem de água, visto que banheiros e lavabos tendem a ser mais úmidos que outros ambientes.

As plantas na decoração são muito bem-vindas e fazem toda a diferença na casa. Cada cômodo pode ter sua espécie ideal e formar um conjunto lindo e cheio de vida para seu lar.


Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos na decoração da casa com plantas!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório