5 atitudes para você abandonar hoje e economizar dinheiro

22 março 2019

2 comentários

Quando se assume o compromisso consigo mesmo de juntar dinheiro para a compra de um imóvel, é importante, além de um planejamento financeiro, também fazer uma auto avaliação do nosso comportamento em relação ao dinheiro. É neste momento que olhamos para a rotina de gastos e analisamos se tudo que está ali é realmente necessário, se poderia ter sido evitado, e de que maneira aquela despesa atrapalha o caminho rumo à concretização do sonho da casa própria.

Saiba que mesmo aqueles que têm profunda disciplina às vezes escorregam e acabam se endividando com coisas simples. Por isso, não se culpe – apenas se observe, corrija as atitudes que impedem sua economia, e siga em frente rumo à sua importante meta.

Parcelar

Basta dar uma conferida no detalhamento da conta do cartão de crédito e ver que, em sua grande maioria (se não totalidade), os parcelamentos são de itens desnecessários, ou, no mínimo, supérfluos, e que poderiam esperar um pouco antes de ser adquiridos. Estender dívidas em parcelas atrapalha a economia porque faz com que se ultrapasse a meta de gastos mensais. Deste modo, sempre que for comprar alguma coisa, pague à vista e mantenha-se dentro da meta mensal. Assim fica mais fácil economizar.

Comer fora

Seja na rotina de casais ou de pessoas que moram sozinhas, o hábito de comer em restaurantes é um erro imenso quando se está tentando juntar dinheiro para a compra de um apartamento. Pode até não parecer, mas todas aquelas idas ao self-service, quando somadas, consomem uma fatia importante do orçamento mensal. Mantenha a disciplina, cozinhe em casa, e deixe os almoços e jantares para ocasiões especiais. Além disso, se possível, troque alguns dos programas usuais como cinema por passeios gratuitos, museus etc.

Gastar em busca de felicidade

Se você é do tipo que faz compras para superar certas frustrações, não se culpe: você não está sozinho. Muitas pessoas agem desta maneira, tentando encontrar nos objetos a felicidade que não é encontrada no dia a dia. No entanto, além de entender que nenhum bem material pode compensar situações emocionais, é importante saber que gastar dinheiro deste modo prolonga ainda mais o caminho até a realização do sonho da casa própria – e isso, sim, pode ser extremamente frustrante. Por isso, mantenha-se firme quando a tentação surgir, e foque no futuro.

Usar mal o cartão de crédito

Passar o cartão nada mais é do que assumir uma dívida a médio ou longo prazo – e, quando se está atrás do sonho de comprar um apartamento, qualquer dívida é uma arma de destruição do planejamento financeiro. Deixe o cartão de crédito para situações de extrema urgência, como, por exemplo, despesas médicas ou conserto do carro.

Não planejar supermercado

Ir às compras sem conferir a despensa antes, nem fazer uma lista do que está faltando, pode acabar virando um problema. A falta de planejamento no supermercado é um dos principais fatores de desperdício contínuo de dinheiro - além de comprar o que muitas vezes já se tem em casa, muitas pessoas acabam levando quantidades maiores do que poderão (e precisarão) consumir. Repare se frutas e legumes, por exemplo, acabam estragando na sua geladeira, ou produtos passam da validade antes que se possa utilizá-los. Se isso está acontecendo na sua casa, é hora de se dedicar à lista para fazer compras mais inteligentes. 

Adotando medidas como estas, é possível poupar mensalmente ao menos 10% do orçamento total da casa, volume recomendado pelos especialistas em finanças para quem tem como meta a compra do apartamento próprio. Abra uma poupança no banco com este fim, e deposite a mesma quantia de maneira regular e disciplinada. Aos poucos, você poderá observar seu patrimônio aumentando, e seu objetivo chegando cada vez mais perto de você.

 

Comentários

Fernando Nascimento
Fernando Nascimento disse: 15 junho 2019
Ótimo conteúdo!
MRV
MRV disse: 17 junho 2019
Obrigado Fernando!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório