5 dicas de como implementar a decoração minimalista em seu Apê

01 abril 2019

Depois de passar por toda a euforia e ansiedade da compra de seu primeiro Apê, nada mais natural do que ficar em dúvida sobre qual tipo de decoração usar. É neste momento que as dúvidas começam, pois os sites e revistas especializados no assunto nos oferecem milhares de opções, tornando o processo ainda mais confuso para os ‘marinheiros de primeira viagem’.

Uma excelente opção de decoração para quem está iniciando uma vida no novo apartamento é a decoração minimalista. O estilo tem uma proposta mais objetiva e simplista, mas isto não quer dizer que sua casa nova terá poucos ou nenhum ornamento. Na verdade, a decoração minimalista nos permite aproveitar melhor nosso espaço, já que temos de pensar os ambientes de forma que fiquem esteticamente agradáveis e ao mesmo tempo funcionais.

Neste post ensinaremos a você como adotar a decoração minimalista com cinco exemplos práticos que deixarão seu apartamento com uma estética agradável.

1. Aposte em tons neutros na pintura das paredes

Ao contrário do que muita gente pensa, o estilo minimalista não é apenas adotar uma palheta de cores monocromática, mas sim restringir a quantidade de elementos e cores a serem utilizados, sem necessariamente ter de ser apenas preta, branca ou cinza. Você pode optar por estampas, tons vibrantes e ainda assim estaria alinhado ao estilo.

Com uma tabela de análise cromática, determine em até dois tipos de cores para você utilizar na pintura das paredes de sua residência. Depois de decidir a cor desejada, ficará mais fácil a escolha do mobiliário e acessórios de decoração. Já que nesta parte do processo é recomendável que você opte por manter a gama de cores dos objetos de modo que eles estejam harmonizados com as paredes de sua casa.

2. Design geométrico para os móveis

Para incorporar a estética minimalista na sua mobília, priorize objetos com designs únicos, polido e de preferência sem muitos detalhes. Cadeiras e mesas com a base de pernas palito é uma tendência que explodiu em 2015 e está em alta até hoje. A simplicidade do acabamento deste tipo de móvel remete à simplicidade na decoração que a gente tanto busca. Outra tendência forte e muito utilizada é o acabamento espelhado.

Mesmo que seu apartamento não disponha de muito espaço, as linhas e circunferências dos traços geométricos dão a impressão de um local com maior amplitude. Aposte em tapetes, almofadas ou banquetas com formas quadriculadas para conseguir um efeito moderno e simétrico. Já o espelho ajuda a dar mais profundidade ao local.

3. Use e abuse de objetos em metal para sua decoração minimalista

É quase impossível pensar decoração minimalista e não utilizar móveis com estrutura de metal. Pode parecer estranho, mas o metal fundido transmite uma certa leveza ao ambiente, pois além de sua versatilidade e durabilidade, eles também são de fácil manutenção.

Dá para pensar em muitas formas de utilizar o metal na decoração, seja de móveis, acessórios ou mesmos para organizar sua dispensa. A exemplo disto, muitas pessoas optam por um ´faça você mesmo para reaproveitar materiais descartados.

4. Cuidado com o excesso de informação

O estilo minimalista remete a filosofia de “menos é mais”, por isso, muita cautela na hora de escolher o tipo e a quantidade de objetos que irão compor a decoração minimalista de um determinado cômodo de seu Apê.

Mas isto não quer dizer que sua casa será desprovida de itens de decoração, não é bem assim. O melhor jeito de ter uma decoração minimalista é fazendo muito planejamento e pesquisa sobre o tema. Busque e guarde imagens da internet, visite lojas de decoração para ver o tamanho e proporção real do volume, se ele caberá no espaço e selecione apenas aquilo que fizer sentido em relação ao seu gosto pessoal.

5. Decoração minimalista e outras referências

É possível e recomendamos que você utilize referências diversas em sua decoração minimalista, tal como a rústica, industrial, vintage, Escandinava, Geek, etc. O minimalismo é, acima de tudo, um recorte que você aplicará ao seu estilo pessoal de decoração, fazendo com que o ambiente fique harmônico, sem poluições e esteticamente agradável ao seu gosto. O estilo minimalista também sugere uma proposta voltada para a sustentabilidade que nós da MRV Engenharia entregamos em nossos condomínios. Seja ele através de inovação tecnológica ou de incentivo a atividades em espaços comuns, pois acreditamos que cada um seja responsável por aquilo que constrói.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então veja outras dicas como essas e mais conteúdos interessantes curtindo a nossa página no Facebook!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório