5 dicas para decorar a casa gastando pouco | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

5 dicas para decorar a casa gastando pouco

29 setembro 2016

Com algumas ideias em mente e muita criatividade, é possível decorar a casa gastando pouco. Você pode investir, por exemplo, em materiais alternativos, “garimpos” e restauração de móveis antigos para deixar seu lar ainda mais bonito e a seu gosto.

O segredo dessa economia está em ter paciência para pesquisar as tendências e as melhores formas de fazer essas modificações. Confira agora 5 dicas econômicas que selecionamos para você se inspirar e repaginar a decoração de sua casa!

Faça você mesmo

Na Internet, existem diversos tutoriais que ensinam a fazer objetos de decoração e até mesmo móveis usando, principalmente, técnicas de reciclagem. A técnica do "faça você mesmo" (ou DIY, do inglês “do it yourself”) é uma ótima alternativa para renovar os ambientes do lar sem gastar muito.

Caixotes de feira podem se transformar em charmosos nichos para a sua sala ou quarto, por exemplo. Basta lixar bem, pintar da sua cor preferida ou envernizar e pendurá-los na parede. Com os mais resistentes, também é possível fazer mesas de centro, prateleiras e jardineiras.

Compre peças únicas em brechós

Garimpar objetos de decoração em brechós é uma ótima dica para quem quer peças únicas e baratas. Além disso, móveis e acessórios antigos se destacam e dão um charme a mais à casa! Reserve um tempo para fazer pesquisas de preço e visitar lugares que ofereçam esse tipo de produto.

Restaure móveis antigos

Sabe aquela mesinha velha que você já nem usa e se transformou em um elefante branco dentro de casa? E aquela cômoda que tem um design bonito, mas está tão desgastada que você está pensando em se desfazer dela? Móveis como esses, antigos e que já perderam seu brilho, podem passar por um restauração e parecer novinhos em folha!

Você pode colocar puxadores novos nas gavetas e portas, renovar a pintura e até aplicar uma estampa bacana para dar um ar descontraído à decoração. Existem tintas específicas para cada tipo de material, basta escolher a mais adequada para o seu móvel e usar a criatividade para restaurá-lo!

Pesquise materiais alternativos

O MDF é uma boa alternativa para quem quer economizar na hora de encomendar o mobiliário e decorar a casa. Além de ter um custo menor em comparação a outros materiais, o MDF é resistente à umidade, ecologicamente correto e apresenta uniformidade em sua superfície, o que permite vários tipos de acabamento – aplicação de tintas e vernizes, revestimento de papel, plástico, etc.

Uma simples placa de MDF pode dar origem a um belo painel para a TV, ou um suporte para um jardim vertical. Um bom lugar para procurar por inspirações é no Pinterest, uma rede social voltada especificamente para o compartilhamento de imagens.

Invista em papéis de parede

Os papéis de parede são ótimos para repaginar a decoração da casa, pois são práticos e fáceis de aplicar. Uma alternativa barata para dar uma cara nova às paredes da sua casa é usar tecido e uma mistura de cola branca e água para a aplicação: com a ajuda de um rolinho de pintura, vá fixando o tecido na parede e passando a cola por cima, exatamente como você faria com o papel de parede convencional.

Na cozinha, você também pode usar papel contact estampado nos azulejos. Faz uma grande diferença e deixa o ambiente mais descontraído!

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de planejar os gastos para não exceder o orçamento, ok? É fundamental colocar os preços na ponta do lápis e fazer pesquisas. Assim, fica mais fácil controlar onde o seu dinheiro está sendo investido e usá-lo da melhor forma possível para decorar a casa!

Quer conferir mais sobre dicas de decoração e ficar por dentro de todas as tendências? Siga nosso perfil no Facebook, Instagram e Google+ e acompanhe todas as novidades!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório