5 dicas para economizar dinheiro para comprar um apartamento | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

5 dicas para economizar dinheiro para comprar um apartamento

01 setembro 2016

Quando se tem um objetivo importante como comprar um apartamento, economizar ajuda — e muito! — a alcançá-lo. Isso porque quanto maiores forem os recursos que puderem ser utilizados para dar como entrada, mais chances você terá de fazer uma excelente aquisição. Além disso, ter uma boa reserva é fundamental também para custear despesas com cartório e mudança de endereço.

Leia, agora, as 5 dicas imperdíveis para economizar e ter logo seu apartamento!

1. Monte um orçamento equilibrado

Contabilizar a receita e as despesas que você tem mensalmente e montar um orçamento é essencial para organizar as finanças e começar a economizar. Então, anote em um caderno — ou crie uma planilha para fazer seus lançamentos — todas as entradas e as saídas de dinheiro.

Não deixe nada de fora: inclua as despesas que tem atualmente com moradia, as relacionadas a transporte, alimentação, vestuário e o que mais você tem o hábito de consumir.

2. Busque diminuir as despesas fixas

Ao terminar de fazer seu orçamento, você perceberá que nele há despesas fixas — ou seja, aquelas que você precisa pagar todos os meses. São os gastos com água, luz, telefone, internet, TV por assinatura, entre outras. Mesmo sendo fixas e obrigatórias, é possível reduzi-las, com algumas tomadas de ação:

Contas de água e luz: menos tempo no chuveiro, computador programado para entrar em hibernação após algum tempo sem uso, não deixar luzes acesas desnecessariamente são condutas que farão a diferença em suas contas;

TV por assinatura
: reflita se você está mesmo usufruindo a totalidade dos benefícios desse serviço. Caso não, pense em trocar de pacote ou até mesmo cancelar sua assinatura;

Telefone
: celular pós-pago pode ser substituído por pré-pago (que possibilita maior controle de gastos), e telefone fixo bloqueado para ligações para celular e de longa distância.

3. Elimine os supérfluos

Tudo aquilo que não é necessário para você passar o mês e que você consegue deixar de comprar converterá em economia. Para identificar essas despesas extras, pense em seus hábitos de consumo e se eles incluem muitas idas a fast-foods, barzinhos e pizzas de final de semana. Esses, entre outros inimigos do orçamento, podem ser cortados.

4. Faça as compras de forma programada

Nada de ficar indo toda hora ao supermercado: programe as suas compras. Coloque em uma lista tudo aquilo que vai precisar em um determinado período, e só então vá às compras. Siga rigorosamente a lista e só compre algum item fora dela se você esqueceu de inclui-lo.

5. Deixe de lado as compras parceladas

Cartão de crédito, cheque especial, carnês: abandone o uso dessas facilidades que te levam a fazer dívidas. Limite-se a comprar aquilo que está previsto no seu orçamento. E, para compras caras, que não puderem ser evitadas, programe-se para comprar à vista. Só fuja a essa regra se for mesmo impossível segui-la: se algo fugir ao planejamento e for imprescindível recorrer ao crédito.

Adotar essas atitudes ajudará você a comprar um apartamento dando uma boa entrada, e, consequentemente, mais tranquilamente. E, fará seu consumo mais consciente, o que será ótimo em todas as fases que sucedem a compra de um imóvel!

E você? Está se programando para comprar o primeiro imóvel? Achou as dicas úteis? Então, compartilha esse conteúdo nas suas redes sociais.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório