5 dicas para evitar acidentes domésticos com seus filhos | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

5 dicas para evitar acidentes domésticos com seus filhos

02 junho 2016

Uma casa com crianças tem muito mais graça, não é mesmo? Mas para que elas estejam sempre seguras, é preciso tomar alguns cuidados, já que elas são bastante curiosas e ativas e, por isso, podem se machucar com facilidade.

Crianças pequenas gostam de interagir com os objetos, de tocar, sentir e explorar, e nós sabemos que nem sempre é possível ficar de olho nelas 100% do tempo. Pensando nisso, selecionamos então algumas dicas simples e práticas para evitar acidentes domésticos com seus filhos.

Instale dispositivos de segurança simples

As crianças não desenvolvem seu senso de equilíbrio e perigo com rapidez, portanto, é necessário ter muita atenção aos objetos e locais que elas têm acesso. Infelizmente, ainda existem muitos casos de intoxicação, quedas, cortes, mordidas de animais, sufocamento, queimaduras, choques e outros acidentes com crianças.

Para evitar essas fatalidades, é sempre bom instalar alguns dispositivos de segurança em casa, como travas de segurança que mantêm o conteúdo de armários e gavetas trancados, por exemplo. Outras opções são portinholas que impedem crianças de ter acesso à escadas e áreas perigosas, além de protetores de maçaneta, telas de proteção e fechos de porta.

Tenha cuidado com a área da cozinha

Uma das áreas mais perigosas da casa para uma criança é a cozinha. Isso porque lá se encontram o fogão, gás, fósforos, utensílios cortantes e perfurantes, dentre outros perigos. Fique atento, em primeiro lugar, com a entrada das crianças nesse espaço e nunca deixe uma criança sozinha na cozinha!

O ideal é deixar tudo o que for nocivo em lugares mais altos, como fósforos, facas e produtos de limpeza, por exemplo. Deixe sempre os cabos das panelas voltados para o centro do fogão, para evitar quedas e queimaduras. Mantenha também travas nas portas e portinholas na entrada do ambiente.

Guarde materiais de limpeza em lugar seguro

O que muitas crianças fazem, principalmente as pequenas, é levar qualquer coisa à boca, colocar a mão em tudo ou cheirarem o que encontram pelo caminho. Quando se trata de materiais de limpeza, essa tendência torna-se um grande perigo. Os principais perigos de intoxicação estão relacionados com alvejantes e outros produtos químicos que ficam em fácil acesso, ou que são armazenados em garrafas de refrigerante, por exemplo. Por isso, esses materiais devem ser guardados em locais seguros, altos e, se possível, trancados à chave.

Mantenha as tomadas cobertas e protegidas

Outro grande perigo para crianças dentro de casa está relacionado à eletricidade. Por isso é importante manter as tomadas sempre cobertas e protegidas, para evitar choques.

Além da tomada, é sempre recomendado deixar fora do alcance dos pequenos os cabos, fios e equipamentos elétricos, como ferro de passar roupa, secadores e chapinhas alisadoras de cabelo.

Evite ao máximo as quedas dos seus filhos

No Brasil, infelizmente cerca de 80 mil crianças são hospitalizadas devido às quedas. Algumas lesões podem ter consequências graves, como traumatismos cranianos, paraplegia e até mesmo a morte. Por isso, é muito importante observar as crianças ao máximo, para que elas brinquem em locais seguros, longe de escadas, sacadas, varandas em andares elevados e lajes, por exemplo. Uma dica é instalar telas, grades e redes de proteção em locais abertos e altos, e também interditar a entrada dessas crianças, com portinholas e travas.

Evite também beliches para crianças menores e também não deixe móveis próximos às janelas. Supervisione-as também quando estiver limpando ou lavando o chão, e opte sempre por tapetes e pisos antiderrapantes!

Para evitar acidentes domésticos com seus filhos, medidas simples como essas podem ser tomadas. Sua casa, além de segura, também deve estar organizada e precisa ter espaços estimulantes e criativos para que seus filhos não queiram explorar outros cômodos. Você sabe mais algum cuidado para manter as crianças seguras em casa? Então deixe sua dica aqui nos comentários!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório