5 dicas para quem quer economizar para comprar o apartamento próprio

05 janeiro 2018

Muitas pessoas desejam economizar para comprar a casa própria, mas não sabem por onde começar. Se esse é o seu caso, não se preocupe: com uma boa dose de organização, é possível colocar as contas em dia e financiar um imóvel com tranquilidade.

Neste artigo, preparamos cinco dicas especiais para ajudar você a poupar para realizar seu sonho. Continue a leitura e comece a economizar hoje mesmo. Está pronto? Confira!

1. Avalie suas finanças pessoais

O primeiro passo para que você possa economizar é, logicamente, entender a sua realidade financeira. São frequentes os casos em que o poupador traça metas ousadas sem ter a menor noção de seus gastos, e logo desanima ao perceber que não consegue se aproximar dos resultados almejados.

Reserve um tempo para tomar nota de todas as suas despesas e receitas. Seja o mais cirúrgico possível, sem deixar de lado os menores gastos. A ideia é obter um panorama preciso de suas finanças. 

2. Economize cortando gastos

Com os números em mãos, é hora de avaliar os resultados. Normalmente, as pessoas que colocam em prática a dica anterior se surpreendem ao perceber que gastos aparentemente inofensivos podem provocar um rombo considerável no orçamento.

A partir dessa descoberta, você pode detectar os "ralos financeiros" e cortar o que realmente for supérfluo. Atividades rotineiras ou de lazer podem ser repensadas, com a adoção de alternativas mais baratas, que não provoquem um impacto tão sensível em seu padrão de vida.

Por sinal, é importante ter cuidado para não apertar demais o cinto, especialmente se você pretende contar com o apoio dos familiares. É melhor traçar um plano que possa ser cumprido sem maiores sacrifícios do que desistir no meio do caminho e abandonar o sonho de comprar a casa própria.

3. Elimine as dívidas

Você já deve ter percebido como é importante, para quem quer economizar para comprar a casa própria, garantir uma folga no orçamento. Saiba que com um esforço para liquidar as dívidas os resultados podem ser muito mais rápidos — especialmente quando os juros são mais elevados. 

Cada dívida eliminada representa um alívio nas contas e a possibilidade de juntar mais dinheiro. Priorize as dívidas com juros mais altos, como o cheque especial, que estão suscetíveis ao efeito bola de neve, quando os juros se acumulam e podem sair do controle. Evite novos parcelamentos, dando preferência às compras à vista.

4. Procure alternativas para incrementar a renda

Quando pensamos em economizar, a primeira ideia que vem à mente é a de cortar o máximo de gastos possível. Mas e quando não há mais o que cortar? Você já parou para pensar que poderia utilizar suas habilidades para garantir uma renda extra? 

É possível, por exemplo, aproveitar o tempo livre e atuar como freelancer. Se você possui habilidades artesanais, que tal criar uma loja virtual para vender seus produtos? Outra alternativa interessante é produzir videoaulas, ensinando algo que você domina. Além de juntar dinheiro, você pode ainda encontrar a profissão dos seus sonhos.

5. Estude as possibilidades do financiamento

Aproveite a fase em que você está poupando para estudar as opções disponíveis e entender como funciona o financiamento. Faça uma estimativa de quanto você pode pagar e pesquise aspectos como taxa de juros, quantidade de parcelas e teto oferecido em cada instituição financeira, de acordo com sua renda mensal. 

Abuse das simulações disponíveis nos sites das instituições para encontrar as melhores vantagens. Não se esqueça de que parte da sua poupança deve ser destinada a custear despesas com cartórios, documentação e impostos, como o ITBI. Leve em conta ainda a cobrança do seguro habitacional obrigatório.

Comece agora mesmo a economizar para comprar a casa própria e trabalhe pela realização de seu sonho. Reserve também um tempo para pesquisar as melhores formas de aplicar seu dinheiro, o que vai potencializar seus resultados.

Gostou das dicas e quer continuar acompanhando as novidades que compartilhamos? Siga nossos perfis nas redes sociais e receba tudo em primeira mão: estamos no FacebookGoogle PlusTwitterYouTubeFlickr e no Instagram!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório