5 dicas para utilizar luminárias pendentes na decoração

26 abril 2021

3 comentários
Luminárias pendentes instaladas em cima da mesa de jantar para criar um clima mais aconchegante

A luminária pendente é uma das tendências de decoração que está fazendo muito sucesso. Trata-se de um tipo de luminária ideal para quando se deseja realçar um ponto específico do ambiente, direcionando a luz para ele.

Diferente de outros modelos de luminárias, as pendentes são focadas para um único espaço, ou seja, elas não são tão versáteis assim, mas trazem um charme diferenciado. Logo, esse item pode ser o que faltava para valorizar ainda mais a decoração da sua casa.

Se você quer aprender a usar a luminária pendente na decoração, este post vai ser de grande ajuda. Conheça dicas eficientes que vão auxiliar na hora de escolher o item, entenda qual ambiente é o mais adequado e quais erros você não deve cometer na hora de decorar a sua casa com o pendente.

A tendência da luminária pendente

Por qual motivo a luminária pendente está em alta? A razão é simples: essas luminárias dão uma cara nova ao espaço, sem precisar redecorar. Além disso, optar por pendentes é valorizar os móveis e decoração que você mais gosta no seu lar.

Mas, antes de decorar a casa usando esse item, é importante ressaltar a diferença entre pendente e lustre. O lustre é um objeto decorativo que traz uma iluminação mais forte, já que ele é composto por ramificações de lâmpadas. Já o pendente tem uma iluminação mais focada.

Outro ponto importante é saber em quais ambientes a luminária pendente fica mais adequada e se ela vai funcionar bem para todos eles. Assim, torna-se mais fácil decorar o espaço com o pendente e deixar qualquer ambiente ainda mais charmoso e com uma iluminação mais especial.

Sala de estar ou de jantar

Um dos locais mais indicados para a luminária pendente é a sala de estar ou jantar. Na sala de estar, ela pode decorar algum móvel, como a mesa de centro. Já na sala de jantar, ela ilumina bem a mesa, valorizando, até mesmo, o centro de mesa escolhido para a decoração.

Vale ressaltar que os pendentes, nesses ambientes, têm uma função mais decorativa e aconchegante. Afinal, a sala de estar, por exemplo, é um espaço de convivência e socialização. Então, você pode apostar em modelos mais bonitos e menos funcionais — a dica é ornar bem com a decoração. Para esses ambientes, o estilo mais rústico está em alta.

O necessário é saber em qual ponto o pendente precisa ser instalado, para que possa destacar o elemento desejado. Por esse motivo, é fundamental contar com um projeto, para que o eletricista consiga fazer a ligação de maneira exata e, assim, deixar o lugar bem iluminado e bonito.

Sem contar que é possível usar mais de uma luminária com modelos e cores diferentes, utilizando um design informal e moderno. As pendentes com estrutura arrendondada em aço são ótimas opções para a decoração nesse caso, pois são mais fortes e têm grande variedade de cores.

A altura do pendente é um aspecto muito importante, mas, as pessoas costumam errar. Quando falamos em mesas de jantar, o recomentado é que esteja a uma certa distância, que será de acordo com o modelo selecionado por você. Mas, geralmente, 70 cm é a altura ideal para não atrapalhar a visão das pessoas em uma conversa, durante um jantar, por exemplo.

Uma boa dica é acompanhar a instalação, regulando o fio para cima ou para baixo e tentando enxergar o pendente à altura dos olhos. Dessa forma, você deixará o ambiente mais romântico e aconchegante, tornando-o agradável para encontrar os amigos e familiares nos momentos das refeições, com uma excelente iluminação.

No quarto

A luminária pendente também funciona bem no quarto — a sugestão é seguir sua personalidade: se a intenção for deixar o local mais rústico, a luminária com pendente é o acessório ideal. Para proporcionar um clima intimista, aposte em peças menores, como o cone. Utilize a luminária sobre a mesa de cabeceira, iluminando esse ponto.

Opte por modelos mais rústicos e que tenham uma iluminação mais focada, já que o quarto é um ambiente de descanso, e os momentos nos quais a luminária estará ligada não são tão recorrentes assim. Aposte também em luminárias reguláveis — assim, você pode ajustar a luz de acordo com sua necessidade.

No cantinho de estudos ou Home Office

No home office, você deve apostar em luminárias mais funcionais, que consigam trazer a iluminação eficiente para conseguir ter um bom desempenho. Os modelos pendentes proporcionam um charme a mais ao local. Aposte em uma cúpula bem direcionada, colocando-a sobre a escrivaninha, de forma a ajudar a leitura e facilitar a rotina.

Contudo, a luminária pendente é capaz de ajudar na iluminação, mesmo se não for posicionada sobre a mesa de leitura. Para isso, você deve investir em modelos com iluminação mais difusa. Desse modo, elas são uma ótima saída para quem deseja estudar em um local agradável e com boa iluminação.

Na cozinha

Esse item também pode ficar muito bem na iluminação da sua cozinha, deixando o ambiente mais moderno e trazendo um clima mais agradável. Nesse espaço, você pode escolher uma luminária que esteja adequada ao tamanho do ambiente e que ofereça uma iluminação um pouco mais forte.

Para esse local, é ideal uma luz fria. Isso ajuda a iluminar melhor o cômodo, tornando a sua rotina mais fácil e prática. Apesar de não ser tão comum, as luminárias pendentes podem ser instaladas na cozinha e contribuir para um cômodo mais funcional.

Na Varanda Gourmet

Outro ambiente perfeito para a sua luminária é a varanda gourmet. Para esse espaço, opte por uma luminária menor, que causa menos impacto na visão de quem estiver aproveitando a varanda. Afinal, é um lugar de aconchego e conforto.

Enfim, a luminária pendente combina bem com diversos ambientes, deixando a sua casa ainda mais charmosa e com uma iluminação mais fácil de regular, além de aconchegante. A dica aqui é contar com uma iluminação quente, que traz a sensação de conforto e agradabilidade — perfeita para compartilhar bons momentos com os amigos.

Dicas para decorar com luminária pendente

A luminária pendente, como você viu, combina bem com diversos espaços e para inúmeras funções. E para alcançar a decoração perfeita usando esse item, você pode seguir algumas dicas que vão facilitar, deixando o lugar ainda mais charmoso e aconchegante. Veja, a seguir!

1. Funcionalidade

O primeiro ponto a ser considerado na hora de decorar é a funcionalidade da luminária. Por exemplo, para um home office, você deve apostar em uma iluminação mais específica para leitura, mais funcional. Já para uma mesa de jantar, o clima deve ser aconchegante e a escolha pode ser baseada em estética.

2. Formato e estilo

Agora é hora de se atentar ao estilo das luminárias pendentes. O formato vai depender do objetivo para o ambiente. O pendente com refletor traz uma iluminação mais espalhada, sem incomodar os olhos. Já o pendente com cúpula traz uma iluminação mais difusa, perfeito para quem busca estética.

O pendente em trilhos é responsável por uma iluminação mais contínua. Já a luminária com aramado é um item mais rústico e que deixa a iluminação mais à mostra. Por fim, o pendente com soquete é ideal para uma decoração moderna e vai trazer um ponto de luz bem concentrado. Por isso, atente-se ao objetivo e opte por uma luminária que corresponda às expectativas para o ambiente.

3. Tamanho ideal

Não é apenas o formato que define qual a luminária perfeita para cada ambiente. Você deve pensar no tamanho do item. Afinal, não adianta escolher uma luminária grande em um espaço pequeno, por exemplo. Para áreas maiores, você pode sim apostar em luminárias mais robustas. 

4. Altura

Outro ponto muito importante na hora de instalar o pendente é a altura. Não adianta optar por um item bonito e funcional, se ele atrapalha o conforto no ambiente. Por isso, contrate um profissional qualificado para fazer a instalação e corrigir os possíveis problemas na altura da luminária.

5. Cuidado com os erros

A dica final é se atentar aos erros que geralmente são cometidos na iluminação da casa. O primeiro é não escolher a temperatura ideal da lâmpada. Luz quente é ideal para ambientes mais aconchegantes, já a luz fria é para cômodos que exigem mais iluminação, sendo perfeita para home office, por exemplo.

O segundo erro muito comum é utilizar a luminária em locais de passagem. Evite colocar os pendentes em um corredor, por exemplo. Além disso, é importante ter uma luminária com regulagem. Regular a iluminação pode ser ideal para quem precisa de algo mais versátil e que se adapte às necessidades da circunstância.

Com isso, fica mais fácil escolher a luminária pendente ideal para o ambiente e decorar a sua casa com esse item, que tem ganhado muito espaço. Esse tipo de objeto decorativo e funcional é um item que vai fazer a diferença na decoração, deixando-a mais personalizada. Seja um modelo rústico ou moderno, é uma aposta para montar um espaço bonito e agradável.

Agora que você aprendeu a decorar o ambiente usando esse item tão especial, é hora de dividir a sua experiência com os amigos. Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a decorar suas casas com as dicas acima.

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Comentários

Magaly
Magaly disse: 15 fevereiro 2020
Ótimas dicas, porém tenho dificuldade de escolha e de colocá-las no ambiente.
Neia
Neia disse: 16 março 2021
Adorei! 👏👏👏👏 Estou na fase de acabamento do meu apto, gostaria de por um pendente pequeno em cima do aparador onde eu e meu esposo faremos nossas refeições qdo estamos sozinhos . É continuação da pia do cook Topp . Tenho o plafon de 18 do teto..mas vi uma pendente numa cozinha assim como a mh me apaixonei.. o problema é que tenho os armários cima desse( aparador para refeições) Pensei em deixar nessas duas partes do armário mais louças pra festa que que não usamos. Vc acha que não ficar fino... os móveis Planejados da cozinho são nos tons de cinza mais espero. Com nicho no meio em madeira clarinha E o piso porcelanato claro. Aguardo sua dica.
MRV
MRV disse: 13 abril 2021
Olá Neia, tudo bem?

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo e que ele foi útil pra você. Continue acompanhando nosso Blog para ficar por dentro de assuntos sobre organização, dicas financeiras, dicas domésticasorganização e decoração! 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório