5 estilos de decoração que você pode usar no seu apartamento | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

5 estilos de decoração que você pode usar no seu apartamento

19 maio 2017

Imóveis cada vez menores é o que mais encontramos no mercado. No entanto, o pouco espaço não impede que estilos de decoração sejam usados de forma equilibrada na hora de compor sua casa.

Foto: Decorado Parque Alameda da Costa, Barra dos Coqueiros.

Com alguma pesquisa e uma boa dose de bom senso, é possível decorar muito bem ambientes pequenos de forma que fiquem charmosos e elegantes, cheios de harmonia e bom gosto. Mas é preciso ficar atento: excesso de móveis e objetos decorativos, bem como mistura de estilos, podem tornar o ambiente poluído visualmente.

Que tal conferir alguns estilos de decoração e decidir você mesmo qual ficará perfeito em sua casa? Acompanhe o post de hoje e descubra como eles podem dar um up na sua decoração!

1. Moderno

O estilo moderno conta com linhas fortes e retas, sem ornamentos e poucos objetos decorativos. O que se percebe nesse estilo são peças de qualidade que ganham destaque na decoração por sua funcionalidade. As cores características são, além do branco e preto, cinza e azul-escuro.

Entre os materiais mais requisitados aqui estão o aço inoxidável cromado, bem como o vidro, o couro e a madeira laqueada. A iluminação — que pode ser tanto artificial quanto natural — também ganha destaque no estilo moderno, que tem nas janelas e luminárias seus grandes aliados.

2. Minimalista

A decoração minimalista se baseia na simplicidade. Aqui, "o menos é mais" inclusive nos móveis, com elementos decorativos praticamente ausentes. O excesso não faz parte desse estilo, tendo em vista que cada móvel ou objeto tem uma função específica no ambiente.

Quanto às cores, destaca-se no estilo minimalista cores neutras, como o preto, o branco, o azul, o bege e suas variações. O branco é o ideal para apartamentos pequenos, pois amplia o ambiente.

Os móveis são escolhidos tendo em vista seu objetivo maior, que é manter os espaços livres para facilitar as tarefas do dia a dia, tornando tudo mais simples e prático. Como os espaços são mobiliados apenas com o essencial, tudo é adquirido de acordo com sua função.

3. Chic Casual

A decoração chic casual é um dos estilos de decoração que privilegia cores neutras, sofás pequenos, mas confortáveis e muitas almofadas. Móveis de madeira em tons claros também estão muito presentes nesse estilo, trazendo harmonia e leveza à decoração.

Aqui, não há limites quanto a quantidade dos objetos decorativos: a regra é usar o que quiser. Abuse de molduras e fotos que você mais gosta e deixe o ambiente com a sua cara. No entanto, especialmente em pequenos espaços, o bom senso é sempre a regra, então cuide para que não exagerar!


Cores neutras e muitos objetos na decoração do Decorado Spazio Mirante do Parque, em Maringá.

4. Vintage

O estilo vintage nos remete a épocas passadas marcadas pela moda, música e, é claro, pela decoração. Para os amantes das décadas de 40 e 50, nada melhor do que trazer para sua casa alguns detalhes nos itens de decoração. A decoração vintage pode trazer para sua casa um delicioso ar nostálgico e suave.

Para ambientes com pouco espaço, esse é o estilo ideal, pois conta com móveis mais delicados e menores. Uma boa ideia para adotar esse tipo de decoração na sua casa é colocar uma mesa antiga na sala de estar ou de jantar, acrescentando objetos decorativos e vintage, como pôsteres antigos. Mas lembre-se: sempre tenha cuidado com os excessos!

5. Clássico

Esse estilo privilegia a elegância na decoração de uma casa. Alguns materiais nobres fazem parte desse tipo, como cristais, porcelanas, bronze, entre outros. Geralmente, os móveis são fabricados de madeira e as mais utilizadas são o carvalho, a cerejeira e a faia.

Devido ao tamanho e suntuosidade de seus móveis, a decoração clássica é indicada para ambientes amplos ou com o pé direito alto. Por isso, se a sua casa tem pouco espaço, reveja a ideia. Como exemplo da decoração clássica, temos sofás, poltronas e mesas com pés esculpidos e espelhos e candelabros com toques de dourado.

Gostou das nossas dicas sobre estilos de decoração? Qual deles você pretende utilizar na decoração de sua casa? Conte pra gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório